As consequências do uso de armamento nuclear, com enfoque especial para o drama que atingiu o povo japonês na Segunda Guerra Mundial, e a importância do debate sobre a paz são os motes da exposição itinerante“Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!, que será aberta nesta sexta-feira, dia 2 de agosto, a partir das 20h, na sede da Associação Paulista de Medicina-Regional Piracicaba. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30 e aos sábados, das 8h às 12h, até o dia 31 de agosto
A mostra é composta de 30 pôsteres, com imagens e textos informativos, e cinco DVDs que reúnem testemunhos, animações e documentários sobre os sobreviventes das duas cidades japonesas, atingidas por bombas atômicas entre os dias 6 e 9 de agosto de 1945.
Todo o material veio diretamente do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima. A exposição foi inaugurada na sede da APM, na capital paulista, e de lá vem percorrendo diversas regionais da APM e outras instituições de saúde, em Jales, Catanduva, Botucatu, Presidente Prudente, São Caetano do Sul, Marília e Dracena
“O grande interesse que a mostra despertou nas cidades onde foi realizada nos fez solicitar a inclusão da Regional Piracicaba neste circuito itinerante. Entendemos que uma associação médica tem a missão de apresentar esse tipo de material, difundir até que ponto pode chegar o sofrimento humano, justamente na tentativa de disseminar conceitos de paz, na esperança de que isso nunca mais volte a acontecer”, diz o médico Osmar Antonio Gaiotto, presidente da regional.
Além disso, Gaiotto também ressalta o caráter histórico e pedagógico da mostra e a expectativa de participação dos estudantes da região, tendo em vista estarmos no mês em que se relembra os 68 anos do episódio.
Segundo o curador da exposição, o médico Ruy Tanigawa, primeiro secretário da APM São Paulo, a mostra é direcionada especialmente aos mais jovens, com o intuito de promover uma ação educativa pela paz entre os povos e provocar reflexões sobre esse trágico momento da história .
“Ela pode ser visitada por grupos de alunos do ensino médio e universitários. Lá, eles participam de uma contextualização histórica e da proposta de feitura dos tsurus, pássaros de origami (técnica de dobradura em papel), que incentivam a paz”, informa.
Na sexta-feira, na abertura da exposição, o médico Rodrigo Reis, diretor cultural da APM Piracicaba, fará uma palestra sobre as armas atômicas usadas e suas consequências. No sábado, dia 3, às 11h, será exibido na sede da APM o documentário Hiroshima, da BBC.
A mostra conta com parcerias com a Associação Médica de Hiroshima, Associação Médica Brasileira, Associação Hibakuba Brasil pela Paz, Fundação de Cultura pela Paz de Hiroshima, Prefeitura de Hiroshima/Japão e Secretaria da Cultura de Piracicaba.
Bombardeios
O lançamento das bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki ocorreu no final da Segunda Guerra Mundial, em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. Estima-se que cerca de 220 mil pessoas tenham sido mortas nos ataques, e outras milhares tenham sofrido graves sequelas pela exposição à radiação.
A tragédia guardou histórias simbólicas, como a da menina Sadako Sasaki, que será retratada na exposição. Personagem da luta pela paz, ela tinha dois anos de idade na época do ataque. Devido à radiação, teve leucemia, e após compreender que a doença fora causada pela guerra, passou a dobrar origamis de Tsuru (pássaro da paz) em manifestações públicas por sua saúde e pela paz.
De acordo com Milton Massato Hida, um dos colaboradores da exposição, o intuito, além de relembrar as consequências da tragédia, é homenagear os sobreviventes que moram no Brasil, incentivar a abolição das armas nucleares e celebrar a paz.
SERVIÇO
Exposição itinerante“Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!
Local: Associação Paulista de Medicina – Regional de Piracicaba
Abertura: 2 de agosto de 2013, 20h, sexta-feira
Endereço: Avenida Centenário, 546 - Piracicaba/SP
Informações e agendamento de grupos/escolas:(19) 3422-5444 e (19) 3422-2256 - Edna e/ou Adriana.
E-mail:secretaria@apmpiracicaba.com.br
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30 e aos sábados, das 8h às 12h