FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Homero Scarso recebe título de Cidadão Piracicabano



O gerente regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Homero Scarso, acompanhado de sua esposa, Luciene Bragotto, recebeu o título “Cidadão Piracicabano”, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), no decreto legislativo 54/2013, de sua autoria. Autoridades, representantes de entidades, familiares e convidados do homenageado prestigiaram o evento, que transcorreu-se nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", na noite desta sexta-feira (24), às 20h00, em transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net.

Nascido em Cajuru, Estado de São Paulo, Scarso mora em Piracicaba desde os anos 1980, quando, entre 85 a 91, foi responsável por organizar cursos, palestras, seminários e treinamentos na integração do Sesc/Senac. Graduado em Ciências Contábeis pela PUC Campinas, tem especializações em Gestão de Qualidade (Fundação Limeira), Comércio Exterior (Apex/Sebrae – Fundação Dom Cabral) e em Recursos Humanos, com ênfase em Marketing (INPG).

Homero Scarso também atuou como facilitador nas áreas de recursos humanos, marketing e vendas, em trabalho reconhecido nos programas do Sebrae/SP – Brasil Empreendedor (Orientação de Crédito), no Empretec – Formação de Empreendedores – e no IDEAL para a formação de líderes, além de ter sido Conselheiro do Comsepre – Conselho Municipal de Prevenção e Saúde do Trabalhador, entre 2002 a 2004.

É gerente regional do Ciesp, desde 1994, onde propicia benefícios aos empresários por meio de serviços essenciais às indústrias associadas da cidade e região. Também acumula atividades voluntárias, as quais desenvolvem até hoje por meio de apoio e participação em conselhos na Comunidade Empresarial de Piracicaba e região, como a Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba; como presidente, no período de 2002/2003 e continua até os dias atuais.

Na ênfase à homenagem, o vereador Pedro Kawai acentua o profissionalismo e dedicação, sempre voltado a fazer o melhor trabalho nos cargos que ocupou, sendo traços marcantes de sua personalidade, que busca cada vez mais as iniciativas necessárias para contribuir com o desenvolvimento e destaque da cidade.

Na sua jornada em prol do município, Homero Scarso recebeu o reconhecimento da Câmara dos Vereadores, em 26 de junho de 2013, ocasião em que recebeu a Medalha de Mérito Legislativo, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB).

Solenidade

Na formação diretiva da mesa de honra, o presidente da Câmara, Matheus Erler (PSC); o autor da solenidade, o vereador Pedro Kawai (PSDB); o representante do prefeito municipal, Gabriel Ferrato (PSDB), o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tarcísio Ângelo Macarin; o diretor titular do Ciesp-Regional Piracicaba e presidente da BRA Agroquímicos, Álvaro Augusto Teixeira Vargas; o 1º sargento Geovani Nigris Martins, instrutor do Tiro de Guerra 02-028; o vereador André Bandeira (PSDB), que na oportunidade fez a leitura bíblica e o vereador, também do PSDB, Pedro Cruz. Os vereadores, Ronaldo Moschini (PPS), Márcia Pacheco (PSDB), Dirceu Alves da Silva (PROS) e Paulo Camolesi (PV); o deputado estadual Roberto Morais (PPS) e federal, Antônio Carlos de Mendes Thame (PSDB), além do prefeito municipal, Gabriel Ferrato (PSDB), justificaram ausência.

A contadora de histórias, Maria Claudia Casalatina abrilhantou o início da solenidade com sua apresentação, enfatizando a trajetória de um menino sonhador que encontrou a sua estrela, que brilha especialmente para cada um de nós, no firmamento.

Abrindo o ciclo de discursos da noite, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, em representação ao prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, Tarcísio Ângelo Mascarin destacou o prazer em referendar a concessão de cidadania a Homero Scarso. E, considerou suas admirações, colocando-o entre os poucos cidadãos que se empenham por ações em prol do povo.

O presidente da Câmara, Matheus Erler ressaltou a honra, em nome da população piracicabana e do legislativo, local em receber pessoas como Homero Scarso, que fazem a diferença, agregando valores à sociedade, de homens que honram, não apenas se preocupando em seu sustento, mas sim estendendo o olhar ao próximo. Também disse que Scarso é de "arregaçar as mangas e fazer acontecer". E, parabenizou o vereador Pedro Kawai pela escolha da honraria.

O autor da solenidade, Pedro Kawai destacou o caráter especial da noite, no estreitamento de amizades, ao contemplar o mais novo piracicabano. E, citou Carlos Drumond de Andrade, para definir o caráter de amizade e, enfatizar o lado cativante de uma pessoa que se dedica, faz algo com amor, que se preocupa com o coletivo, visando a defesa de uma causa, em prol de melhorar a sociedade. Também enfatizou o lado familiar e, da aceitação em receber a comenda, que marca o lado voluntarioso de Scarso.

E, para a honraria da noite, o vereador Pedro Kawai, acompanhado de sua esposa, Graciane Moreira Kawai fez a entrega oficial do titulo de cidadania a Homero Scarso, ao lado de sua esposa, Luciene Bragotto.

Na sequencia da solenidade, João Rafael Meneghel Dorizotto, representando Juliano Meneghel Dorizotto, vice-presidente da Società Italiana di Mutuo Soccorso e, delegado da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria de São Paulo entregou uma placa em nome da entidade.

Camila Yuriko Kazaki, sobrinha de Homero Scarso; Luis Carlos Marin Giusti, presidente do Sindicato dos Contabilitas de Piracicaba - SINCOP; Bruna Cavaletto e Beatriz Cavaletto; o presidente da ACIPI, Paulo Roberto Checoli, representado pelo diretor da entidade, Moacir José Lordello Beltrame; José Coral, presidente do Hospital Fornecedores de Cana de Piracicaba; Arnaldo Bortoletto, presidente da Coplacana; Pedro Isamu Mizutani, presidente do Clube Nipo Brasileiro e diretor executivo da Raízen; o diretor titular do Ciesp-Regional Piracicaba e presidente da BRA Agroquímicos, Álvaro Vargas também prestaram homenagens ao contemplado da noite.

Álvaro Vargas também ocupou a tribuna de honra para enfatizar o legado de Homero Scarso. E, falou do aprendizado, onde prevalece três categorias principais, com destaque à humildade, o bom senso e a capacidade de alto crítica, em características que marcam a personalidade de Homero. Também falou da competência, ética e trabalho que Homero desenvolve na região e, que reverberou em São Paulo. Sendo que ele é capaz de não apenas trazer o limão do problema e, sim a solução, o açúcar e os demais ingredientes para resolver a demanda.

O mais novo piracicabano, Homero Scarso ocupou a tribuna de honra para agradecer o reconhecimento público na concessão do título de cidadania. E, agradeceu a Deus pelo agraciamento, o que também incluiu sua família pelo apoio, no decorrer de seu trabalho. Também acentuou sua chegada em Piracicaba, nos anos 80, quando prestou vestibular na UNIMEP e na PUC em Campinas, onde se formou e retornou para cá para iniciar os trabalhos da integração Sesc/Senac, num desafio onde teve que quebrar muitas barreiras, sendo que o projeto deslanchou, pois sua característica é de dar continuidade aos trabalhos até o sucesso.

Homero enfatizou o papel do Senac, em resultados que estão aí para todos verem. Também falou de seu aprendizado, no setor metal mecânico, em Limeira, onde ampliou seus conhecimentos e competências. E, falou dos anos 90, quando retornou para Piracicaba, em diversos trabalhos que enriqueceu seu conhecimento, ao passar por diferentes entidades e, conviver com diretores e conselheiros que lhe deram a sustentação de seu desenvolvimento profissional, no que culminou nos dias de hoje, onde responde pela direção da Fundação Municipal de Ensino. Também citou a Caterpillar, Agenda 21, Conselho Universitário da UNIMEP, Comitê das Bacias e, outras organizações onde atua.

Homero ainda falou da condição de Piracicaba ter visão de futuro, na utilização do rio Corumbataí para garantir o abastecimento da cidade. Além de destacar a incubadora de empresas, em trabalhos do Ciesp, Conselho do Parque Tecnológico e outras atuações voluntárias onde procura fazer seu trabalho da melhor maneira possível.

Homero citou números otimistas, num olhar da metade do copo para cima, citando o crescimento da cidade. E, concluiu suas considerações passando por verdadeiros ícones da cidade, incluindo o grupo Arcelormittal, Caterpillar do Brasil, Grupo Lessa, Raízen, empresas do setor automotivo, rua do Porto, Engenho Central, Esalq e o Esporte Clube XV de Novembro, dentre outras organizações, empresas e entidades que marcam a pujância de Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário