sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
Pedro Kawai pede construção de novo centro odontológico
O vereador Pedro Kawai (PSDB) apresentou a indicação 270/13 pedindo reforma do Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na rua Tiradentes, 502, no centro da cidade, e construção de nova unidade no município. Na justificativa da propositura, o vereador relata que a assessoria dele esteve no local e constatou a necessidade de reforma. “Apesar de ter sido realizada reforma em 2004, o local continua com sérios problemas estruturais, elétricos, hidráulicos, entre outros”, aponta o vereador.
Na indicação, o vereador diz ainda que o CEO é um avanço nos cuidados à saúde, “uma vez que amplia a cobertura de saúde bucal à população que depende do SUS”. Desta forma, Pedro Kawai avalia que a construção de nova unidade deva ser encarada como prioridade, “possibilitando um melhor atendimento aos munícipes, visto o grande número de consultas e procedimentos realizados”, finaliza o legislador.
Jardim Primavera ganha academia após indicação de Kawai
Após reivindicação da população e indicação 1803/13 do vereador Pedro Kawai (PSDB), o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), o secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), João Francisco de Godoy, o Johnny, e o secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, atenderam a solicitação da comunidade e instalaram mais uma academia de ginástica ao ar livre no Paraíso da Criança, Jardim Primavera.
Segundo o parlamentar, a comunidade do Jardim Primavera é a grande beneficiada com esta nova conquista, que melhora a qualidade de vida e facilita o convívio social. Kawai lembra ainda que esta conquista é fruto da interação entre moradores e administração. Lembra que “o local onde foi construído este equipamento permite aos moradores desfrutar do espaço para atividades de lazer, esportiva e de integração”.
O vereador lembra ainda que a academia ao ar livre valoriza ainda mais um espaço que é muito frequentado por família e também pela terceira idade, que realiza suas caminhadas . Kawai lembra ainda que em 2014 o local será iluminado para melhor aproveitamento do espaço. A entrega oficial de mais uma academia ao ar livre acontece no próximo dia 21 (sábado), às 10 horas.
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Presépios: mensagem universal, sob a ótica de 100 nacionalidades
A cena do presépio de Natal é conhecida. De um lado, Maria; do outro, José; ao centro, deitado em uma manjedoura, está o Menino Jesus, trazendo as Boas Novas. Há também os reis magos, os quais, guiados por uma estrela, chegam para reverenciar aquele que libertaria o mundo do pecado. Ovelhas e cabras indicam o local como simples estábulo aos redores da cidade de Belém como primeira estadia daquele que anos mais tarde seria identificado como o Messias enviado por Deus. A cena, além de conhecida, é cheia de significados, que, mesmo sendo universal, em cada país ou região onde é recriada toma sentidos distintos.
Para demonstrar as variações da principal cena do Natal, o diretor teatral Carlos ABC expõe a mostra “Presépios Em Cena”, a partir desta quarta-feira, 11, no hall de entrada do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba. São mais de 100 reproduções da representação sobre a chegada do Menino Jesus. “É uma cena muito simples, mas que carrega toda a importância da mensagem cristã, de que um rei nasceria em uma manjedoura, não em um berço real, e em um estábulo, não em um palácio de ouro”, avalia ABC.
Admirador de presépios desde os seis anos, quando pediu como presente “patos de presépios”, Carlos ABC tornou-se um colecionador cuidadoso e minimalista da cena natalina. “Quando viajo sempre compro e, pelo fato dos meus amigos saberem deste meu gosto, acabo sendo presenteado com novos”, diz, enquanto retira da caixa de papelão peças de um presépio comprado no Chile. Também poderão ser vistos de países como os Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Itália, entre outros. “Cada um tem uma história particular e alguns deles estão sendo expostos pela primeira vez na cidade”, acrescenta ABC.
Além das variações de tamanho de presépio, alguns com mais personagens que outros, dependendo do país também variam as vestimentas. Por exemplo, no presépio do Peru, Maria e José vestem o chullo (gorro peruano), enquanto em cenas montadas com peças originárias do Continente Africano, é comum eles usarem o cabelo ao estilo rastafári.
A organização da exposição é do gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB) e conta ainda com a colaboração na montagem de César Augusto Nogueira e do historiador Fábio Bragança. Além dos presépios em miniaturas, Carlos ABC também montou um em tamanho natural. “Acho a cena do nascimento de Jesus muito teatral, cheio de detalhes e gosto de trabalhar todos estes detalhes para envolver e impressionar o observador”, diz ele, responsável pela concepção do espetáculo Paixão de Cristo, exibido anualmente na cidade.
SERVIÇO -- Exposição “Presépios Em Cena” (coleção de Carlos ABC). Aberta ao público até 6 janeiro de 2014, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no hall de entrada do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (entrada pela Rua do Rosário, 833).
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Câmara terá Fórum de Saúde Mental e Combate à Dependência Química
Aprovado na reunião ordinária de segunda-feira (09/12), projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), que institui na Câmara de Vereadores de Piracicaba o “Fórum Permanente de Saúde Mental e Combate à Dependência Química” , que tem por finalidade debater, realizar estudos e projetos voltados ao acompanhamento das políticas públicas em concepção e em execução relacionadas ao tema.
Segundo o vereador o Fórum será um espaço de interlocução entre parlamentares e sociedade civil, abrangendo entidades organizadoras, universidades além, de pessoas interessadas no tema e especialistas, visando construir propostas concretas para amparo social e ambulatorial de indivíduos com doenças mentais e de dependentes de álcool e drogas, como o objetivo de prevenir e reduzir o consumo e o comércio de substâncias ilícitas.
“ Além de trocar informações sobre suas consequências físicas, psíquicas e sociais, estreitará os laços, traçará parcerias no intuito de encontrar a maneira mais adequada de atender a demanda que infelizmente só aumenta em nossa cidade”, comentou o vereador .
No Fórum também serão tratados assuntos sobre padrões de consumo de álcool no país, políticas públicas em saúde mental e reforma psiquiátrica. E ainda, terá a grande missão de reunir todos os profissionais do município para programar as ações de combate às drogas e ao álcool para que cada um seja agente multiplicador em todos setores da sociedade.
Pedro Kawai participa da entrega dos 656 apartamentos em Santa Teresinha
O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na manhã de ontem (09) da entrega das chaves dos 656 apartamentos dos Residenciais Piracicaba 1, 2 e 3, na Vila Sônia, região de Santa Teresinha. As moradias entregues pela Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, fazem parte do Núcleo Habitacional de Interesse Social e contempla famílias com renda de até R$ 1,6 mil, faixa 1 do programa.
Além dos vereadores, o ex-prefeito de Piracicaba e atual presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Barjas Negri (PSDB) também participou da entrega das chaves uma vez que a construção do conjunto teve inicio em sua gestão.
O investimento total foi de R$ 36 milhões, com recursos do FAR (Fundo do Arrendamento Residencial). São 224 apartamentos no Piracicaba 2 e mais 432 no Piracicaba 3. Serão entregues ainda 480 apartamentos do Piracicaba 1 em 2014, o que totalizará 1.136 residências no conjunto habitacional.
Cada residência tem área privativa de 42,9 a 44,32 metros quadrados, divididos em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. Das 224 moradias do Piracicaba 2, 34 foram adaptadas às pessoas com deficiência. Os empreendimentos possuem ainda infraestrutura interna e externa, salões comunitários e playgrounds. A Prefeitura também construiu no entorno uma escola de ensino fundamental, creche e posto médico.
Segundo o parlamentar, a felicidade de conseguir realizar o sonho da casa própria trouxe emoção a todos “Vimos o brilho nos olhos dos contemplados. Isso nos incentiva ainda mais em buscar investimentos junto com o Executivo para a construção de mais moradias em Piracicaba”, disse Kawai.
Com uma filha Raissa portadora de paralisia cerebral e cadeirante, Patrícia dos Santos Pereira Ramalho recebeu a chave das mãos do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Carlos Henrique Almeida Custódio. Sempre morei de aluguel e vivo com a renda que minha filha recebe, disse Patrícia.
Já o apartamento decorado pelo Magazine Luiza foi sorteado para Márcia Cristina Maciel, que vai morar com seus três filhos. Ela perdeu a casa que morava e ia mudar com os filhos apenas com a roupa do corpo. “Está tudo lindo, do jeito que eu imaginava. Foi um presente de Deus ganhar o apartamento decorado”.
Segundo o superintendente da Caixa, “as prestações mínimas para os contemplados será de R$ 25 e máximas de R$ 80, durante dez anos e, depois desse período, tornam-se proprietárias definitivas do imóvel”, informou Custódio. O valor máximo da prestação corresponde a 5% da renda familiar, sendo todo restante do investimento subsidiado pelo Governo Federal.
O prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) ressaltou o apoio da Prefeitura de Piracicaba e Câmara de Vereadores. Lembrou também da importância da parceria entre Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo e Governo Municipal. Ferrato disse ainda que estão previstas mais seis mil unidades, que não dependem apenas da Prefeitura. “Mas vamos fazer de tudo para realizar mais sonhos”, concluiu prefeito.
Assinar:
Postagens (Atom)








