FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CMDCA divulga lista dos aprovados para Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), divulga a relação dos candidatos à vaga de conselheiro tutelar, aprovados no exame dissertativo e de múltipla escolha realizado no último dia 26. De 36 candidatos inscritos, 16 foram aprovados e participarão no dia 07 de fevereiro, de mais uma etapa de avaliação – o treinamento.
A prova elaborada pela especialista em psicoterapia psicodinâmica, Mariza Tardelli, teve como objetivo, abordar o conteúdo previsto no edital – língua portuguesa e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo a presidente do CMDCA, Keila Arruda Nicolau Valente, o treinamento tem a finalidade de preparar o candidato à função de conselheiro tutelar, como principal defensor dos direitos da criança e do adolescente, que tem seus direitos violados.
O Conselheiro Tutelar deve zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes e ser capaz de estar próximo da comunidade que ele defende. Segundo o ECA, a função do conselheiro tutelar constitui-se de um serviço público relevante.
Os conselheiros tutelares deverão atuar nos dois Conselhos Tutelares de Piracicaba. Ao todo, são 20 vagas disponíveis, cinco conselheiros titulares e cinco suplentes para cada unidade (triênio 2013-2016).
A eleição dos candidatos ao Conselho Tutelar será realizada no dia 24 de fevereiro de 2013, das 09h às 14h, na Escola Municipal Maria Guilhermina Lopes Fagundes (Dona Mimi). A posse será realizada no dia 18 de março.

Lista dos Aprovados:
Benedita Ivete Brandine de Negreiros
Rodolpho Hoff Junior
Darlene de Lurdes Pessoa
Fernando de Paula Gomes
Ademir Barbosa Junior
Dirceu de Barros Silveira
Thais Ferrari Domingues
Valéria Severino Jacob
Solange Parisoto Lopes Napi
Elisandra Vanessa Floriano Lopes
Dalila Rodrigues Borges
Cristiane Aparecida Florentino
Janaína Aparecida Martins de Almeida
Erika Ferreira da Cruz
Maria Isabel Gonçalves
Ana Beatriz Canto Kraide

Informações:
Casa dos Conselhos
Rua Joaquim André, 895 – Paulista
3434.0461 / 3434.7137

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Pedro Kawai recebe presidente da Associação de Moradores do Santa Rosa

Moradores também pedem área de lazer na rua Rifânia

O vereador Pedro Kawai (PSDB) recebeu em seu gabinete a presidente da Associação de Moradores de Santa Rosa, Iraci Honda. O objetivo da visita foi trazer ao vereador as reivindicações feitas pelo bairro ao Poder Executivo.

Entre as solicitações está o recape da rua Adiel Paes Zamith, a construção de um novo Centro Social, a iluminação de áreas verdes (principalmente em ruas sem saída e rotatórias), calçamento nas ruas Adiel Paes Zamith contornando a avenida Branca de Azevedo, manutenção/reforma da EMEIF “Antonia Jesuína Camillo Pipa”, implantação de uma farmácia municipal, entre outros pedidos.

Ver. Pedro Kawai
O vereador recebeu as solicitações e encaminhou indicações e ofícios ao prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) para informações referentes aos pedidos feitos pela Associação de Moradores do bairro. “Vamos conversar com o prefeito e verificar o que é possível ser feito no bairro a curto e longo prazo, visto que a população do bairro vem crescendo ano a ano e assim necessita também de bom atendimento até hoje desenvolvido pela Prefeitura. Com o atendimento das solicitações trazidas pela Iraci o bairro se prepara para a manutenção do bem estar de seus moradores", informou o vereador.

Conquistas

Centro de Lazer Santa rosa
Durante administração Barjas Negri, o bairro conquistou a reforma quadra poliesportiva, localizada ao lado da escola estadual “Avelina Palma Losso”, novo acesso de veículos ao bairro, construção e instalação de reservatório de água de 200 m³ e ainda um reforço de rede de água, construção de campo de areia na Rua José Pires de Godói, construção de duas unidades do Programa de Saúde da Família, construção de quatro novas salas na Escola “Antonia Jesuína Camillo Pipa”, construção e ampliação do Centro Social fica na Rua Milton Teixeira de Sá, 250, implantação do varejão, construção de centro de lazer na rua José Joacir Moretti, construção de uma nova ponte que liga as avenidas Adiel Paes Zamith e Branca de Azevedo, etc. 

Secretária de Turismo visita Pedro Kawai

Amanda Passeri (assessora) e Rose Massarutto (secretária)
A secretária municipal de Turismo (Setur), Rose Massarutto, esteve na manhã desta quarta-feira visitando o vereador Pedro Kawai (PSDB). Segundo a secretária, esta foi apenas uma visita de cortesia, onde veio reforçar a disponibilidade da Secretaria de Turismo com a Câmara de Vereadores.


De acordo com a secretária, a Setur tem objetivo de desenvolver a atividade do turismo para promoção e valorização dos atrativos turísticos de Piracicaba, fomentando o turismo como uma atividade econômica sustentável, atividade essa importante para gerar empregos e divisas, proporcionando a inclusão social.

A Secretaria atua no apoio e organização dos eventos permanentes e esporádicos da cidade e desenvolvimento de eventos regionais e também nos projetos e ações de planejamento e fomento no âmbito político municipal da atividade do turismo, gerando o desenvolvimento do município.

O vereador Pedro Kawai aproveitou para se inteirar dos preparativos para Carnaval 2013. O parlamentar deve apresentar, nos próximos dias propostas de ações que auxiliem no desenvolvimento turístico de Piracicaba, projetos estes que além de fomentar o turismo local também servirão como fonte de renda e profissionalização da população piracicabana. 

Pedro Kawai agradeceu a gentileza da visita, parabenizou a escolha de Rose Massarutto pela nomeação e colocou todo o gabinete a disposição da secretária para futuros projetos da Setur.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Estado intensifica fiscalização em casas noturnas

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta terça, 29, o início da operação Prevenção Máxima, que consiste na vistoria de todas as casas noturnas do Estado de São Paulo. "Todas as casas noturnas com mais de mil metros quadrados serão vistoriadas, e depois todas as demais", afirmou.

A medida é uma ação preventiva a casos como o de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em que mais de 230 pessoas morreram e pelo menos 120 ficaram feridas após incêndio numa casa noturna na madrugada de domingo, 27. A operação Prevenção Máxima vai envolver 300 equipes de bombeiros.

Alckmin lembrou que o Estado de São Paulo é rigoroso. "Temos a melhor legislação do país, a mais avançada e um grande rigor. Nos Bombeiros da capital, de cada dez pedidos de abertura de casa noturna, sete são negados na primeira inspeção", disse Alckmin. Ainda assim, o governador não descarta a possibilidade de revisão da lei caso haja necessidade.

Treinamento

O governador visitou o Centro de Operações dos Bombeiros, na capital, e participou de uma aula do curso de prevenção de acidentes e catástrofes, que integra o pacote de medidas a serem tomadas visando a preparação para a Copa do Mundo de 2014. O curso é voltado ao socorro de vítimas de desastres ou acidentes, realizado em parceria do Corpo de Bombeiros com a Secretaria da Saúde.

A preocupação dos organizadores é preparar os profissionais de saúde para atender os turistas que visitarão o Estado por conta do evento esportivo. Serão 45 horas de treinamento, divididas em cinco dias. Segundo Alckmin, "o treinamento na questão de socorros, tragédias e atendimento é para a melhoria na gestão e formação de profissionais".

Do Portal do Governo do Estado

Pedro Kawai participa de Seminário de 100 Anos do XV


O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou ontem (28) da abertura oficial do Seminário “100 Anos do XV: Personagens da História” que reúne ex-jogadores, dirigentes e historiadores do XV. Promovido pela Faculdade de Comunicação da Unimep e Comissão de Arquivo e Memória do XV, o evento, aberto ao público, é  realizado no Centro Cultural Martha Watts e vai debater as principais conquistas do alvinegro.

O objetivo da iniciativa é estimular o debate sobre a trajetória do XV, sobretudo em relação aos momentos que marcam suas conquistas mais importantes. A programação inclui cinco mesas temáticas, todas com a presença de ex-jogadores, e todos os debates serão gravados em vídeo, para que o conteúdo possa ser incorporado ao livro e DVD oficiais do clube, a serem lançados em novembro.

Ontem (28) aconteceram três mesas redondas. A primeira tratou do bicampeonato do Interior, obtido em 1947 e 1948; a segunda sobre a excursão do clube à Europa, em 1964 e a conquista da Taça dos Invictos, em 1967; e a terceira, com início às 20 horas, debateu a conquista do vice-campeonato Paulista de 1976.

Hoje (29), a partir das 14 horas, ocorrem mais duas mesas temáticas, que vão retratar o título de campeão da A2, em 1983 e o desempenho do clube em 1995, ano marcado pela conquista do Campeonato Brasileiro da série C e também pelo rebaixamento de divisão no Campeonato Paulista.

Entre os participantes do evento destacam-se os ex-jogadores Russo, Cardeal, Orlando, Warner, Hélio Sacconi, Elói, Paulo Massariol, China, Pizelli, Biluca, Doriva, Cleber Gaúcho e Carlão, o ex-presidente do XV, Rubens Braga e os historiadores Rui Kleiner e João Almeida, da Comissão de Arquivo e Memória do XV.

Exposição

A programação também prevê a abertura, no dia 28, da exposição “Fragmentos da História: Contribuições do Torcedor”, que ficará montada na sala Da Vinci, no Centro Cultural Martha Watts, e reúne documentos históricos doados ou emprestados por torcedores do clube. O conjunto reúne camisas antigas, fotos, flâmulas, medalhas, jornais e revistas. A exposição poderá ser vista até o dia 26 de fevereiro.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Kawai recebe presidente da Associação de Moradores do Jardim Tatuapé I e II

O vereador Pedro Kawai (PSDB) recebeu na tarde de sexta-feira (25) a visita da presidente da Associação de Moradores dos bairros Jardim Tatuapé I e II, Nizete Aparecida Porto da Silva. O objetivo da visita foi apresentar ao vereador os problemas vividos pelo bairro e também algumas propostas para melhoria.

De acordo com a presidente, uma das propostas para melhoria é a construção de um centro de lazer linear na rua Itararé. “É uma área grande e caberia sim uma pista de caminhada, mesas, bancos e também academias. Assim, eliminamos um pouco do mato que cresce e serve de esconderijo”, lembrou Nizete.

Outras solicitações feitas pela presidente foram à melhoria na segurança do bairro e também reforma e instalação de iluminação externa do Centro Social que fica ao lado do PSF Tatuapé II e ocupa um espaço de 420 m² de construção. O equipamento público conta com galpão, sanitários, cozinha azulejada e ampla sala de atividades que recebe eventos comunitários, atividades lúdicas, pedagógicas e educativas.

Nesta segunda-feira (28), o vereador esteve no bairro para verificar a área e já protocolou indicação ao prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) pedindo a construção do centro de lazer. “Indicamos ao prefeito e também vamos conversar com os secretários responsáveis para viabilizar a construção. Afinal, a criação de espaços para pratica de esportes e lazer é uma das metas do prefeito Gabriel”, lembrou Kawai.

Pedro Kawai participa de inauguração da base móvel do Águia


O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou no sábado (26) da inauguração da base móvel do helicóptero Águia, da Polícia Militar, que atende reivindicação apontada no texto “Piracicaba Mais Segura”, escrito pela Câmara de Vereadores de Piracicaba após audiências públicas reunindo variados setores ligados à segurança pública no município.

O hangar do helicóptero Águia da PM conta com cerca de 1.700 metros quadrados de construção, numa área total de quase 4 mil metros quadrados, tem efetivo de 21 policiais militares. Instalada desde agosto de 2010, a base funcionava até dezembro em espaço alugado no Aeroporto Municipal “Pedro Morganti”, no bairro Monte Alegre, em Piracicaba. Agora, está em instalações próprias, o que acaba facilitando o deslocamento para a área de atuação do Comando de Policiamento do Interior (CPI-9), a qual envolve 52 municípios.

Além da base operacional, a solenidade marcou a mudança da sede da Escola de Aviação da Polícia Miliar, que antes funcionava no Campo de Marte, em São Paulo, mas que, devido ao intenso tráfego aéreo na capital paulista, está agora em Piracicaba. “Com uma das maiores frotas de helicópteros do mundo, acabou ficando caro manter a escola na capital, por isso estamos trazendo para cá”, explicou Fernando Grelha, secretário estadual de Segurança Pública.

As aulas teóricas e prática do curso básico serão realizadas na cidade e as aulas já contam com oito alunos, em formação para atender o efetivo da Polícia Militar.

Durante o discurso na solenidade, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, apontou a inauguração da base como “parte dos nossos esforços para melhorar as operações da PM em todo o Estado”. Alckmin também lembrou que, embora os números de homicídio tenham aumentado em todo o Estado, a região de Piracicaba registrou queda de 5 por cento nos casos de homicídio e 44 por cento em latrocínio. “Isso demonstra que o trabalho está dando resultado”, avalia.

Além do vereador Pedro Kawai, participaram da solenidade de inauguração da base móvel do Águia contou com a participação do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), dos deputados estaduais Roberto Morais (PPS) e Aldo Demarchi (DEM), além do vice presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Cavalcante (PPS), o 1º secretário José Aparecido Longatto (PSDB) e dos vereadores Madalena (PSDB), Pedro Cruz (PSDB), André Bandeira (PSDB), Paulo Camolesi (PV), Paulo Campos (PTB), Chico Almeida (PT), Dirceu Silva (PPS), Matheus Erler (PSC), Ronaldo Moschini (PPS)e José Luiz Ribeiro (PDT) representado pela sua assessoria.

ANEL VIÁRIO – Após a inauguração da base do Águia, o governador Geraldo Alckmin visitou as obras do anel viário, o “Contorno de Piracicaba”, com previsão de inauguração em outubro deste ano. A via ligará as SP-308 (Rodovia do Açúcar) e a SP-127 (Rodovia Deputado Laércio Cortes) e facilitará o escoamento da indústria local, especialmente da montadora sul-coreana Hyundai. A previsão é que cerca de 12 mil veículos utilizem diariamente o anel viário.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pedro Kawai atende reivindicação de moradores do Jupiá e Glebas Califórnia


O vereador Pedro Kawai (PSDB) reuniu-se com quatro moradores dos bairros Jupiá e Glebas Califórnia para discutir sobre melhorias necessárias para a região. Entre os pedidos feitos pelo grupo, estão o reforço na segurança, maior investimento na saúde e intervenções no trânsito.

O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), na sala de reuniões do prédio anexo da Câmara, e teve a participação dos moradores Augusto Pino, Marlene Eckstein (ambos do Jupiá), José Sérgio De Favari e Juraci Dias (os dois do Glebas Califórnia).

Pedro Kawai destacou que a conversa teve o objetivo de reforçar as solicitações dos moradores ––algumas delas já feitas diretamente ao Executivo. "A ideia é fortalecer o pedido de vocês para que sejam atendidos", disse o parlamentar, que enviará indicações e requerimentos à Prefeitura para cobrar respostas às reivindicações.

O vereador deve voltar a se reunir, dentro dos próximos dias, com a população dos dois bairros, com encontros a serem marcados no Jupiá e no Glebas Califórnia. Pedro Kawai também vai convidar os moradores de ambas as localidades para voltarem a participar do Conseg, juntando-se a uma região que já inclui Castelinho e Pau D’Alhinho.

SEGURANÇA E SAÚDE
A segurança e a saúde foram apontadas como prioridades pelos moradores.O grupo pede a vinda de uma base móvel da Guarda Civil que atenda especificamente a região ––assunto já tratado por Pedro Kawai com o comandante Silas Romualdo, que confirmou a compra de novas bases. Os moradores também sugerem a instalação de duas câmeras de vigilância: uma na rua Angelina Estela com a Marins e outra na área de comércio da rua Mandis.

Na saúde, o grupo propõe a ampliação da Unidade Básica do Jupiá ––que, inaugurada há mais de 30 anos, não acompanhou o crescimento do bairro–– e a abertura de um Posto de Saúde da Família no Glebas Califórnia, "desafogando" a demanda hoje concentrada na unidade do Jupiá.

O líder comunitário Augusto Pino estima que a região no entorno dos dois bairros ––que já concentra atualmente mais de 20 mil habitantes–– deve receber 5 mil novos moradores nos próximos três anos, o que reforça a necessidade de ampliar a rede de atendimento de saúde hoje existente. "É preciso fazer de fato uma separação dos dois bairros, para que tenham independência", propôs José Sérgio De Favari, na reunião.

ÔNIBUS E TRÂNSITO
O itinerário dos ônibus que atendem a região também motiva reclamações dos moradores. Eles pedem que a linha Jardim Jupiá faça na volta o mesmo caminho percorrido na ida. Atualmente, o trajeto passa distante dos pontos onde os usuários iniciam viagem.

Ainda em relação ao transporte coletivo, o grupo de moradores quer a construção de um abrigo de ônibus nas proximidades do condomínio Colinas de Piracicaba ––para onde também é pedida a instalação de um semáforo, dadas as dificuldades enfrentadas diariamente pelos habitantes do residencial quando precisam sair de carro.

Além disso, o grupo que esteve com Pedro Kawai pede o asfaltamento de seis vias no Glebas Califórnia, entre elas as ruas Roraima, Guaiacurus, Tupiniquim, Rio Grande do Sul e Santa Morato.

LAZER E ANIMAIS
Outra sugestão dos moradores é transformar uma área institucional da Prefeitura, hoje usada para depósito de podas feitas em árvores, em um espaço de lazer. O terreno fica no final da Estrada do Boiadeiro.

Já o crescente número de animais abandonados pelas ruas é motivo de preocupação entre a população do Jupiá. Como o bairro fica próximo ao Canil Municipal, muitas pessoas acabam largando cachorros pelo caminho, os quais acabam se somando às dezenas de cavalos e vacas que também vagam pelos terrenos baldios da região.

CIRETRAN
Na reunião com Pedro Kawai, os moradores também expressaram descontentamento com o acúmulo de veículos apreendidos nas ruas próximas ao pátio da Ciretran. "Estão ficando carros e carretas na rua Manaus. Ficam vários dias lá, inclusive na esquina, gerando riscos de acidentes", comentou Augusto Pino. Além de tomarem as vagas de estacionamento na via, os veículos ––alguns deles enferrujados–– servem de abrigo para animais peçonhentos.

Pré-inscrições para o VII Enacopi estão abertas


Encontram-se abertas até o próximo dia 25 de fevereiro, as pré-inscrições para o VII ENACOPI – Encontro Nacional de Corais de Piracicaba, que ocorrerá no período de 29 de maio a 02 de junho e no final de semana de 07 a 09 de junho no Teatro Municipal “Dr. Losso Netto” e Teatro Municipal “Erotides de Campos. O evento é uma realização da Secretaria Municipal da Ação Cultural –SEMAC e tem como coordenadora a regente e professora Malu Canto.

O VII ENACOPI tem como meta a possibilidade de integração dos coralistas, entre si e junto ao público. O evento cultural reúne corais de diversas localidades do país, bem como da própria cidade, incentivando o turismo cultural em Piracicaba e levando a arte do canto à população piracicabana. É um agente de divulgação do canto coral, de educação e elevação da auto-estima. Tem como público alvo, Corais das diversas localidades do país, coralistas, cantores, grupos de canto, amantes do canto coral, músicos, enfim, todos os apreciadores de música.

As pré-inscrições dos coros participantes deverão ser realizadas até o dia 25 de fevereiro de 2013, via site www.enacopi.com.br, indicando intenção de participar, citando o nome do Coral, do Regente, a cidade, o número de participantes, link de vídeo do grupo e duas datas mais favoráveis para o seu grupo.

Em 2012, o ENACOPI foi marcado pela grande presença de público e pelas ótimas e emocionantes apresentações de corais de diferentes partes do Brasil – com direito a apresentação de gala do Coro Universitário San Francisco Xavier, da Bolívia. A 6ª edição contou ainda com corais de diferentes cidades e Estados também com a participação do coro St. Gregory, de Buenos Aires, na Argentina. O VI Enacopi reuniu 87 corais adultos, infantis, infanto-juvenis e da 3ª idade de diferentes regiões do Brasil, além de dois estrangeiros.

VII ENACOPI - Encontro Nacional de Corais de Piracicaba
Serviço: Inscrições e informações: Malu Canto (Regente)
malucanto@terra.com.br(19)3433-1823 / (19)9789-4178

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pedro Kawai atende reivindicações da Vaccip

 Procuradores e vereador atendem voluntários da VACCIP 
O vereador Pedro Kawai (PSDB) se reuniu na tarde desta terça-feira (23) com o procurador-geral do Município, Claudio Bini, a advogada Andréia Golinelli e integrantes da diretoria da VACCIP (Voluntários em Ação Contra o Câncer Infantil em Piracicaba).

O objetivo da conversa foi esclarecer o cumprimento do Projeto de Lei 182/11, de autoria do executivo que introduz alterações à Lei nº 6.997/11 que “autoriza o Município de Piracicaba a desincorporar da classe de bens de uso comum do povo e incorporar à classe de bens patrimoniais do Município, área de sua propriedade, localizada na Avenida Pompéia, Bairro Dois Córregos, para posterior doação à VACCIP – Voluntários em Ação Contra o Câncer Infantil de Piracicaba, visando à construção de sua sede.

De acordo com o vereador, o PL foi aprovado em julho de 2011 e devido os tramites o processo seguiu até 2012. “Como 2012 foi um ano eleitoral, o processo não pode ser concluído. Agora vamos trabalhar junto à Procuradoria para concluir a doação da área”, explicou o vereador.

Kawai lembrou ainda que a VACCIP é uma associação civil beneficente, sem fins lucrativos, que presta serviços gratuitos a toda sociedade piracicabana, tendo como objetivo principal o apoio psicológico e financeiro às crianças com câncer e suas famílias.

Atualmente a VACCIP conta com 46 crianças assistidas, para as quais são fornecidos medicamentos, suplementos alimentares, cestas básicas, próteses e, em alguns casos, até mesmo adaptação e melhorias em suas residências, como forma de adequação do ambiente para melhoria de seu tratamento. “Para melhor atender as crianças, ampliar as atividades e prestar atendimento a um número maior de famílias, é importante um espaço adequado”, lembrou Kawai.

Nova área

Dr. Cláudio Bini , Ver. Pedro Kawai  e Dra. Andréia Golinelli
Representantes da VACCIP aproveitaram a reunião para pedir uma casa ou área na Vila Rezende. A finalidade é construir ou alugar uma casa para atender crianças que vem de outras cidades ou até mesmo de bairro distantes da cidade, e tem de aguardar transporte para voltar para casa. “Atualmente as crianças não tem onde ficar. Essa casa de acolhimento seria local adequado para que elas possam aguardar transporte de volta para casa. Vamos conversar com o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) sobre essa reivindicação”, afirmou o vereador.

Pedro Kawai solicita melhorias no bairro Castelinho


Pedro Kawai propõe criação do Conseg no Castelinho

Moradores do Castelinho se reuniram nesta terça-feira, à noite, (22) com o vereador Pedro Kawai (PSDB) e o comando das polícias Militar, Civil e Guarda Civil, na sala de reuniões do prédio anexo da Câmara, para reivindicar mais segurança para o bairro, que está sendo alvo constante de furtos em residências e imóveis em construção. 

Os responsáveis pelas polícias argumentaram que o governo do Estado abriu diversos concursos públicos para o preenchimento de cargos de investigadores, escrivães, delegados, soldado PM e pessoal de apoio. O  delegado responsável pelo sétimo distrito policial, que abrange a área, Francisco Hoppe, disse que a vinda de novos policiais contribuirá para melhorar o atendimento à população  “Nós registramos no período de três meses 95 flagrantes; ou seja, a polícia está trabalhando, mesmo com a falta de policiais, que deverá ser suprida com a contratação de novos profissionais".


O comandante da Guarda Civil, Silas Romualdo, disse que a corporação atua especificamente para olhar prédios públicos, de acordo com o artigo 144, da Constituição Federal. As declarações de Romualdo não agradaram aos moradores, alguns revoltosos por conta de terem sido furtados diversas vezes. “Mesmo a Guarda Civil, criada para a segurança patrimonial, oferece muito apoio, principalmente à Polícia Civil, pois é grande o número de flagrantes que realizamos em conjunto com outras forças de segurança. Quem tem o dever de realizar o patrulhamento é o Estado, por meio de suas forças policiais; nós (Guarda Civil), damos o apoio quando solicitados”.
Prejuízos

A dona de casa, Adriana Gimenez, relatou às mais de 30 pessoas que participaram da conversa, a invasão em sua residência localizada na rua Marcos Antônio Correa Altafin. “O meu prejuízo foi de R$ 14 mil reais, pois levaram aparelhos de televisão, duas guitarras do meu filho, além de diversos componentes eletrônicos. Fiz boletim de ocorrência, liguei para o 190, e até o momento não tive nenhuma resposta dos órgãos públicos. Ninguém fala nada! Ninguém dá resposta! É desolador”, desabafou.

Constrangimento

O depoimento do comerciante José Eduardo Fernandes, proprietário de uma empresa de reparos em veículos situada na avenida Dr. Paulo de Moraes, constrangeu o representante da Polícia Militar, capitão Navarrete, ao afirmar que seu comércio, mesmo estando ao lado de uma das bases da PM, foi invadido três vezes em um único mês. “A minha loja fica, justamente, ao lado da base de vocês (PM), na avenida Dr. Paulo, e foi invadida três vezes nos dias 17, 19 e 25 de dezembro do ano passado. O meu funcionário, quando chegou ao estabelecimento, notou que os bandidos ainda estavam no interior da loja, pois ele acionou os soldados, ao lado, e, mesmo assim, os marginais conseguiram fugir. Depois fiquei sabendo que no momento da ocorrência, a Polícia Militar estava trocando de turno”. A PM rebateu as críticas alegando que foi dado amparo ao comerciante. “Nós encontramos muitos objetos da empresa em cima do telhado e no matagal ao lado (área verde da Prefeitura), mas os meliantes conseguiram fugir”, afirmou o capitão Navarrete.

Vizinhança legal

Diante de diversos relatos de furtos, o capitão Navarrete propôs a implantação do programa “Vizinhança Legal”, que consiste em fornecer aos moradores do bairro o telefone de um soldado da Polícia Militar “para que em caso de emergência ela possa intervir junto ao comando”. Além disso, o representante da PM ressaltou que, para o programa ser eficiente, cada vizinho terá o telefone, residencial ou celular, de outro morador da rua. “Todos terão o papel de polícia, pois qualquer movimentação de pessoas estranhas, um comunica o outro e a polícia deverá ser acionada”.

Conseg

Ao final do encontro o vereador Pedro Kawai apresentou a ideia de se instituir, novamente, a formação de um Conseg (Conselho de Segurança) para o Castelinho. “O Conseg do bairro deixou de existir porque, após eu ser presidente por dois mandatos e, proibido de assumir o terceiro, ninguém assumiu os trabalhos e o movimento perdeu força. Estamos propondo, portanto, a volta do Conseg”. O parlamentar se comprometeu em enviar, nesta quarta-feira (23), requerimentos, indicações e fotos, da área verde existente no bairro, ao secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Vidal, para que as providências sejam tomadas. “O corte de mato precisa ser feito urgente, além da melhora da iluminação pública”.

Outra reunião sobre segurança pública, para o Castelinho, foi agendada para o dia 19 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, para se fazer um balanço dos 30 dias.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Pedro Kawai visita Secretaria de Saúde e Semae

O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve na manhã desta segunda-feira (21) com o secretário de Saúde, Luiz Roberto Digiamo Pianelli e o presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo. 


O objetivo da conversa foi estreitar os contatos e colocar o mandato a disposição para auxiliar o executivo e também cobrar melhorias além, de levar algumas solicitações da população. 

Na Saúde, o secretário informou que trabalhará para cumprir o plano de Governo proposto pelo prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) atendendo todas as áreas da saúde, principalmente na gestão das unidades de saúde e prontos-socorros. 


Já o presidente do Semae informou que trabalhará para implantação da terceira Estação de Tratamento de Esgoto que permitirá atingir 100% de esgoto doméstico tratado no município além de trabalhar para reduzir a perda de água na rede de distribuição e substituir redes antigas. 

Para o vereador, são grandes projetos que serão acompanhados de perto. “Vamos trabalhar junto com a Administração Municipal e cobrar todas as melhorias para a população. Afinal, esse é um compromisso do prefeito com a população”, lembrou Kawai.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Cônsul geral do Japão visita Piracicaba e conhece primeiro vereador nikkei eleito



O Clube Cultural Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba recebeu, no início da noite de ontem (18), a visita do cônsul geral do Japão, no Brasil, Noriteru Fukushima. Desde o surgimento da entidade, que se deu em 1918, quando da vinda dos primeiros japoneses para a cidade, nenhuma autoridade japonesa havia estado aqui.

Além de conhecer a sede da colônia japonesa, Fukushima cumprimentou Pedro Kawai, primeiro vereador, descendente de japonês, eleito para a Câmara de Vereadores de Piracicaba. “É uma honra para o povo japonês contar com esta importante instituição (Clube Nipo Brasileiro piracicabano) e, também, da eleição do Pedro Kawai, primeiro nikkei eleito na história do Legislativo. Fiquei sabendo que a cana-de-açúcar é uma das forças motrizes da cidade. Estou muito feliz em poder cumprimentar o Pedrinho (Kawai) pela vitória, pois sei que nos representará e fará um trabalho importante para os seus eleitores”.
Para o presidente do Clube Nipo Brasileiro de Piracicaba, o empresário Pedro Mizutani, “o Brasil foi o país que melhor recebeu o povo japonês em 1908, quando ocorreu a imigração japonesa”. O diretor jurídico da entidade e professor de kung fu, Fernando Kawai, disse que a vinda do cônsul geral do Japão a Piracicaba “representa a união e o reconhecimento dos imigrantes”.
Emocionado, o vereador Pedro Kawai (PSDB) ressaltou o trabalho de 50 anos do Clube Nipo Brasileiro Piracicabano ao afirmar que não existe no Estado de São Paulo “uma colônia japonesa igual a essa.Queremos agradecer aos nossos antepassados e voluntários, num total de 120 famílias, descendentes de japoneses, que realizam trabalhos voluntários para preservar as nossas raízes”.
Convidado para o evento, o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) visitou a colônia japonesa, em Piracicaba, durante sua campanha eleitoral, em 2012, e voltou nesta sexta-feira para agradecer os japoneses e reverenciar o cônsul Fukushima. “Eu e minha equipe estivemos aqui, fomos bem recebidos e, pra mim, é uma honra conhecer essa autoridade japonesa. Aproveito para agradecer o povo japonês que muito contribuiu para o desenvolvimento do Brasil e, principalmente, de Piracicaba”.
Homenagens
Durante a solenidade, Noriteru Fukushima recebeu das mãos do vereador Pedro Kawai, do prefeito Gabriel Ferrato e do presidente do Clube Nipo Brasileiro, Pedro Mizutani, agendas, botons personalizados com o brasão de Piracicaba e duas camisas do Esporte Clube XV de Novembro. Fukushima retribuiu entregando um calendário japonês.
No encerramento, Pedro Mizutani interpretou a canção “My Way” (Meu Caminho), de Frank Sinatra. O consulado geral do Japão está localizado na Avenida Paulista, 854, São Paulo - Capital. Outras informações sobre os imigrantes japoneses nohttp://www.sp.br.emb-japan.go.jp/.

Por Marcelo Bandeira (33.121)
Fotos: Emerson Pigosso (36.356)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Kawai recebe cônsul do Japão no Clube Nipo Brasileiro

O vereador Pedro Kawai (PSDB) recebe na tarde desta sexta-feira (18) o cônsul geral do Japão, na sede do Clube Nipo-Brasileiro. 

O objetivo da visita é o contato com a comunidade e conhecer o primeiro nikkei eleito vereador em Piracicaba.

Para o vereador, é uma honra receber a visita do Cônsul. Segundo o parlamentar, a comunidade japonesa em Piracicaba é bastante ativa e realiza muitas atividades no município como festas (Karaokê Taikai, Festa da Primavera, etc...) e ações sociais. O Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba fica na Avenida do Café, 611, Bairro Paulista.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pedro Kawai pede área de lazer no Jardim Planalto

Com objetivo de ouvir as solicitações da comunidade, o vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve essa semana visitando o Jardim Planalto. Durante a conversa, moradores cobraram a construção de uma área de lazer próximo ao Centro Social, construído pela Administração Barjas Negri em 2006. 

No local, os moradores pedem a construção de calçadas para caminhada, instalação de bancos, arborização e a colocação de uma academia. De acordo com o vereador, ter o apoio e crédito da comunidade facilita nas solicitações que serão discutidas com o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e seus secretários. “Vamos buscas esse espaço para atender ainda melhor a população de toda a região do Planalto”, concluiu. 

Durante a visita, o vereador aproveitou ainda para vistoriar as obras de construção da escola de Educação Infantil que será construída atrás do Centro Social. No ano passado, a Administração Municipal anunciou a liberação de R$ 2,7 milhões para a ampliação de quatro creches. São as Emei's que atendem às regiões da Vila Sônia, Novo Horizonte/Kobayat Líbano, São José/Cantagalo e São Jorge/Planalto.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Kawai defende complexo cultural, esportivo e de lazer no Jardim Tókio

O vereador Pedro Kawai (PSDB), na manhã de hoje (16) vistoriou as dependências de área anexa ao campo de futebol do Jardim Tóquio, região do bairro Itapuã, situada ao lado da Escola Municipal Wilson Guidotti, Rua Lins, na altura do número 288, onde a população local reivindica melhoramentos e edificações em projetos que passam pela instalação de academia ao ar livre para a prática de exercícios físicos, principalmente com enfoque às pessoas da terceira idade, pista de caminhada, playgrounds e outros equipamentos sociais que passam pela promoção do cidadão, especialmente crianças e jovens, afastando-os do mundo das drogas e prostituição, por intermédio do esporte, lazer, recreação e atividades culturais.

Na oportunidade o parlamentar conversou com o presidente do "Caldeirão Esporte Clube", Gilberto Rocha de Souza e, com o morador Leandro Reinaldo da Silva, que também integra a escolinha de futebol, que integra mais de 200 pessoas.

E, avaliou as principais aspirações da comunidade quanto ao melhor aproveitamento da área, em projetos que devem contar com a parceria das secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente, Esportes e Atividades Motoras, Educação. Além do Instituto de Planejamento e Pesquisa - IPPLAP.

O vereador Pedro Kawai também conversou com moradores e comerciantes da região da unidade escolar, que reclamam do escoamento de água que jorra das partes altas do bairro, dos inúmeros buracos que se formam ao longo da rua Lins, além de outras preocupações que requerer a intervenção da Prefeitura na região.

Entidades de Piracicaba recebem verba pública de R$ 13,9 milhões

A Prefeitura de Piracicaba anunciou nesta terça-feira (15) o repasse de R$ 13,9 milhões para o custeio de 22 projetos de 18 entidades conveniadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O dinheiro sairá dos cofres do município e dos governos estadual e federal.

O valor, segundo a pasta, representa um aumento de 14% em relação à verba de R$ 12,1 milhões do ano passado, quando foram financiados 24 projetos. Em 2013, cerca de 37 mil pessoas devem ser atendidas pelos projetos selecionados. Em 2012 foram 36.842 atendimentos, conforme a Prefeitura.

Os serviços oferecidos por meio dos projetos selecionados para o repasse de verbas públicas estão relacionados à proteção especial de pessoas com deficiências, ao fortalecimento e convivência para idosos e acolhimento institucional de crianças, adolescentes e idosos. Confira a lista das entidades beneficiadas:

- Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Especiais (Avistar)
- Associação dos Pais e Irmãos de Portadores de Síndrome de Down
- Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (Auma)
- Associação dos Pais e Amigos da Escola de Educação Especial Passo a Passo
- Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Piracicaba (Apaspi)
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
- Centro de Reabilitação de Piracicaba
- Associação de Assistência Social Betel
- Lar dos Velhinhos de Piracicaba
- Casa do Bom Menino
- Lar Franciscano de Menores
- Associação Atlética Educando pelo Esporte
- Centro Social de Assistência e Cultura Paróquia São José (Cesac)
- Pia União de Santo Antonio
- Pastoral do Serviço da Caridade (Pasca)
- Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa (Seame)
- Centro de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami)
- Núcleo Espírita São Vicente de Paula

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pedro Kawai acompanha processo seletivo do Conselho Tutelar

O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve na Casa dos Conselhos, na manhã desta segunda-feira (14), para conferir os detalhes do processo seletivo que vai apontar os candidatos às dez vagas de conselheiro tutelar em Piracicaba. O parlamentar, que integrou até maio do ano passado o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piracicaba, reuniu-se com a atual presidente do CMDCA, Keila Arruda Nicolau Valente, e a conselheira tutelar Zélia dos Reis.

Segundo Kawai, um dos objetivos de seu mandato é apoiar e fiscalizar os atendimentos e as políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente. "Sempre acompanhei de perto tanto o trabalho do Conselho Tutelar quanto do Conselho dos Direitos, e esta é uma área que eu vou defender e cobrar muito."

Na avaliação do vereador, paira na sociedade, atualmente, "uma visão errônea do trabalho do Conselho Tutelar". "A visão hoje é de que ele é um órgão punitivo, sendo que ele é um órgão de defesa da criança e do adolescente. É comum a gente ouvir no dia a dia falarem: "Vou chamar o Conselho Tutelar para você". Na verdade, não é essa a real função do conselho", declarou Kawai. "Ele está lá para defender, para diagnosticar se a criança está sofrendo maus-tratos ou abusos, e aí o conselho encaminha para as ações que devem ser tomadas", completou.

De acordo com a conselheira tutelar Zélia dos Reis, o órgão é a "porta de entrada de todas as violações de direitos contra crianças e adolescentes". "Em toda denúncia de maus-tratos, negligência, abuso sexual, abandono, o conselho está a disposição para ajudar. Sempre que tiver denúncia, o primeiro órgão que deve ser acionado é o Conselho Tutelar", explicou.

Zélia diferenciou as situações específicas em que o órgão atua e explicou que há casos em que não compete ao conselho intervir, como em relação a problemas comportamentais de uma criança na escola ––que não constituem violação de direito, segundo Zélia–– ou quando o menor de idade comete ato infracional ––"Tem que chamar a família", disse a conselheira tutelar.

"Essas não são funções específicas do conselho e, muitas vezes, acabamos sendo mal interpretados. As pessoas acham que não queremos fazer aquele serviço: não é que não queiramos; é que não é, realmente, a nossa atribuição. O conselho é um órgão de defesa, ele não pune. A principal função é zelar para que os direitos sejam cumpridos", esclareceu.

As situações que mais rendem denúncias aos dois conselhos tutelares de Piracicaba, de acordo com Zélia, são negligência, maus-tratos e abusos contra crianças e adolescentes. Só no 1º semestre de 2012, a cidade acumulou 204 denúncias de negligência, 79 de maus-tratos e 67 de abusos. Além disso, foram contabilizados 440 comunicados de frequência escolar irregular ––quando o aluno falta às aulas por um período acima do permitido.

PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo que culminará na eleição dos 10 novos conselheiros tutelares de Piracicaba teve sua primeira etapa encerrada na última sexta-feira (11), quando terminou o prazo para a inscrição dos candidatos. O total de inscritos, 46, estava dentro das previsões do órgão, segundo Keila. Uma análise, na tarde desta segunda-feira, vai verificar se a documentação dos candidatos segue o exigido em edital.

A triagem definirá os candidatos aptos a prestar a prova escrita, que acontecerá no próximo dia 26, na sede do Instituto Formar, e constitui o segundo passo do processo seletivo. Os qualificados nesta etapa passarão por um treinamento, que é a última fase antes da eleição, marcada para 24 de fevereiro.

O pleito, do qual poderá participar qualquer pessoa com título de eleitor, apontará, então, os dez novos conselheiros tutelares de Piracicaba ––cinco para cada unidade da cidade: a 1, que fica na rua Ipiranga, no Centro, e a 2, localizada na avenida Barão da Serra Negra, na Vila Rezende. Os demais concorrentes que não ficarem com uma das dez vagas em disputa permanecerão na suplência.

Os novos conselheiros tutelares deverão tomar posse no dia 18 de março. Pela última vez com duração de três anos, o mandato irá até 2016, a partir de quando a eleição para os conselhos tutelares será unificada em todo o Brasil e o mandato passará a ser de quatro anos. No máximo, cada conselheiro pode exercer dois mandatos completos (o que significa permanecer no cargo por um período superior a 18 meses).


TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTOS: Fabrice Desmonts / MTB 22.946