FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pedro Kawai atende reivindicação de moradores do Jupiá e Glebas Califórnia


O vereador Pedro Kawai (PSDB) reuniu-se com quatro moradores dos bairros Jupiá e Glebas Califórnia para discutir sobre melhorias necessárias para a região. Entre os pedidos feitos pelo grupo, estão o reforço na segurança, maior investimento na saúde e intervenções no trânsito.

O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), na sala de reuniões do prédio anexo da Câmara, e teve a participação dos moradores Augusto Pino, Marlene Eckstein (ambos do Jupiá), José Sérgio De Favari e Juraci Dias (os dois do Glebas Califórnia).

Pedro Kawai destacou que a conversa teve o objetivo de reforçar as solicitações dos moradores ––algumas delas já feitas diretamente ao Executivo. "A ideia é fortalecer o pedido de vocês para que sejam atendidos", disse o parlamentar, que enviará indicações e requerimentos à Prefeitura para cobrar respostas às reivindicações.

O vereador deve voltar a se reunir, dentro dos próximos dias, com a população dos dois bairros, com encontros a serem marcados no Jupiá e no Glebas Califórnia. Pedro Kawai também vai convidar os moradores de ambas as localidades para voltarem a participar do Conseg, juntando-se a uma região que já inclui Castelinho e Pau D’Alhinho.

SEGURANÇA E SAÚDE
A segurança e a saúde foram apontadas como prioridades pelos moradores.O grupo pede a vinda de uma base móvel da Guarda Civil que atenda especificamente a região ––assunto já tratado por Pedro Kawai com o comandante Silas Romualdo, que confirmou a compra de novas bases. Os moradores também sugerem a instalação de duas câmeras de vigilância: uma na rua Angelina Estela com a Marins e outra na área de comércio da rua Mandis.

Na saúde, o grupo propõe a ampliação da Unidade Básica do Jupiá ––que, inaugurada há mais de 30 anos, não acompanhou o crescimento do bairro–– e a abertura de um Posto de Saúde da Família no Glebas Califórnia, "desafogando" a demanda hoje concentrada na unidade do Jupiá.

O líder comunitário Augusto Pino estima que a região no entorno dos dois bairros ––que já concentra atualmente mais de 20 mil habitantes–– deve receber 5 mil novos moradores nos próximos três anos, o que reforça a necessidade de ampliar a rede de atendimento de saúde hoje existente. "É preciso fazer de fato uma separação dos dois bairros, para que tenham independência", propôs José Sérgio De Favari, na reunião.

ÔNIBUS E TRÂNSITO
O itinerário dos ônibus que atendem a região também motiva reclamações dos moradores. Eles pedem que a linha Jardim Jupiá faça na volta o mesmo caminho percorrido na ida. Atualmente, o trajeto passa distante dos pontos onde os usuários iniciam viagem.

Ainda em relação ao transporte coletivo, o grupo de moradores quer a construção de um abrigo de ônibus nas proximidades do condomínio Colinas de Piracicaba ––para onde também é pedida a instalação de um semáforo, dadas as dificuldades enfrentadas diariamente pelos habitantes do residencial quando precisam sair de carro.

Além disso, o grupo que esteve com Pedro Kawai pede o asfaltamento de seis vias no Glebas Califórnia, entre elas as ruas Roraima, Guaiacurus, Tupiniquim, Rio Grande do Sul e Santa Morato.

LAZER E ANIMAIS
Outra sugestão dos moradores é transformar uma área institucional da Prefeitura, hoje usada para depósito de podas feitas em árvores, em um espaço de lazer. O terreno fica no final da Estrada do Boiadeiro.

Já o crescente número de animais abandonados pelas ruas é motivo de preocupação entre a população do Jupiá. Como o bairro fica próximo ao Canil Municipal, muitas pessoas acabam largando cachorros pelo caminho, os quais acabam se somando às dezenas de cavalos e vacas que também vagam pelos terrenos baldios da região.

CIRETRAN
Na reunião com Pedro Kawai, os moradores também expressaram descontentamento com o acúmulo de veículos apreendidos nas ruas próximas ao pátio da Ciretran. "Estão ficando carros e carretas na rua Manaus. Ficam vários dias lá, inclusive na esquina, gerando riscos de acidentes", comentou Augusto Pino. Além de tomarem as vagas de estacionamento na via, os veículos ––alguns deles enferrujados–– servem de abrigo para animais peçonhentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário