FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Kawai parabeniza alunos do CLQ por conquistas em Olimpíada

Após se classificarem e conquistarem medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, os jovens piracicabanos ––e estudantes do segundo ano do ensino médio do Colégio CLQ–– Henrique da Cunha Sarto, João Pedro Dias Nunes, Luca Daibes Corazza e Bárbara Tremocoldi Tabai receberam votos de congratulações da Câmara, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do requerimento 808/2016.

Além da homenagem aos alunos pelos feitos ––Henrique ganhou a medalha de ouro, enquanto João Pedro Dias Nunes e Luca Daibes Corazza levaram a prata e Bárbara Tremocoldi Tabai a de bronze ––, foi entregue uma cópia da homenagem ao professor João Batista Garcia Canalle e à diretoria do Colégio CLQ, na pessoa de Marcos Ishii Torigoi.

A entrega da comenda aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), às 10h00, nas dependências do Colégio CLQ - Colégio Luiz de Queiroz, rua Hide Maluf, 240, bairro Água Seca, mediante a presença dos contemplados, com exceção do aluno Luca Daibes Corazza, que está em viagem pelo Canadá; além de professores e coordenadores da instituição.

O vereador Pedro Kawai destacou o papel da Câmara no reconhecimento de pessoas e entidades que se despontam por suas ações na sociedade, quando são oferecidos moções de aplausos ou requerimentos de congratulações. E, destacou os méritos dos alunos em representar a cidade num evento educacional que projeta Piracicaba no cenário nacional. "Que isto sirva de incentivo aos demais jovens, para aqueles que buscam o conhecimento nas universidades como forma de ferramenta para elevar o ser humano", disse.

O professor Newman Simões ressaltou a importância de mais uma vez o CLQ se destacar na conquista de um prêmio nacional. E, comentou sobre a recente premiação de José Vicente Caixeta Filho, da ESALQ-LOG (USP), que foi agraciado na categoria Vida e Obra, nesta quarta-feira (23), em São Paulo, na cerimônia de entrega do 61º Prêmio Fundação Bunge, criado em 1955 para incentivar o conhecimento científico em diversas áreas, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos, sendo que neste ano, a premiação contemplou as áreas de Ciências Agrárias, com o tema Nutrição e Alimentação Animal, e Ciências Exatas e Tecnológicas, com o tema Infraestrutura de Transportes. Newman fez a comparação com o professor José Vicente Caixeta, por ele ser um ex-aluno do CLQ, e relembrar que Caixeta também foi o vencedor da primeira olimpíada de matemática no Brasil, em 1977, pela Academia de Ciências.

O diretor do Colégio CLQ, Marcos Ishii Torigoi falou dos desafios da instituição em garantir oportunidades aos seus alunos, sendo que as consquistas dão ânimo a todos, principalmente os professores para continuar na luta por uma educação de ponta.

O aluno João Pedro agradeceu o reconhecimento da Câmara, por intermédio do vereador Pedro Kawai, além de considerar que a conquista do mérito também reflete a dedicação dos professores, que estimulam os jovens na busca por conhecimento. O aluno Henrique da Cunha também enfatizou a importância da premiação. A aluna Bárbara Tremocoldi também expressou a alegria na conquista da medalha, destacando o apoio recebido pela instituição.

O coordenador pedagógico e professor de física, Antonio Lauri Beto da Silva e a orientadora de educação, Marina Magner, juntamente com a assesora de imprensa, Eliane Zaidan prestigiaram o ato solene na entrega das homenagens.

Olimpíadas

Organizado por membros da Sociedade Astronômica Brasileira e da Agência Espacial Brasileira, o evento é considerado uma das olimpíadas de conhecimento mais difíceis do país. Conta com quatro níveis, sendo três para alunos do ensino fundamental e um para estudantes do ensino médio. Com questões de raciocínio lógico, a prova visa promover e disseminar, de forma lúdica, conhecimentos básicos entre professores e alunos, além de despertar o interesse por essa área de estudos.

A edição deste ano contou com a participação de 744.107 estudantes de 7.895 escolas. Com a classificação, os alunos participam de uma seletiva para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latinoamericana de Astronomia e Astronáutica, em 2017, e concorrem a vagas na Jornada Espacial, em São José dos Campos (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário