FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Pedro Kawai homenageia a escola Shidokan do Brasil pelos 25 anos

O vereador Pedro Kawai (PSDB) entregou na noite de sábado (12) a moção de aplausos 59/2015 em homenagem à escola Okinawa Shorin Ryu Karate-Do Shidokan do Brasil pelos 25 anos de fundação. A solenidade ocorreu no Ginásio Multidisciplinar de Lutas e Artes Marciais, no bairro Jaraguá, quando foi entregue quadro alusivo à homenagem aos representantes dos fundadores da modalidade no País.

A entrega contou com a participação do secretário João Carlos de Godoy, o Johnny, titular da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). 

“É uma alegria muito grande dar este reconhecimento ao Shidokan no Brasil, pela importância das artes marciais na formação dos jovens e no bem-estar de cada um dos praticantes”, disse o vereador Pedro Kawai (PSDB), primeiro legislador piracicabano com origem nipônica e ex-praticante da modalidade. “Sabemos muito bem de todo o esforço para que o esporte fosse ensinado e divulgado no País, e 25 anos depois isso é uma realidade”, observou. 

A solenidade de entrega da homenagem ocorreu durante seminário internacional do Karatê Shidokan, que reuniu praticantes e professores do Japão, dos Estados Unidos, do Canadá e da Argentina, além de brasileiros de diversas partes do País, que aproveitaram a chance de aprender novas técnicas com mestres que são referências mundiais. “A gente pode dizer que, nesta noite, Piracicaba tornou-se ‘a capital’ do Shidokan, por reúne uma nata de senseis”, disse o secretário Johnny, ao salientar a importância do ginásio voltado exclusivamente a lutas e artes marciais. 

Foram entregues homenagens aos professores e fundadores da Shidokan do Brasil, Mauri Pimentel (in memorian), representado por Vlamir Edson Marques Silva; Kazunori Yonamine, representado pelo filho Marcelo Yonamine; e Osmar Teixeira Vieira, representado por Nei Mauricio Farias. 

HISTÓRIA – A origem do Shidoka no Brasil confunde-se com a trajetória do fundador. Fundada em agosto de 1990, a escola foi trazida pelo sensei Kazunori, quando veio do Japão e trouxe a filiação junto ao grão-mestre Katsuya Miyahira, presidente do Okinawa Karate-do Shorin-ryu Shidokan. Ao lado de Osmar e Mauri, foram estabelecidas unidades da modalidade nas cidades litorâneas de Santos, São Vicente e Praia Grande. 

A partir daí, outros professores e academias também foram integradas à escola e fixou a matriz em São Vicente. No decorrer dos anos, a Shidokan do Brasil expandiu-se para Piracicaba, Ilha Bela, São Paulo, Itajubá (Minas Gerais) e Córdoba (Argentina), sempre promovendo atividades esportivas, culturais, sociais e desportos de alto rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário