FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Presépios: mensagem universal, sob a ótica de 100 nacionalidades

A cena do presépio de Natal é conhecida. De um lado, Maria; do outro, José; ao centro, deitado em uma manjedoura, está o Menino Jesus, trazendo as Boas Novas. Há também os reis magos, os quais, guiados por uma estrela, chegam para reverenciar aquele que libertaria o mundo do pecado. Ovelhas e cabras indicam o local como simples estábulo aos redores da cidade de Belém como primeira estadia daquele que anos mais tarde seria identificado como o Messias enviado por Deus. A cena, além de conhecida, é cheia de significados, que, mesmo sendo universal, em cada país ou região onde é recriada toma sentidos distintos.

Para demonstrar as variações da principal cena do Natal, o diretor teatral Carlos ABC expõe a mostra “Presépios Em Cena”, a partir desta quarta-feira, 11, no hall de entrada do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba. São mais de 100 reproduções da representação sobre a chegada do Menino Jesus. “É uma cena muito simples, mas que carrega toda a importância da mensagem cristã, de que um rei nasceria em uma manjedoura, não em um berço real, e em um estábulo, não em um palácio de ouro”, avalia ABC.

Admirador de presépios desde os seis anos, quando pediu como presente “patos de presépios”, Carlos ABC tornou-se um colecionador cuidadoso e minimalista da cena natalina. “Quando viajo sempre compro e, pelo fato dos meus amigos saberem deste meu gosto, acabo sendo presenteado com novos”, diz, enquanto retira da caixa de papelão peças de um presépio comprado no Chile. Também poderão ser vistos de países como os Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Itália, entre outros. “Cada um tem uma história particular e alguns deles estão sendo expostos pela primeira vez na cidade”, acrescenta ABC.

Além das variações de tamanho de presépio, alguns com mais personagens que outros, dependendo do país também variam as vestimentas. Por exemplo, no presépio do Peru, Maria e José vestem o chullo (gorro peruano), enquanto em cenas montadas com peças originárias do Continente Africano, é comum eles usarem o cabelo ao estilo rastafári.

A organização da exposição é do gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB) e conta ainda com a colaboração na montagem de César Augusto Nogueira e do historiador Fábio Bragança. Além dos presépios em miniaturas, Carlos ABC também montou um em tamanho natural. “Acho a cena do nascimento de Jesus muito teatral, cheio de detalhes e gosto de trabalhar todos estes detalhes para envolver e impressionar o observador”, diz ele, responsável pela concepção do espetáculo Paixão de Cristo, exibido anualmente na cidade.

SERVIÇO -- Exposição “Presépios Em Cena” (coleção de Carlos ABC). Aberta ao público até 6 janeiro de 2014, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no hall de entrada do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (entrada pela Rua do Rosário, 833).

Nenhum comentário:

Postar um comentário