FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Solenidade da Câmara comemora a Semana Municipal da Dança e o Dia do Profissional da Dança

A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), por força do Decreto Lei (10/11) e do Requerimento (04/13) promoveu reunião solene que marca em Piracicaba a Semana Municipal da Dança e o Dia do Profissional da Dança 2013, com três homenagens: à bailarina Érica Florence Bonfiglio Cichito e ao Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas. Além de homenagem póstuma ao bailarino Rodrigo Baptista. O evento aconteceu nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", na noite desta terça-feira (30/04/13), às 19h30 com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net e pela rede mundial de computadores, a Internet, no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br

A diretora da Companhia Estável de Dança de Piracicaba - CEDAN, Camila Pupa, que também representou o prefeito municipal Gabriel Ferrato e a secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese destacou a importância da dança na formação do indívíduo, lembrando que Piracicaba respira arte. 

Além de enfatizar o papel da Ação Cultural em busca de benefícios para a área da dança, o que reitera a disposição da administração municipal em continuar o incentivo à arte. E, destacou projetos como o Piradança e outras iniciativas que acontecem na cidade mediante parcerias. Além de destacar o papel da CEDAN, em espetáculos gratuítos à população e, da conquista de projetos como o Mapa Cultural e, profissionalização de 30 por cento dos alunos iniciais da CEDAN, o que evidencia a cidade de Piracicaba no cenário nacional e internacional da dança.

O vereador Pedro Cruz, na condição de representante do presidente da Câmara na solenidade destacou a participação em eventos especiais durante da semana, a exemplo da comemoração dos 60 anos da Escola de Música de Piracicaba, sendo que na noite de hoje acompanha o desempenho de jovens, o que leva a refletir que só vamos melhorar o país através da educação e cultura.

E, citou que sua filha estudou no Studio 415, o que tem sido muito bom para os jovens, além de enfatizar os 35 anos do Studio 415. O parlamentar exortou os pais a darem os devidos incentivos a seus filhos, para se prosperarem em seus trabalhos.

O autor da propositura, Pedro Kawai em seu discurso destacou o caráter especial da noite, ressaltando a dança como uma das três principais manifestações da arte, o que evidencia a dança com atividade e linguagem artística. E, falou do potencial de Piracicaba. Além de considerar a solenidade deste ano, onde pela primeira vez fez a homenagem aos profissionais da dança, procurando uma maneira diferente, quando homenageou uma grupo de dança tradicional, trazendo o passado de seus avós, lembrando que toda pessoa que não pode cultuar o seu passado não preserva as suas raízes. E, lembrou que seus avós vieram da Itália. 

Destacou a homenagem à Érika, uma pessoa que trabalha com danças. Disse que a conheceu em situação atípica, onde o grupo dela não tinha local para se apresentar com as crianças, o que resultou numa magnífica apresentação nas dependências do Ginásio de Esportes, do Bairro Jaraguá. Kawai também falou da homenagem ao ex-bailarino Rodrigo, que elevou o nome de Piraciaba nos quatro cantos do mundo, demonstrando amor à dança. E, que acima de tudo a chama de Rodrigo está em cada coração das novas gerações que amam a dança. Também agradeceu a Prefeitura pelos investimentos na área da cultura e, lembrou dos oito anos que trabalhou com a secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese, onde teve um excelente aprendizado.

Na sequencia da solenidade os contemplados da noite foram homenageados, com uma salva de palmas, solicitada pelo mestre de Cerimônia, Sandro Alves, além de receber Diploma de Mérito. Apresentações de vídeos destacaram a trajetória artística dos laureados. Além do Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas. E, demonstração do Grupo de Dança do Bairro Jupiá, sob coordenação da professora Erika Cichito.

Finalizando as homenagens da noite, a mãe do bailarino Rodrigo Baptista, a senhora Ana Luiza Toledo Baptista recebeu o Diploma de Reconhecimento de Mérito, em memória de seu filho. E, para falar em nome dos homenageados da noite, José Edivaldo Stenico enfatizou o espírito cultural de Santa Olímpia em suas manifestações culturais e dotes culinários, além de enaltecer os demais contemplados e seus trabalhos em pról da dança. No encerramento da solenidade, o vereador Pedro Kawai agradeceu o apoio de todos os departamentos da Câmara e, destacou o caráter magnífico da noite, em emoção de contagiou a todos. O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB) justificou ausência na solenidade, bem como os parlamentares: Ronaldo Moschini e Dirceu Alves da Silva, ambos do PPS.

Homenageados

ÉRICA FLORENCE BONFLIGLIO CICHITO, nasceu em Piracicaba, em 28 de junho de 1972. Mãe de três filhos: Larissa, Camila e Vinicius. Iniciou o balé aos quatro anos, na Escola de Balé Lions Clube, em fevereiro de 1976. Aos 16 anos, formou-se em método Royal Balé of Londres em 1988. Interrompeu sua carreira de bailarina para se dedicar ao esporte, mais precisamente ao vôlei. Foi atleta da Sociedade Esportiva Matonense, onde jogou por quatro anos, até 1988 e, depois pelo Santos Futebol Clube, até 1989, onde encerraria sua carreira de esportista.

Voltou a dança em 1993, na cidade de Matão/SP, onde deu aulas de balé, ginástica e coordenou o Projeto "Crinçarte". Ainda na cidade de Matão, trabalhou como voluntária na APAE e DA (Deficiente Auditivo). Retornou a Piracicaba em 2002, onde retomou as atividades de danças, dando aulas de ginástica na sua academia "Planeta Corpo". Em fevereiro de 2009, começou a trabalhar com dança para as crianças no bairro Jupiá, onde está até hoje.


RODRIGO BAPTISTA, nasceu em 08 de junho de 1989, na cidade de Limeira/SP. Iniciou seus estudos em Ballet Clássico aos 16 anos e, aos 18 deu sequencia ao sonho, indo trabalhar em São Paulo. Lá foi reconhecido dentro e fora do País. Bailarino e coreógrafo no Studio 415, de 2002 a 2012. Participou, em 2003, da New York Competition Ballet, onde teve convites para várias escolas e companhias do mundo. Mas seu sonho era fundar um escola em sua cidade e fazer um belo trabalho no Brasil.

Assim, voltou de Nova York e, foi convidado pela Primeira Bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo para dançar como Bailarino convidado, em uma apresentação. Em 2006, foi convidado a participar de uma das maiores competições do mundo, em Havana, Cuba. Ganhou vários prêmios, entre eles, Joinville, Bravos Promoções, Dança em Campos do Jordão, Grande Gala ENDA, no Teatro Municipal de São Paulo, Valinhos Dança, Livrespaço, Dança Ribeirão, entre outros.

Em 08 de junho de 2012 realizou seu maior sonho e, montou sua própria escola de Balé, Studio Dança Rodrigo Baptista, mas infelizmente, em 1º de Janeiro de 2013 faleceu, deixando o Studio de Dança sob direção de Bruna Oliveira e Rafael Gerage, seus alunos e parceiros durante todo o tempo, dando assim continuidade ao seu sonho.

GRUPO SANTA OLÍMPIA DE DANÇAS FOLCLÓRICAS mantém a tradição de seus antepassados tiroleses através de um repertório de danças folclóricas, que são a maior expressão da alegria e liberdade do povo tirolês. A região alpina possui diversas tradições, mantidas principalmente nas pequenas aldeias, em meio aos vales e montanhas e, particularmente na região trentina (Tirol italiano) é possível encontrar algumas das manifestações folclóricas mais antigas dos Alpes, que permanecem originais há muitos séculos.

As danças típicas são resquícios de um tempo sem tecnologias, em que as mesmas serviam para o entretenimento popular após um dia de trabalho. Cada dança possui em si o modo de pensar e de viver de seu povo. O primeiro grupo folclórico do bairro de Santa Olímpia foi fundado em 09 de setembro de 1987, com o objetivo de resgatar a cultura dos antepassados tiroleses. Inicialmente, o Grupo Santa Olímpia era composto apenas por integrantes adultos. Para que as gerações mais novas também pudessem praticar as danças folclóricas foram iniciados os grupos: mirim, infantil, infanto-juvenil e juvenil. Atualmente, o Grupo é composto por 120 integrantes. A coordenação geral do Grupo é de José Edivaldo Stenico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário