FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Em indicação, Kawai lista benfeitorias para área verde no Potiguar

Iluminação, bancos, academia ao ar livre e playground estão entre os itens listados pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) na indicação para que o Executivo promova benfeitorias em área verde no bairro Potiguar, na rua João Alfredo C. de Toledo, em frente ao Colégio Luiz de Queiroz (CLQ). 

Kawai apresentou a propositura depois que moradores da região lhe entregaram um abaixo-assinado com as reivindicações. O pedido para os postes e bancos foram motivados pensando na segurança dos frequentadores do local ao entardecer.

Na propositura, o vereador diz que o Poder Público tem a intenção de melhorar a condição de vida dos munícipes, por isso recomenda instalação de academia ao ar livre, pista de caminhada e playground.

Encontro debate políticas públicas a pessoas ostomizadas

A criação do Dia Municipal dos Ostomizados, os passos para consolidação da associação que representa as pessoas submetidas à cirurgia e os exemplos de municípios paulistas nos tratamentos permearam o encontro Ostomizados – Discutindo Políticas Públicas, promovido pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) no plenário da Câmara de Piracicaba nesta quarta-feira (5).

Abertura criada entre o intestino e a parte externa do corpo, a ostomia é um procedimento cirúrgico que possibilita a saída de fezes e urina. É realizada em pessoas com perfuração no abdome, como ferimentos à bala, ou em casos de câncer no reto, intestino grosso ou na bexiga. Como o paciente não elimina normalmente as fezes e a urina, ele depende de uma bolsa coletora dos dejetos ligada ao ostoma.

No início do encontro, Kawai citou as últimas conquistas no município, a partir de proposituras de sua autoria aprovadas na Câmara e já sancionadas pelo chefe do Executivo. Entre elas está a lei 7762/2013, que assegura atendimento prioritário a pessoas com ostomia em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviço ou instituições que promovam atividades que impliquem atendimento ao público.

Após garantir ainda a lei complementar 312/2013 (reserva de vagas no trânsito), o decreto municipal 15.328/2013 (para concessão de carteirinhas de identificação pela Secretaria de Saúde) e apresentar a indicação 2987/2013 (para banheiros adaptados em órgãos públicos e eventos), Kawai apresentou, na primeira reunião ordinária do ano, o projeto de lei 5/2014. O texto prevê, a cada 16 de novembro, a comemoração do Dia Municipal dos Ostomizados. “Esse encontro surgiu a partir da necessidade de aprimorarmos o atendimento em Piracicaba”, disse Kawai.

O vereador também prestou assistência para que a criação na cidade da Associação Piracicabana de Ostomizados, cujo registro do estatuto ocorreu em 8 de janeiro. Presidida por Ademir Barbosa, a entidade sem fins lucrativos tem como meta prestar assistência a pessoas sem condições para a compra de medicamentos e bolsas coletoras. O atendimento é realizado de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 17h, na avenida Independência, 171, em sala cedida pelo projeto Ilumina.

“Por mês, gasto em média R$ 200 entre medicamentos e insumos”, disse Barbosa, ao citar o próprio exemplo. “Muitos dos ostomizados são aposentados com salário mínimo e não dispõem de recursos financeiros suficientes para outros gastos”, declarou. Barbosa citou ainda que “ostomia é vida e representa a segunda chance de uma pessoa”. Por isso, considerou o presidente, os ostomizados “têm a obrigação de ser feliz”.

Para Mário Romero, presidente da Associação Valeparaibana de Ostomizados, embora a lei nacional estabeleça 10 bolsas mensais às pessoas com ostomia, o mais adequado seriam 30 unidades, possibilitando a troca diária dos pacientes. Com sede em Taubaté, a entidade fundada em 2004 atua em 39 municípios do Vale do Paraíba e conquistou a capacitação de todos os enfermeiros que atuam no sistema público de saúde para o atendimento adequado. “Por experiência própria, o sucesso no tratamento depende de 20% da medicina e 30% do ostomizado. Os 50% restante é com a família”, disse Romero, que defende o apoio familiar por meio de psicólogos.

Responsável pelo atendimento aos ostomizados na cidade, Adriana Abreu, da Secretaria de Saúde, disse que o avanço conquistado no último ano se deve à proximidade com a associação e que atualmente o Poder Público dá conta de suprir toda a demanda de material e atendimentos. “Mais do que a técnica, procuramos ouvir as necessidades dos pacientes.”

O encontro também teve a presença do vereador de Corumbataí, Luiz Antônio Jaques (PSDB); da enfermeira Denise Lautenschlaeger, da Santa Casa de Piracicaba; e de Simone Pompermayer Degaspari e Caroline Bortoletto, do Hospital dos Fornecedores de Cana. Segundo Kawai, a intenção é convocar novos debates ao longo do ano, para que eventuais problemas e dúvidas dos ostomizados na cidade sejam sanados.

Prefeitura atende solicitação de Pedro Kawai para o Morumbi

Após indicação do vereador Pedro Kawai (PSDB), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran) alterou a mão de direção da travessa Evangelho Vivo, no bairro Morumbi. A indicação se deu após solicitação feita ao parlamentar pela diretoria do Centro Educacional Evangelho Vivo e moradores da região. 

Segundo a direção da entidade, há muito tempo a rua tem problemas de segurança devido ao grande fluxo de veículos nos horários de entrada e saída da escola, colocando em risco a vida de pais, alunos e moradores. 

Depois da solicitação do vereador, feita diretamente à Semuttran, o diretor Getulio Macedo informou que a alteração foi feita nesta quarta-feira, 5, e será monitorado para futuras adaptações.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Kawai apresenta 6 indicações para melhoria do trânsito no Jd. Planalto

Seis indicações apresentadas na Câmara de Vereadores de Piracicaba solicitam melhorias no bairro Jardim Planalto, na região Oeste da cidade. De autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), as proposituras visam facilitar a rotina dos estudantes, pais, professores e funcionários da unidade do Sesi, localizada na rua Maria Isabel da Silva Matos. 

Kawai quer a alteração do fluxo de veículos na rua. Atualmente, a via funciona com direção dupla e, segundo o parlamentar, o correto seria o trânsito em mão única, por ser um local estreito. Na indicação, Kawai cita a lei municipal 3686/1993, que estabelece mão única nas ruas com entrada e saída de alunos em unidades educacionais. Além disso, ele argumenta que os motoristas estacionam em ambos os lados da via (ou até mesmo nas calçadas), o que torna o trânsito lento.

Além da colocação de lombada e de redutores de velocidade, Kawai diz que a via precisa de pintura de faixa de pedestres, sinalização horizontal e vertical com a frase “Área escolar”, demarcação da velocidade permitida e das vagas para embarque e desembarque, itens assegurados na lei municipal 3686/1993. Segundo o vereador, é frequente o desrespeito dos motoristas quando alunos e mães fazem a travessia nos horários de início e término das aulas.

Em outra propositura, o vereador ressalta a necessidade de sinalização horizontal e vertical "Proibido parar e estacionar" no lado oposto do Sesi. “Mães e funcionários da escola informaram que nos horários de entrada e saída de alunos há um grande fluxo de carros e vans escolares, o que dificulta o trânsito, uma vez que os mesmos param para realizar o embarque e desembarque de alunos nos dois lados da rua”, diz Kawai.

Também é preciso que a prefeitura efetue a sinalização e reserva de vaga para o estacionamento de deficientes físicos em frente à unidade do Sesi. No local já existe rampa de acesso.

Os moradores do bairro reivindicaram corte de mato, limpeza e construção de calçada em terreno na esquina das ruas Clara da Costa e Maria Isabel da Silva Matos. “A construção é necessária para preservar a vida dos moradores e das crianças, como também para incentivo à caminhada, que hoje é prática para a manutenção da saúde”, justifica o vereador, ao reclamar que a situação no local está precária, tornando o espaço propício para a proliferação de animais peçonhentos nos dias mais quentes.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Pedro Kawai participa de posse de Marcel Zotelli no Ipasp

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na manhã desta segunda-feira (03), da solenidade de posse do novo presidente do Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba), Marcel Gustavo Zotelli. 

Funcionário da Secretaria Municipal de Finanças, Marcel foi eleito com 52% dos votos válidos, em outubro de 2013. Segundo Zotelli, em seu mandato serão colocados em prática os 15 compromissos divulgados na campanha. Para atuar no triênio 2014-2016, Zotelli terá o apoio do presidente do Conselho Deliberativo, José Alexandre Pereira, e dos conselheiros Antonio Carlos Rossini, Eliseu Nabas da Silva, Elisabete Trindade Guarnieri, Elisete Lopes Simões, Lourdes Ribeiro e Vilson Ferreira Dornelles. 

Durante a solenidade, o vereador Pedro Kawai (PSDB) parabenizou o novo presidente e amigo, desejando um excelente mandato e colocando seu gabinete a disposição. 

Instituto de Previdência
O Ipasp é o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), gestor único e centralizador dos benefícios de aposentadoria e pensão de todos os servidores municipais de Piracicaba. Sua função é conceder os benefícios previdenciários (aposentadoria aos servidores municipais e pensão aos dependentes após o falecimento do servidor). São segurados do Instituto todos os servidores públicos municipais da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Semae – contratados sob o regime estatutário.

Em 4 indicações, Pedro Kawai pede atenção ao Santa Rosa

O vereador Pedro Kawai (PSDB) apresentou nesta sexta-feira, 31, quatro indicações voltadas a atender demandas do bairro Santa Rosa. Na primeira propositura, ele sugere poda de árvores, corte de mato nas calçadas e limpeza de área localizada na avenida Adiel Paes Zamith, entre a rua Pedro Manoel de Matos e a rua Américo Perissinoto. O vereador detalha que esteve no bairro, acompanhado de Iracy Honda, líder comunitária, a qual solicitou diversas melhorias, entre elas estes serviços apontados na indicação. “Ela lembra que a situação tem trazido insegurança aos moradores, especialmente no período noturno”, avalia. 

Em outra indicação, o vereador Pedro Kawai (PSDB) também destacou a necessidade de troca de lâmpadas queimadas em praça na rua Gilberto Diniz de Oliveira, nas proximidades do número 300, no bairro Santa Rosa. Kawai lembra que, após visita ao bairro, constatou a necessidade deste atendimento à população, “tendo em vista haver diversas lâmpadas queimadas no local, tornando assim um local escuro, inseguro e impróprio ao uso”, disse. 

Na terceira indicação sobre o bairro Santa Rosa encaminhada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), ele pede a construção de calçada em terreno localizado na avenida Manoel Lopes Alarcon, esquina com rua Santos Bueloni Filho. A área é bastante utilizada pelos moradores do bairro, sendo necessária a construção da calçada para preservar a vida dos moradores e das crianças, “como também para incentivo à caminhada”, acrescenta Kawai. 

Por fim, o vereador Pedro Kawai (PSDB) protocolou indicação em que solicita corte de mato e limpeza de academia ao ar livre na rua José Jacir Moretti, também no bairro Santa Rosa. Ele avalia que a situação no local está precária, tornando o local propício a aparições de animais peçonhentos no local, “ainda mais nestes dias de tanto calor”, lembra. Desta forma, o vereador sugere a limpeza do local, para que os moradores possam utilizar a academia sem maiores preocupações com a saúde.

Pedro Kawai organiza encontro para tratar sobre pacientes ostomizados

O vereador Pedro Kawai (PSDB) recebeu em seu gabinete na tarde desta sexta-feira, 31, o presidente da Associação Piracicabana de Ostomizados (APO), Ademir Barbosa. Na oportunidade, eles definiram os últimos detalhes da reunião agendada para esta quarta-feira, 5, a partir das 14 horas, quando a Câmara de Vereadores de Piracicaba receberá representantes da cidade e região para tratar das demandas e problemas que os pacientes ostomizados sofrem. “Teremos a oportunidade de comemorar conquistas, mas também de definir novas ações em prol desta população”, diz Kawai.

As conquistas a que se refere o vereador foram leis aprovadas no ano passado e que só aguardam a sanção do prefeito Gabriel Ferrato. A partir de iniciativa de Kawai, foi criada uma carteirinha de identificação ao paciente ostomizado, que é considerado pessoa com deficiência, mas que, sem este documento precisava mostrar a bolsa coletora, o que causava constrangimentos. A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá providenciar o documento atestando a deficiência. 

Além desta nova lei, também espera sanção do chefe do Executivo a lei que inclui nas placas de identificação de grupo preferencial em filas de estabelecimentos coletivos, públicos e privados, o direito extensivo aos pacientes ostomizados. “São algumas conquistas que já podem ser comemoradas e as quais demonstram a importância da organização destas pessoas em torno de uma causa, o que contribui bastante na luta por melhorias”, avalia o vereador Pedro Kawai. 

Criada no ano passado, a APO já está legalmente constituída, constando inclusive com CNPJ. De acordo com Ademir Barbosa, responsável pela organização, o objetivo da entidade é trabalhar de maneira coletiva em prol desta população, especialmente na solidariedade a quem não tem condições de comprar os medicamentos e as bolsas coletoras, necessários no tratamento dos ostomizados. Além disso, ele avalia que a associação atuará como fiscalizadora do serviço público, “quando falta equipamentos ou algum medicamento, temos condições de mobilizar a população”, acredita. 

Nesta quarta-feira, 5, durante a reunião sobre a situação dos pacientes ostomizados em Piracicaba e região, a expectativa de Ademir Barbosa é conseguir reunir interessados de outras cidades para fortalecer a associação local. De acordo com ele, existe uma média de 300 pacientes apenas no município, entre outros tantos nas cidades vizinhas, “quanto mais tivermos em nossa associação, mais forte seremos para pleitear melhorias para as nossas necessidades”, refletiu.

Os interessados em entrar em contato com a Associação Piracicaba dos Ostomizados (APO) podem entrar em contato nos telefones (19) 3042-4360 ou 99328-4476. A entidade fica na avenida Independência, 171, numa sala anexa à Associação Ilumina.