O vereador Pedro Kawai (PSDB) entregou na noite desta quinta-feira (26), antes do início da reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Piracicaba, moção de aplausos ao artista plático Joji Kussunoki que atua há 30 anos na cidade. Natural de Guararapes e descendente de japonês, ele dedica-se ao ensino e à pintura e escultura. “É com muito orgulho que faço esta homenagem, por representar alguém que batalha para difundir a arte na cidade e no País”, enfatizou o vereador.
Joji mudou-se aos 19 anos à capital paulista para estudar artes plásticas com Yutaka Toyota e história da arte com Angenor Barbosa Filho. Aos 71 anos, é proprietário há três décadas de estudio que leva o seu nome, ensinando arte às crianças, assim como ajudando artistas a se aperfeiçoarem, como o aquarelista Klaus Reichardt, os artistas Simone Ranieri, Juliano Cariel, aém do jovem Igor Bragaia, que já venceu o Salãozinho de Humor e, atualmente, expõe na Casa do Povoador.
O texto da moção de aplausos ressalta que, durante as aulas, Joji procura deixar a criatividade fluir, “interferindo apenas no ensino de técnicas e na leitura espacial exigida pela arte”. “Fiquei muito feliz por este reconhecimento da Câmara e da cidade de Piracicaba, posso dizer que é um dos prêmios mais importantes que já recebi em minha vida”, disse Joji.
Nenhum comentário:
Postar um comentário