Consulado japonês faz campanha para regularizar o registro civil dos cidadãos japoneses (Koseki Tohon) ou com dupla nacionalidade em Piracicaba (SP). O trabalho tem objetivo de atualizar informações referentes a comunicações de casamento, de óbito e de naturalização que foram oficializadas no Brasil, mas não foram comunicadas ao Japão. O Consulado-Geral do Japão, que é responsável pelos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e região do Triângulo Mineiro estará na cidade entre os dias 25 e 26 de setembro.
De acordo com o consulado, as regularizações serão gratuitas e poderão ser feitas pela própria pessoa ou por familiares (cônjuges, filhos, netos) com cópias autenticadas de certidões emitidas no Brasil. O atendimento é feito em japonês e em português. Segundo o consulado, os dados de pessoas com dupla nacionalidade precisam constar no sistema de registro civil do Japão, por isso a necessidade de regularização.
Para a obtenção da cidadania japonesa pelos filhos de pais com nacionalidade japonesa que nascem no Brasil é necessário notificar o consulado-geral ou a prefeitura no Japão onde a família tem registro civil antes de a criança completar três meses de vida. Mas caso o interessado queira verificar se possui a nacionalidade japonesa, a pesquisa poderá ser feita em Piracicaba, nos dias em que o consulado estiver na cidade, mediante apresentação de documentos que comprovem o parentesco.
O consulado recomenda que japoneses que vivem em Piracicaba e não estejam regularizados procurem passar pelo serviço de atualização do Koseki Tohon, já que, caso ocorra algum imprevisto e a necessidade de uso da documentação, os dados já estarão em ordem.
O serviço itinerante na cidade será realizado com apoio do Clube Cultural Nipo Brasileiro de Piracicaba, localizado na Avenida do Café, 611, no bairro Paulista. O atendimento será feito das 9h às 17h no dia 25 e das 9h às 12h no dia 26 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário