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segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Pedro Kawai participa de assinatura de contrato para melhoria do transporte


O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na tarde da ultima sexta-feira (24), da assinatura de contrato entre Prefeitura e Caixa da ordem de R$ 52,7 mi, que vão compor um montante de R$ 55,5 mi com a contrapartida do município de R$ 2,8 mi, para a elaboração dos projetos executivos que darão uma nova dimensão ao sistema de transporte público coletivo da cidade.

Durante a assinatura o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), lembrou a importância daquele momento, pois o financiamento do projeto, contemplado pelo Ministério das Cidades, significa um novo passo na questão da mobilidade urbana no município.

Ferrato disse ainda que se trata de um financiamento. Que será pago ao longo de 20 anos. Lembrou também que o governo municipal contou com o apoio dos vereadores da base aliada, que aprovaram o projeto autorizando a tomada do empréstimo. “Esses vereadores são os nossos avalistas. Eles sempre estiveram e ao nosso lado quando o destino do município esteve em jogo, quando o assunto é o desenvolvimento da nossa cidade”.

Jorge Akira, secretário de Trânsito e Transportes, disse que a assinatura do contrato significa um marco histórico para a cidade. “Estou há 32 anos trabalhando na prefeitura e está é o maior investimento em transporte público da história que eu presenciei”.  

Segundo o secretário, serão construídos 30 quilômetros de corredores preferenciais e reformados cinco dos 6 terminais de integração, além dos abrigos espalhados pela cidade. Mais do que conforto, os terminais terão bicicletários, o que estimulará o uso de bicicletas no dia a dia das pessoa ao se locomoverem para o trabalho. “Como o prefeito destacou, temos que conseguir migrar usuários de carros particulares para o sistema, o que permitirá que o trânsito se torne melhor e mais seguro”.

Para Kawai, a aprovação da Câmara só foi possível porque o município está com suas finanças em ordem, o que permitiu a tomada do financiamento com a Caixa. “Recebemos reclamações diariamente. Quando o projeto chegou a Casa, analisamos e aprovamos rapidamente. Afinal, se é para melhorar o transporte coletivo, que é um anseio da população, oferecendo mais conforto e agilidade, sempre seremos favoráveis”, lembrou o parlamentar

Carlos Henrique Custódio, superintendente da Caixa, ressaltou que o fato de a Prefeitura estar sendo muito bem administrada e com as contas em dia facilitou a aprovação dos recursos. “Este é o primeiro contrato com essa expressão em volume financeiro em todo o raio de abrangência da nossa unidade, que terá 20 anos para ser pago e 4 anos de carência”, disse. Observou ainda que os investimentos são fundamentais para a redução do custo Brasil, além de contribuir para o meio ambiente e a melhoria da saúde da população.

 DADOS FINANCEIROS DA PROPOSTA

1. Valor do Financiamento: R$ 52.687.000,00
2. Valor de Contrapartida :  R$   2.773.000,00
3. Valor do Investimento  :  R$ 55.460.000,00

Proposta:
Implantação de faixa exclusiva para ônibus urbano, melhorias nos pontos de parada das zonas  urbana e rural, implantação de ciclofaixa, Centro de Controle Operacional e  readequação e reformas dos terminais urbanos de integração, no Município de Piracicaba-SP

FAIXAS EXCLUSIVAS: TOTAL DE 29,4 KM DE CORREDOR SENDO:

1-)CORREDOR –TERMINAL CENTRAL - VILA REZENDE-REGIÃO NORTE
Possui extensão de 9.548 metros, sendo 4.422 metros no sentido centro/região norte e 5.126 metros no sentido região norte/centro. Este corredor preferencial contará com 30 (trinta) paradas com abrigos para conexão e com acessibilidade.

A delimitação da via exclusiva das demais se dará através de sinalização horizontal e vertical dispostas ao longo da via.

Neste corredor será realizado recapeamento asfáltico em 30.000 m² e pavimento em concreto armado nas estações e pontos de parada em um total de 7.000 m²

Este corredor contará com duas obras de arte, sendo um viaduto e uma passarela para pedestres.

2-) CORREDOR TERMINAL CENTRAL-TERMINAL DO PIRACICAMIRIM – REGIÃO LESTE

Possui extensão de 5.628 metros, sendo 2.838 metros no sentido centro/região leste e 2.790 metros no sentido região leste/centro. Este corredor  contará com12 (doze) paradas com abrigos para conexão e com acessibilidade.

A delimitação da faixa exclusiva das demais se dará através de sinalização horizontal e vertical dispostas ao longo da via.

Neste corredor será realizado recapeamento asfáltico em 2.800 m², pavimento em concreto armado..

3-) CORREDOR – TERMINAL CENTRAL - AV. 31 DE MARÇO -  TERMINAL DA PAULICÉIA– REGIÃO SUL

Localizado na região sul, possui extensão de 9.350 metros. Este corredor  contará com 20 (vinte) paradas com abrigos para conexão e acessibilidade.

A delimitação da faixa exclusiva das demais se dará através de sinalização horizontal e vertical disposta ao longo da via.

Neste corredor será realizado recapeamento asfáltico em 30.000 m² e pavimento em concreto armado nas estações e pontos de parada em um total de 4.000m²

4-) CORREDOR – TERMINAL DA PAULICÉIA - RUA FERNANDO LOPES  - TERMINAL CENTRAL

Localizado na região sul, possui extensão de 2.300 metros. Este corredor contará com 10 (dez) paradas com abrigos para conexão e acessibilidade.

A delimitação da faixa exclusiva das demais se dará através de sinalização horizontal e vertical disposta ao longo da via.

Neste corredor será realizado recapeamento asfáltico em 10.000 m². Pavimento em concreto armado nas estações e pontos de parada, em um total de 2.000m²

5-) CORREDOR PAULISTA-JARAGUÁ-TERMINAL DO SÃO JORGE – REGIÃO OESTE

Possui extensão de 2.600 metros. Este corredor contará com10 (dez) paradas com abrigos para conexão e acessibilidade.

A delimitação da faixa exclusiva das demais se dará através de sinalização horizontal e vertical dispostas ao longo da via.

Neste corredor será realizado recapeamento asfáltico em 15.000 m². Haverá também a necessidade de construção de uma ponte sobre o Córrego do Enxofre.


Modernização e reforma dos Terminais Urbanos
Esta previsto ampla  reforma e modernização dos seis Terminais Urbanos de Integração. Como modernos banheiros, criação de espaços de convivência, bicicletários, acessibilidade nas plataformas e demais áreas de acesso público, monitoramento por modernas câmeras de segurança, melhorias nos refeitórios dos motoristas, informação eletrônica dos horários das linhas, e demais obras que atendam as necessidades dos usuários, motoristas e demais colaboradores  do transporte coletivo urbano e rural de Piracicaba.

Instalação de abrigos em pontos de parada de ônibus em áreas urbana e rural

O sistema de transporte público coletivo, conta com uma ampla cobertura na área urbana. Sendo assim, mesmo atendendo a critérios técnicos da implantação de pontos de parada a distâncias médias de 300 metros em áreas urbanas, 500 metros avenidas e 1000 metros rodovias e áreas rurais, uma grande maioria dos pontos de parada da área periférica das zonas urbana e rural,  carecem de instalação ou substituição  dos abrigos.
Para isso, esta previsto a instalação de 1.300 abrigos de ônibus para estes locais de trajetos de linhas de ônibus, que não fazem parte dos corredores de ônibus.

TERMINAIS URBANOS DE INTEGRAÇÃO – dados informativos
1 – Terminal Central de Integração - TCI: inaugurado em 31 de agosto de 1991, passam somente pelas catracas deste terminal uma média de 542.800 usuários/mês.
2 – Terminal de Integração da Vila Sônia - TVS: inaugurado em 01 de dezembro de 1993, passam somente pelas catracas deste terminal uma média de 89.000 usuários/mês.
3 – Terminal de Integração do Piracicamirim – TPI: inaugurado em 30 de outubro de 1995, passam somente pelas catracas deste terminal uma média de 83.000 usuários/mês.
4 – Terminal de Integração da Pauliceia – TPA: inaugurado em 27de outubro de 1996, passam somente pelas catracas deste terminal uma média de 43.300 usuários/mês.
5 – Terminal de Integração do Cecap/Eldorado – TCE: inaugurado em 27/10/2000, passam somente pelas catracas deste terminal uma média de 39.000 usuários/mês.
6 – Terminal de Integração do São Jorge – TSJ: inaugurado em 29 de maio de 2008, passam somente pelas catracas deste terminal uma média de 29.300 usuários/mês.

MAIS INFORMAÇÕES
Pequenas e médias obras vem sendo realizadas em algum desses terminais. Porém, como estas obras são apenas de manutenção e não estrutural, como ocorrerá agora, algumas passam quase que desapercebidas pela população. Citamos algumas:
- Reforma do piso das vias de circulação do Terminal da Pauliceia
- Pintura dos terminais da Pauliceia, Vila Sônia, Terminal Centra e Piracicamirim
- Reforma dos banheiros do Terminal Central e Terminal da Pauliceia
- Instalação de modernos bebedouros nos seis terminais
- Substituição do domus de iluminação das plataformas do Terminal Central
- Substituição de todo sistema de iluminação do Terminal Central
- E outras obras de melhorias de menos relevância, mas importantes ao pleno funcionamento dos terminais.

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