FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pedro Kawai visita Central de Fisioterapia

O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve nesta quarta-feira (30) visitando a Central de Fisioterapia “Dr. João José Corrêa”, da Secretaria Municipal de Saúde. Com sede própria inaugurada em agosto do ano passado, o serviço funcionava em um prédio na Vila Rezende, mas hoje ocupa um prédio com área construída de 1.500 metros quadrados divididos em dois pavimentos na Avenida Piracicamirim, na Vila Monteiro. 

Pedro Kawai foi recebido pela a coordenadora da Central de Fisioterapia, Júlia Raquel Negri, que mostrou ao parlamentar o investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhões feito na administração do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB). 

Segundo a coordenadora, o prédio demorou quase três anos para ficar pronto mas “hoje conta com estrutura para oferecer o melhor em termos de reabilitação para os usuários do SUS, com um trabalho de acolhimento e atendimento humanizado”, afirmou Julia. 

Além dos tratamentos de patologias ortopédicas/traumatológicas (lombalgia, tendinites, luxações, fraturas), reumatológicas (artrites, fibromialgia) e posturais (escolioses, cifoses), a Central de Fisioterapia possui uma piscina coberta e aquecida destinada, também, a pacientes em recuperação neurológica e amputados. 

Atualmente são oito fisioterapeutas que atuam na central, atendendo em média 100 pacientes diariamente. Além dos fisioterapeutas, a Central conta com dois técnicos em enfermagem, quatro funcionários no atendimento, um tratador de piscina com curso de primeiros-socorros, além da equipe de limpeza da unidade. 

A Central conta com consultórios médicos, 3 salas de avaliação, sala para terapia em grupo, 2 salas para cinesioterapia, atendimento familiar, departamento administrativo, sanitários e vestiários, além de elevador para facilitar o acesso ao pavimento superior. Entre os equipamentos disponíveis estão bicicletas ergométricas, esteiras e ultrassom. 

Satisfeito com o que viu, o vereador Pedro Kawai parabenizou o trabalho desenvolvido pelos profissionais e também a administração municipal pela ação planejada que melhora e amplia a infraestrutura da Rede Municipal de Saúde, refletindo na oferta de mais serviços fisioterápicos.

Pedro Kawai visita escola Jorge Coury

O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve nesta quarta-feira (30) na Escola Estadual Jorge Coury, visitando diretores, professores, funcionário e também verificando os serviços de reforma da unidade estadual. 

Com investimentos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), a escola terá readequação de sala de leitura; revisão de sanitários de alunos; reforma geral e adequação de vestiários próximos à quadra; reforma de sanitários administrativos; adequação de laboratório e de sala para implantação dos laboratórios de biologia e química, e de física e matemática; unificação salas para ajustamento de refeitório. 

Segundo o presidente da FDE, Barjas Negri (PSDB), além desses serviços, a escola contará com revisão de 12 salas de aula; reforma e ampliação de cozinha e da despensa; substituição de bebedouros deteriorados e fora de padrão; e revisão no piso do pátio coberto e da área de circulação externa. A unidade escolar terá um investimento de R$ 489 mil para as obras. 

Os serviços são realizados pela empresa Projecon – Projetos e Construção Civil Piracicaba Ltda., vencedora da licitação e o prazo para conclusão e entrega das obras é de aproximadamente 150 dias. As escolas fazem parte do plano de expansão do novo modelo de escola de tempo integral anunciadas pelo governador Geraldo Alckmin no mês de julho deste ano.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pedro Kawai participa de abertura VII Mostra de Artes


O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na tarde de ontem (29), da abertura oficial da VII Mostra de Artes do Fórum Doutor Francisco Morato. Este ano, o diferencial da abertura da Mostra, que conta com obras feitas por funcionários, é a participação de servidores aposentados.

Com a musica de Cecília Bellato, Luiz Fernando Dutra e convidados e também uma apresentação de dança rítmica com Giovana de Brito Carneiro, a abertura da Mostra aconteceu no hall de entrada do prédio, diferente dos anos anteriores. A VII Mostra de Artes segue até o dia 20 de dezembro.

Foto: Gazeta de Piracicaba

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pedro Kawai recebe gerente executivo do CIESP

Vereador Pedro Kawai e o gerente do CIESP Homero Scarso
O vereador Pedro Kawai (PSDB) recebeu na manhã desta terça-feira (29), a visita de cortesia do gerente executivo regional do CIESP Piracicaba (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Homero Scarso. Durante conversa, Scarso e Kawai falaram sobre o desenvolvimento do setor industrial em Piracicaba e também sobre a desindustrialização que afeta o Estado.

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) é uma sociedade civil de direito privado que visa dar suporte aos empresários paulistas e representá-los junto à sociedade e ao governo brasileiro. Desde sua inauguração em 1928, o CIESP colabora para a expansão e modernização da economia nacional. Valendo-se de um trabalho sério e sempre em dia com as necessidades do povo brasileiro, o CIESP, hoje sob o comando do presidente em exercício Sr. Paulo Skaf, ganhou voz ativa na política brasileira e assumiu para a indústria o papel de locomotiva do Brasil.

A Regional, instalada em Piracicaba desde 1968, abrange as cidades de Águas de São Pedro, Charqueada, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro, atuando junto aos mais diversos Projetos, Conselhos e Comissões de trabalhos: Emprego, Desenvolvimento Industrial e Comercial, Ciência e Tecnologia, Saúde e Segurança do Trabalho, Segurança, Meio Ambiente, Comitê das Bacias dos Rios PCJ, FUMEP, UNIMEP, Pira 21, SIMTEC, APLA, Parque Tecnológico, entre outros.

Prefeitura atende solicitação de Kawai no Santa Cecília

Após indicação nº 1649/13 do vereador Pedro Kawai (PSDB), a Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciou a construção de canaleta na para escoamento de águas pluviais na Rua Heitor Villa Lobos, esquina com a Rua Luxemburgo, no bairro Santa Cecília. 

De acordo com a indicação, o parlamentar relata que foi procurado por Maria Ângela Tognin Vasquez, moradora do bairro, que reivindicou a construção de canaleta para escoamento de águas pluviais. 

Segundo Maria Ângela, moradores já tinham apresentado reclamação ao Serviço de Informações à População (156), com protocolo nº. 43.314, alegando a existência de buracos no asfalto das ruas citadas, devido ao escoamento de águas irregularmente nos dias de chuva. 

Após a solicitação, Pedro Kawai conversou com o secretário da Semob, Arthur Ribeiro, que incluiu na programação de atividades e executou a obra esse mês. Segundo Ribeiro, a operação tapa-buraco também está programada para o bairro.

domingo, 27 de outubro de 2013

Pedro Kawai requer melhoria no transito no bairro Paulista

O Pedro Kawai (PSDB) pede em indicação endereçada ao Executivo informações sobre a construção de uma rotatória e faixa para travessia de pedestres no cruzamento da avenida Nove de Julho com a Avenida do Café, no bairro Paulista. 

Na justificativa a avenida está localizada onde ocorre grande fluxo de veículos que, de forma imprudente, transita em alta velocidade e traz os riscos constantes de acidentes. Vale ressaltar que a situação agrava nos horários de pico na cidade, dificultando o acesso dos veículos que transitam na avenida e travessia.

Projeto estabelece prioridade de atendimento a ostomizados

Vereador Pedro Kawai (PSDB) quer garantir
os direitos dos Ostomizados
As pessoas submetidas à cirurgia de estomia terão atendimento prioritário nos estabelecimentos comerciais de Piracicaba, conforme prevê o projeto de lei 226/2013, do vereador Pedro Kawai (PSDB). O texto da iniciativa teve aprovação na reunião ordinária de quinta-feira (24) na Câmara de Vereadores. 

A ostomia é uma cirurgia que abre uma passagem no abdome, chamada ostoma, para a saída de fezes e urina. É realizada em pessoas com perfuração no abdome, como ferimentos a bala, ou em casos de câncer no reto, intestino grosso ou na bexiga. Como o paciente não elimina normalmente as fezes e a urina, ele precisa de uma bolsa coletora dos dejetos, que fica ligada ao ostoma.

Após conversar com pessoas que passaram pelos procedimentos cirúrgicos, Kawai elaborou o projeto de lei por entender que elas precisam de facilidades e garantias de locomoção. Por isso, o atendimento preferencial deve ser o mesmo dispensado hoje a gestantes, mães com criança no colo, idoso e pessoas com deficiência. “Queremos proporcionar um mínimo de estrutura, garantindo também o direito de ir e vir desta população”, diz o vereador.

As adequações aprovadas no projeto serão incluídas na lei municipal 3.860/1994, que estabelece regras para atendimento em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviço ou instituições que promovam atividades que impliquem atendimento ao público, entre eles as agências bancárias. Os locais devem afixar, em área visível, placas indicativas com a informação: “Gestantes, mães com colo, idosos, deficientes e ostomizados têm atendimento preferencial.” 

O quinto artigo da lei municipal também foi modificado com o projeto de Kawai, que incluiu a palavra ostomia entre as que compreendem as pessoas com deficiência física com alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física. Até então, constavam no texto a paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida.

Após a promulgação pelo Executivo, os estabelecimentos terão prazo de 30 dias para a adequação, conforme consta no texto original da lei 3.860/1994.

AMPLIAÇÃO DO ACESSO – Kawai é autor de outras quatro proposituras que ampliam o acesso aos ostomizados no município. A primeira delas foi a indicação 2987/2013, que solicitou ao Executivo adaptação em sanitários de órgãos públicos com a instalação de uma ducha para esvaziamento das bolsas coletoras. 

Por meio do projeto de lei 227/2013, aprovado pela Câmara em 3 de outubro, o vereador garantiu que o prefeitura se responsabilize pela emissão de documento de identificação aos ostomizados em Piracicaba. Entre outras coisas, a carteira assegura prioridade no atendimento em filas no comércio, banco e cinemas. Também em outubro, o vereador apresentou a indicação 4595/2013, que cobra do Executivo o projeto de Decreto Municipal regulamentando a iniciativa.

É de sua autoria o projeto de lei complementar 23/2013. Nesse caso, Kawai solicita inclusão de 2% do total de vagas aos ostomizados em estacionamentos internos ou externos (sejam em locais públicos ou privados). No mesmo texto há a indicação para o mínimo de uma vaga em locais próximos dos acessos com circulação de pedestres. A propositura teve entrada na reunião ordinária do dia 12 e recebeu, esta semana, parecer favorável da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas da Câmara, mas ainda não foi a votação no plenário.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Prefeitura atende indicação de Pedro Kawai na Chacara Nazareth


O vereador Pedro Kawai (PSDB) acompanhou na manhã desta quinta-feira (24), mais uma indicação (nº 3325/13) de sua autoria sendo atendida pela Prefeitura de Piracicaba. Dessa vez, foi o recapeamento da rua Heitor Pinto Cesar, no bairro Chácara Nazareth.

Depois de ser procurado pelos moradores da área, que reivindicaram o recapeamento asfáltico em toda extensão, o parlamentar relatou ao secretário de Obras, Arthur Ribeiro, a precariedade do asfalto que se agravava principalmente em dias de chuva. Após o pedido de Kawai, o secretário confirmou que a indicação seria atendida esse ano.

A manutenção e recuperação do asfalto de Piracicaba é um dos objetivos do governo Gabriel Ferrato (PSDB). O secretário Municipal de Obras, Arthur Ribeiro, informou que o Plano Municipal de Recapeamento da atual gestão prevê a recuperação de 30 km de vias por ano, totalizando 120 km de extensão até 2016.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prefeitura confirma instalação de academia no Jardim Primavera


Após indicação do vereador Pedro Kawai (PSDB), a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), confirmou a instalação de academia ao ar livre no Paraíso da Criança, no Jardim Primavera.

Segundo o vereador, esse é um pedido antigo dos moradores. “Quando iniciamos nosso mandato foi uma das primeiras demandas que recebemos. Com empenho do secretário Rogério Vidal e do engenheiro Marcio Maruko, pudemos atender ao pedido da população”, lembrou o Kawai.

O parlamentar lembrou ainda que o bairro conta com grupo da terceira idade e também praticantes do Lian Gong que se encontram diariamente na Centro Social do bairro e depois caminham até o Paraíso da Criança. Com a instalação da academia, os grupos poderão ampliar os exercícios diários com segurança e qualidade.

Prefeitura atende solicitação de Kawai na Noiva da Colina

Após indicação do vereador Pedro Kawai (PSDB), a Secretaria Municipal de Obras iniciou a construção de canaleta para escoamento de águas pluviais entre as ruas Shitizo Yamashita e José Riolando Theodoro, no bairro Noiva da Colina. 

Segundo o parlamentar, o pedido feito a Prefeitura atende reivindicação de moradores e comerciantes da área que em épocas de chuva sofrem com enxurradas que, além de causar transtornos aos moradores, também trazem riscos a pedestres e motoristas que passam pelo local. 

Claudinei Hellmeister, comerciante do bairro, agradeceu ao empenho do vereador e lembrou que a obra ajudará bastante seu estabelecimento. “Com a canaleta, a água da chuva não ficará mais empossada em frente à loja, o que dificultava o acesso dos clientes.”, concluiu.

Kawai sugere à Saúde afixação de nomes de médicos em orgãos públicos

O vereador Pedro Kawai (PSDB) está sugerindo à Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que coloque placas com os nomes dos médicos, em locais vísiveis e de fácil acesso, nos prontos socorros, unidades básicas de saúde e programas da saúde da família do município O parlamentar chegou a apresentar projeto de lei para regulamentar esse assunto, mas a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Câmara de Vereadores, vetou essa cláusula alegando ser competência exclusivamente do Executivo. O projeto de lei de Kawai foi aprovado, porém, válido somente para hospitais e prontos socorros privados.

De acordo com o documento enviado à administração municipal "é de conhecimento de todos a imensa indignação do povo brasileiro quanto à saúde pública do país. Sendo assim, indicamos ao Poder Executivo para a elaboração de um Projeto de Lei visando regulamentar no âmbito Municipal, a afixação de lista de médicos plantonistas em local visível e de fácil acesso ao público, em hospitais públicos, prontos-socorros públicos, Unidades de Pronto Atendimento e nas Unidades Básicas de Saúde".

Projeto obriga hospitais particulares a afixar nome de médicos

Os hospitais e prontos-socorros privados de Piracicaba serão obrigados a afixar os nomes completos dos médicos plantonistas em locais de fácil acesso ao público, conforme prevê o projeto de lei 143/2013, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), aprovado em redação final na reunião ordinária desta segunda-feira, 21 de outubro. 

O texto estabelece ainda que constem nas listas as especialidades dos profissionais de saúde e o número de seus registros profissionais no Conselho Regional de Medicina. As instituições devem incluir também os nomes dos responsáveis administrativos pelos locais, assim como a chefia de plantão. 

O projeto teve entrada na Câmara em 23 de maio e depois recebeu nova redação pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Embora tenha retornado à pauta em 15 de maio, o vereador solicitou seu adiamento por dez reuniões ordinárias para apresentar emendas à nova redação. 

Segundo Kawai, a iniciativa facilitará o atendimento aos pacientes e auxiliará as equipes médicas, que terão agilidade em contatar os profissionais que estão de plantão, partindo de cada caso para a especialidade de cada médico plantonista. 

Na argumentação do texto, o vereador cita princípios jurídicos fundamentais da Administração Pública, que primam pela publicidade dos atos, conforme estabelece o artigo 37 da Constituição Federal. Como justificativa, ele também aponta o artigo 5º da Constituição, que trata do direito a receber informações de interesse particular ou coletivo.

O projeto gerou novas discussões ao ser aprovado em redação final na reunião ordinária de ontem (21), principalmente com relação ao setor público, no que o próprio autor, o vereador Pedro Kawai reiterou a disposição do secretário municipal de Saúde, Pedro Mello em assegurar que em todas as unidades de saúde de Piracicaba haverá colocação de placas indicando a atuação dos médicos plantonistas e, do diretor técnico responsável pela unidade.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Moradores pedem lombada ou redutor de velocidade na Avenida do Café

O vereador Pedro Kawai (PSDB) foi acionado pela população e, já elaborou Indicação ao Executivo onde pede que equipes técnicas da Prefeitura atuem na região e, estude a possibilidade de colocação de lombada ou instalação de redutores de velocidade na Avenida do Café, especialmente em frente ao número 352, no bairro Paulista.

O parlamentar desta que a demanda social foi reivindicada pela comerciante Adriana, que na oportunidade relatou que alguns motoristas trafegam em alta velocidade no local, colocando em risco a vida de estudantes da ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, bem como da população e os comerciantes que circulam pela região.

Sinalização poderá impedir fechamento de cruzamento na Saldanha

O vereador Pedro Kawai (PSDB) foi acionado pela população local e comerciantes para avaliar os problemas decorrentes da falta de sinalização de solo para orientação de não fechamento de cruzamento existente entre a Rua Saldanha Marinho com a Rua José Pinto de Almeida, no bairro Alto. O parlamentar elaborou indicação ao Executivo sugerindo que a Prefeitura atenda o pedido da população.

Pedro Kawai ressalta que foi procurado por comerciantes instalados nas proximidades do local. A consideração é que muitos motoristas que trafegam pela Rua Saldanha Marinho não respeitam o cruzamento no local, fechando o cruzamento entre as vias e, atrapalhando os motoristas que se utilizam da Rua José Pinto de Almeida.

Pedro Kawai pede revitalização no Cemitério da Vila Rezende

O vereador Pedro Kawai (PSDB) protocolou na Câmara de Vereadores de Piracicaba uma indicação pedindo revitalização e manutenção das instalações do Cemitério da Vila Rezende, localizado na rua Marechal Costa e Silva, no bairro Jardim Primavera.

“Considerando o ocorrido no começo deste ano na sala de velórios, em que durante uma chuva na cidade, uma das salas onde estava sendo velado um corpo começou a alagar e parte do forro despencou, fazendo com que a própria família tivesse que retirar o corpo às pressas do local, é que solicitamos melhorias nas instalações do cemitério”, explica o vereador na justificativa da propositura.

PLACAEm outra indicação, Pedro Kawai solicita a instalação de placa denominativa na extensão da rua Ulhôa Cintra, no Centro. Ele detalha, na justificativa, que na rua não há placas com o nome da rua em toda sua extensão.

Prédio inabitado causa transtorno a moradores do bairro Higienópolis

Um prédio abandonado no bairro Higienópolis motivou o vereador Pedro Kawai (PSDB) a questionar o Executivo sobre quais medidas a Administração Municipal pretende adotar para resolver a situação do imóvel.

Relatos de moradores da região informam que o imóvel abriga assaltantes e reúne vendedores de drogas e de produtos ilícitos. “Além disso, o local não recebe a manutenção devida pelo proprietário, o que gera acúmulo de lixo, entulho e mato alto, tornando o local apropriado para animais peçonhentos”, afirma Kawai.

Diante da situação, Kawai questiona se a Prefeitura de Piracicaba recolhe impostos do proprietário do imóvel. Outra indagação feita pelo parlamentar é se o proprietário tem conhecimento de habitação do local por pessoas sem teto.

“Como a situação pode ser caracterizada como abandono, quero saber se a Prefeitura multou o proprietário. Caso seja confirmado o abandono, é possível entrar com um processo de desapropriação do imóvel?”, questiona Kawai, no texto do requerimento 1168/13, aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira, 17.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Comissão de Finanças debate o Orçamento 2014 na quinta-feira, 17/10, em Piracicaba

A Comissão de Fi­nanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), presidida por Mauro Bragato (PSDB), esteve reunida nesta quinta-feira, às 10h, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, para debater com a população o Orçamento estadual 2014. Esta foi a décima das 21 audiências públicas que acontecem regiões administrativas, metropolitanas, de governo e aglomerações urbanas. 

O vereador Pedro Kawai (PSDB) também participou do evento que contou com a importante participação de prefeitos, vereadores e cidadãos que apresentaram sugestões de emendas ao Orçamento estadual enviado pelo governador ao Legislativo paulista. As propostas serão incluídas no projeto orçamentário por iniciativa da CFOP ou de parlamentares, e apreciadas pelo Plenário da Casa, junto com o texto original, até o final do ano. 

As propostas deverão ser incluídas no projeto orçamentário, já em trâmite na Casa, por iniciativa da CFOP ou de deputados. Os cidadãos podem apresentar emendas também através do portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), que conta com um tutorial para que a população possa fazer suas propostas ao Orçamento.

Cidadãos já podem propor emendas pela internet a orçamento estadual para 2014

O Projeto de Lei 686/2013, que trata do Orçamento do Estado de São Paulo para 2014 e tramita na Assembleia Legislativa, começou a receber emendas nesta segunda-feira, 14/10. Ele permanece em pauta por 15 sessões (com término previsto para o dia 4/11). 

Além de participar e se fazer ouvir nas audiências públicas que a Assembleia realiza por intermédio da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, a população pode propor diretamente emendas para o aperfeiçoamento da proposta orçamentária. A Mesa Diretora da Casa, comprometida com a participação popular e buscando ampliar cada vez mais os canais de comunicação com a sociedade a quem a Assembleia deve servir, criou um sistema, no qual os cidadãos podem apresentar emendas aos deputados de sua escolha, com exceção do presidente da Assembleia, que, devido ao seu papel de árbitro nos trabalhos do Legislativo paulista, não pode apresentar qualquer projeto ou emenda a não ser em projetos de iniciativa da Mesa, não podendo, portanto, apresentar emendas ao orçamento. 

Nesse sistema, qualquer cidadão pode enviar propostas aos deputados através da internet. Para isso, o Portal da Assembleia paulista www.al.sp.gov.br disponibilizou o link Proponha Emendas ao Orçamento 2014, localizado à esquerda da tela, que permite ao cidadão encaminhar ao deputado de sua preferência sugestões de emendas e de remanejamentos de recursos da peça orçamentária. É o mesmo sistema disponibilizado aos parlamentares para apresentação de emendas, com um tutorial para que o cidadão possa formalizar sua proposta. 

As audiências públicas realizadas em todo o Estado pela Comissão de Finanças, tornaram o processo de discussão do Orçamento mais participativo. Nos últimos anos, os deputados puderam ouvir, tanto nos encontros realizados na capital quanto nas demais regiões, as demandas das prefeituras municipais e de diversos segmentos da sociedade, cujas sugestões foram posteriormente incorporadas, na forma de emendas, ao projeto do Orçamento. 

No Portal da Alesp, o processo é auto-explicativo: ao clicar nas opções escolhidas, janelas com instruções se abrem com campos para digitação das sugestões de emendas. 

Para ter acesso, o interessado deve digitar o endereço www.al.sp.gov.br e clicar no ícone Proponha Emendas ao Orçamento 2014. Em seguida, abre-se uma janela de Cadastro do usuário, que deverá ser preenchido com informações básicas sobre o internauta. No final das informações cadastrais, o usuário indicará o deputado para o qual deseja encaminhar a proposta. Dúvidas sobre o uso do sistema podem ser resolvidas ainda clicando no link Documentos de Apoio

Orçamento 2014 

O Orçamento do Estado de São Paulo é o segundo maior do país, depois do orçamento da União, mas tem várias limitações aos gastos, muitas desconhecidas do grande público: 12% das despesas devem obrigatoriamente ser executadas na área de Saúde; 30% na área de Educação. 

A receita estimada para 2014, de R$ 188,9 bilhões, é 9% maior que a deste ano. O valor total de investimentos é de R$ 25 bilhões, 5,5% acima do previsto para 2013. O valor total do Orçamento contempla arrecadação de R$ 122,8 bilhões de ICMS e R$ 13 bilhões de IPVA. A peça estima inflação de 5,5% e crescimento do PIB paulista de 2,5%, em 2014. 

Os gastos com pessoal somam R$ 67,8 bilhões; o serviço da dívida deverá absorver R$ 15,4 bilhões; os precatórios, inclusive os de pequeno valor, R$ 2,5 bilhões; os investimentos financiados exclusivamente com recursos fiscais, R$ 20,8 bilhões; as transferências aos municípios cerca de R$ 38,3 bilhões; e as despesas de custeio, R$ 39,9 bilhões. 

Programas sociais 

Recursos equivalentes a mais de 74% da receita disponível do Poder Executivo estão compromissados com programações orçamentárias cujos gastos se revestem de forte conteúdo social, o que permite que um amplo elenco de políticas públicas concretas seja posto a serviço da educação, da saúde, da segurança, da cultura, da habitação, da mobilidade urbana e da preservação ambiental, com os propósitos de nivelar as assimetrias sociais, suprir carências, atender às demandas da população pela melhoria dos serviços públicos. 

Em 2014, a Área Social é a que receberá o maior volume dos recursos fiscais, equivalentes a R$ 85,9 bilhões, quantia R$ 8,3 bilhões superior ao valor inicialmente programado para 2013. 

No setor de Habitação serão investidos R$ 2,2 bilhões. 

Segurança 

Na Segurança Pública, a destinação total de R$ 21,8 bilhões permitirá a expansão dos recursos disponíveis para assegurar o processo de valorização do policial e dos profissionais de segurança. Além disso, os recursos serão investidos em obras, reformas e compra de viaturas, sistemas de comunicação, equipamentos e ações de inteligência, armamentos e equipamentos de segurança pessoal. Na área da Secretaria de Administração Penitenciária também serão destinados recursos para a ampliação e modernização do sistema prisional. 

Saúde e saneamento 

No setor de Saúde, a destinação de R$ 18,8 bilhões inclui R$ 13,6 bilhões, equivalentes ao mínimo constitucional de 12% da receita de impostos, que para 2014 corresponderão a 12,43%, o que equivale a R$ 470 milhões além do que determina a Constituição; repasses devidos pelo SUS ao Estado; e, demais receitas próprias das entidades de saúde. Serão destinados R$ 9,6 bilhões para a atenção médica, ambulatorial e hospitalar, de caráter integral e descentralizado, no âmbito do SUS; R$ 1,7 bilhão para a aquisição de medicamentos e insumos farmacêuticos; R$ 1,4 bilhão para o apoio financeiro às entidades filantrópicas; e investimentos da ordem de R$ 539 milhões. 

Educação 

Na área de Educação serão aplicados R$ 38,7 bilhões, incluindo R$ 33,4 bilhões correspondentes à vinculação constitucional de 30% da receita de impostos, que no caso alcançará 30,46%, ou R$ 600 milhões acima da prescrição constitucional; e R$ 5,3 bilhões provenientes de receitas próprias do setor. Com programas como a Escola em Tempo Integral, o conjunto de medidas que dão suporte à gestão pedagógica da educação básica contará, em 2014, com dotação de R$ 26,4 bilhões. Ao ensino público de caráter técnico e tecnológico, sob a responsabilidade do Centro Paula Souza, será reservado R$ 1,8 bilhão, sendo R$ 207 milhões para investimentos na modernização de suas unidades e ampliação do número de Escolas Técnicas e Faculdades de Tecnologia. Às Universidades Estaduais estão assegurados R$ 10 bilhões. 

Transporte 

Para a área de Mobilidade e Transporte Urbano os recursos de mais de R$ 7,4 bilhões permitirão a expansão dos investimentos em transporte público para diminuir o tempo de deslocamento do usuário e melhorar as condições de vida da população. A ampliação das linhas e modernização dos trens do Metrô contam com recursos distribuídos para a compra de trens, equipamentos, sistemas de operação e a continuidade das obras das linhas 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 17-Ouro. Em 2014 serão mais de 100 quilômetros de linhas de Metrô, com as obras contratadas, ante os 74,3 quilômetros da malha atual. Além disso, os investimentos contemplam as Parcerias Público-Privadas das Linhas 6- Laranja e 18-Bronze.

Moradores pedem lombada ou redutor de velocidade na Avenida do Café

O vereador Pedro Kawai (PSDB) foi acionado pela população e, já elaborou Indicação ao Executivo onde pede que equipes técnicas da Prefeitura atuem na região e, estude a possibilidade de colocação de lombada ou instalação de redutores de velocidade na Avenida do Café, especialmente em frente ao número 352, no bairro Paulista.

O parlamentar desta que a demanda social foi reivindicada pela comerciante Adriana, que na oportunidade relatou que alguns motoristas trafegam em alta velocidade no local, colocando em risco a vida de estudantes da ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, bem como da população e os comerciantes que circulam pela região.

Sinalização poderá impedir fechamento de cruzamento na Saldanha

O vereador Pedro Kawai (PSDB) foi acionado pela população local e comerciantes para avaliar os problemas decorrentes da falta de sinalização de solo para orientação de não fechamento de cruzamento existente entre a Rua Saldanha Marinho com a Rua José Pinto de Almeida, no bairro Alto. O parlamentar elaborou indicação ao Executivo sugerindo que a Prefeitura atenda o pedido da população.

Pedro Kawai ressalta que foi procurado por comerciantes instalados nas proximidades do local. A consideração é que muitos motoristas que trafegam pela Rua Saldanha Marinho não respeitam o cruzamento no local, fechando o cruzamento entre as vias e, atrapalhando os motoristas que se utilizam da Rua José Pinto de Almeida.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pedro Kawai participa de reunião em condomínio do Glebas Califórnia


O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na noite de ontem (15), acompanhando do engenheiro da Secretaria Municipal de Obras, João Reinaldo Forti, de reunião com moradores do condomínio Colinas de Piracicaba, no bairro Glebas Califórnia. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto da duplicação da avenida dos Marins e também e ouvir os moradores sobre a intervenção viária.

Durante a conversa, que também contou com a participação da assessoria da vereadora Márcia Pacheco (PSDB), moradores questionaram o parlamentar e também o engenheiro sobre acessos e sinalizações que serão feitas na via. Também relataram problemas com o abastecimento de água e preocupação para que o problema seja solucionado antes mesmo da conclusão das obras de duplicação. O vereador se comprometeu a buscar informações sobre o problema e informar os condôminos sobre as ações que serão tomadas pelo Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae).

Aos moradores, o engenheiro Forti lembrou que as obras de duplicação da avenida do Marins, entre a avenida Jaime Pereira e Angelino Stella, tiveram inicio esse mês com a execução a terraplanagem e limpeza da área. Forti disse ainda que serão investidos R$ 1,6 milhões que beneficiará 3.192 moradores do Glebas Califórnia e 3.690 residentes do Jupiá, além dos moradores do condomínio Colinas de Piracicaba, que conta com 960 apartamentos e moradores de bairros próximos que tem a avenida dos Marins como a principal via de acesso.

Durante a apresentação o engenheiro disse ainda que o trecho de 1 km terá mais duas faixas de rolagem do lado esquerdo de quem segue no sentido Centro-Bairro, o canteiro central e uma calçada com 2,5 metros de largura. Também será feitos acessos para facilitar a entrada na EMEI Prof. Alceu Marrozzi Righetto e EMEF Prof.ª Ilda Jenny Stolf Nogueira, Colinas de Piracicaba e Hipermercado Carrefour. Quanto ao transporte público, será feito recuo para o ponto de ônibus que há em frente a EMEI.

Ao final da obra, a nova avenida dos Marins terá quatro faixas de rolagem, duas em cada sentido, com 3,5 metros de largura cada; calçadas concretadas em cada lado da via; e canteiro central com tratamento de paisagismo, com acessos. O sistema de drenagem será ampliado em 228m e receberá 34 dispositivos, tais como bocas de lobo e poços de visita.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ao mestre com carinho

Comemorar uma data tão especial como o Dia do Professor é poder relembrar nosso passado. Lembrar de quantos conhecimentos até hoje utilizados forma adquiridos em sala de aula. Relembrar quanto nos importávamos em estudar para não ficar de “recuperação”, terminar logo o ano para que nova turma ou novos professores teríamos pela frente a conhecer. 

É tempo de nossos mestres saberem que seremos eternamente gratos por cada ensinamento, cada “ponto negativo”, cada prova puxada, noites em claro de estudo, a paciência em ensinar e por ai vai. Todos nós independente da profissão ou classe social teve um professor todos começamos a “ser alguém na vida” com os ensinamentos de um professor, aquele que nos proporcionou ensinamento, compartilhou cada partícula de seu conhecimento a nós. Até as amizades daqueles tempos que carregamos aos dias de hoje tem a parcela de ajuda de vocês, pois foi no mesmo ambiente que tanto nos estimularam a participar que nos conhecemos. 

Tudo começa no professor, que hoje em dia anda desvalorizado, que não recebe o respeito que merece, mas que ainda assim continua sua luta em compartilhar seu conhecimento com amor, carinho e determinação. Emocionantes contatos tenho tido nessa minha caminhada publica com o segmento, verificar em meu dia a dia o quanto alguns professores (e aqui aproveito para incluir diretores, supervisores, merendeiras, enfim todos que atuam no segmento da educação) se esforçam para levar um algo a mais a seus alunos, são momentos de me tranquilizar e perceber que graças a esses lutadores que nossas crianças e adolescentes terão se quiserem um futuro de conhecimento e respeito. Exemplo tem por todo lado, as equipes do Olivia Bianco, Ilda Jenny, Oracy da Silva, Manassés, entre tantos outros. Quem dera esse esforço monumental desses batalhadores da educação fosse mais reconhecido pelas autoridades e pelas famílias a fim de que facilitassem a lacuna que o poder publico deixa no seu dia a dia. 

Que o Dia do Professor seja todo dia, que possamos ter a cada dia uma escola melhor, mais digna, mais participativa na comunidade e na família, pois se a escola é sua extensão os mestres são o seu alicerce. 

Infelizmente são raros os momentos que nos lembramos de agradecer, sabemos que é mais comum reclamarmos da falta de ação do que o agradecer pela ajuda recebida, por isso nesse momento venho agradecer a todos meus mestres, todos os professores que passaram em minha vida, desde minha primeira professora Abla até meu Tutor hoje Rafael, cada conhecimento, cada alegria compartilhada e cada momento de aprendizado que juntos passamos. 

Pedro Kawai é vereador do PSDB

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Pedro Kawai participa da 56ª Semana Luiz de Queiroz

O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve na manhã desta sexta-feira (11) na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), onde acompanhou a 56ª Semana Luiz de Queiroz, evento que congrega alunos dos cursos da instituição, professores, pesquisadores, agricultores, empresários, lideranças públicas e setoriais para estabelecerem maior intercâmbio por meio de atividades técnicas, científicas e culturais. 

O parlamentar acompanhou o Fórum da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, em parceria com a ESALQ e a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP), sob o tema ‘Empreendedor Inovador’, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia. O debate abordará fundamentos de gestão, marketing, finanças, entre outros elementos para a condução do agronegócio. 

Pedro Kawai também aproveitou para conversar com a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo Mônika Bergamaschi, sobre o problema enfrentado pelos moradores e comerciantes da Vila Fátima na rua Alberto Coral, onde falta calçamento em área que pertence ao Estado, não atendendo a Lei Complementar Municipal nº. 206, de 04 de Setembro de 2.007. O parlamentar também conversou rapidamente com o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Bruno Covas. 

Durante a conversa com os secretários estaduais, o parlamentar foi informado pelo pesquisador Fábio Luis Ferreira Dias, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), que a Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento já trabalha para firmar parceria com Município com objetivo de promover melhorias na área. 

A 56ª Semana Luiz de Queiroz tem programação até amanhã, 12 de outubro, quando ocorre a tradicional reunião de congraçamento dos ex-alunos da ESALQ, marcando também o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo. A realização do evento é da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Associação dos Ex-alunos da ESALQ (ADEALQ) e Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ).

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Pedro Kawai visita sede do Semae


O vereador Pedro Kawai esteve ontem (09) visitando a sede do Semae e conversando com funcionários da autarquia. O objetivo da visita foi ouvir os funcionários e agradecer pela votação obtida na ultima eleição.

Segundo o parlamentar, a visita as diversas secretaria e autarquias da Prefeitura é extremamente importante para ouvir o funcionalismo público e conhecer de perto o trabalho desenvolvido por cada setor. “Visitando os departamentos temos informações privilegiadas para reivindicar melhorias junto aos secretários e prefeito”, explicou o vereador.

Sempre acompanhado do assessor de gabinete da presidência, Milton Silva, Pedro Kawai também agradeceu aos funcionários pela votação obtida nas eleições e colocou seu gabinete a disposição dos funcionários. “Mesmo não sabendo de quem recebemos o voto, temos que agradecer e colocar nosso mandato a disposição. Para isso, nada melhor que fazê-lo diretamente ao funcionário público”, afirmou o vereador.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Prefeitura atende indicação do vereador Pedro Kawai

Após a Indicação 3.106/13 do vereador Pedro Kawai (PSDB), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), realiza o recapeamento parcial da avenida Doutor Paulo de Moraes, no bairro Castelinho. 

De acordo com o parlamentar, o local, principalmente a rotatória localizada na avenida Dr. Paulo de Moraes, que dá acesso a rua Mathias de Albuquerque, avenida Nove de Julho e rua Paraguassu, necessitava urgente de recapeamento urgente devido à situação precária do asfalto.

“Pedimos ao prefeito o recapeamento para garantir a segurança de motoristas e motociclistas. Vários acidentes, principalmente envolvendo motociclistas, acontecem dia-a-dia. Ao atender a solicitação, a Prefeitura garante a acessibilidade e segurança de todos”, explicou vereador. 

A manutenção e recuperação do asfalto de Piracicaba é um dos objetivos do governo Gabriel Ferrato (PSDB). Após anunciar a segunda etapa de recapeamento, com a meta de recuperar 30 km de pavimento por ano, o prefeito anunciou a contratação de mais um pacote de serviços de tapa-buracos para avenidas e vias de grande fluxo de veículos. O setor de orçamento da Semob estima o investimento de R$ 1 milhão.

Kawai solicita que Saúde seja responsável por documentos a ostomizados

A garantia de expedição de documento de identificação aos ostomizados em Piracicaba motivou indicação do vereador Pedro Kawai (PSDB). Em 3 de outubro, a Câmara de Piracicaba aprovou o projeto de lei 227/2013, de sua autoria, mas o texto não prevê qual órgão do Executivo ficará responsável pela elaboração da carteira, que assegura, entre outras coisas, prioridade no atendimento em filas no comércio, banco e cinemas.

Na indicação, Kawai cita que a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de órgão competente, seria a responsável por expedir o documento de identificação, além da elaborar o Símbolo Nacional da Pessoa Ostomizada com a citação “Deficiente Físico”, conforme decreto federal 5.296/2004.

Kawai argumenta que o Executivo deve elaborar um projeto de decreto municipal para que o projeto de lei de sua autoria seja regulamentado. O texto final não atribui a função a qualquer a secretaria, mas sua primeira versão indicava a Secretaria Municipal de Saúde. A modificação ao projeto foi necessária sob risco de ingerência.

Os ostomizados são pessoas de utilizam um dispositivo, geralmente uma bolsa, que permite recolher o conteúdo a ser eliminado através do ostoma. O fato de ser portador de um ostoma faz com que o paciente tenha que se adaptar a esta nova situação, porém uma vez superada a etapa inicial, pode-se levar uma vida normal no seu trabalho, junto à amigos e familiares.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Projeto obriga hospitais a afixar nome de médicos plantonistas

Os hospitais e prontos-socorros privados de Piracicaba serão obrigados a afixar os nomes completos dos médicos plantonistas em locais de fácil acesso ao público, conforme prevê o projeto de lei 143/2013, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), aprovado na reunião ordinária de segunda-feira (7).

O texto estabelece ainda que constem nas listas as especialidades dos profissionais de saúde e o número de seus registros profissionais no Conselho Regional de Medicina. As instituições devem incluir também os nomes dos responsáveis administrativos pelos locais, assim como a chefia de plantão. 

O projeto teve entrada na Câmara em 23 de maio e depois recebeu nova redação pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Embora tenha retornado à pauta em 15 de maio, o vereador solicitou seu adiamento por dez reuniões ordinárias para apresentar emendas à nova redação.

Segundo Kawai, a iniciativa facilitará o atendimento aos pacientes e auxiliará as equipes médicas, que terão agilidade em contatar os profissionais que estão de plantão, partindo de cada caso para a especialidade de cada médico plantonista. 

Na argumentação do texto, o vereador cita princípios jurídicos fundamentais da Administração Pública, que primam pela publicidade dos atos, conforme estabelece o artigo 37 da Constituição Federal. Como justificativa, ele também aponta o artigo 5º da Constituição, que trata do direito a receber informações de interesse particular ou coletivo.

Pedro Kawai pede apoio à ampliação do Projeto Jovens Músicos


O vereador Pedro Kawai (PSDB) usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba, durante a reunião ordinária desta segunda-feira, 7, com o objetivo de destacar a atuação da Orquestra Filarmônica Jovem, iniciada em 2010, e pedir apoio ao projeto “Jovens Músicos”, o qual leva música clássica a cerca de 100 jovens, mas que busca ampliação. “A orquestra e o projeto são duas ações frutos da parceria entre os pais dos alunos e o maestro Anderson Oliveira e devem ser apoiados”, disse Kawai. 

Ele detalhou que, a partir das atividades no projeto, crianças carentes de diferentes regiões da cidade têm a oportunidade de manter contato com a música clássica e, além de se desenvolverem como seres humanos, também podem encontrar uma carreira profissional, já que os cursos livres contribuem para prestarem vestibulares nas principais faculdades músicas do País. “Agora, eles precisam de apoio para ampliar ainda mais e contribuir com o desenvolvimento de mais crianças”, defende Kawai.


Pedro Kawai solicita informações sobre atendimento do Sempem


O vereador Pedro Kawai (PSDB), por meio do requerimento 1.064/2013, aprovado na reunião ordinária da última quinta-feira (3), cobra do Executivo informações sobre os procedimentos adotados nos atendimentos prestados pelo Sempem (Serviço Municipal de Perícias Médicas).
O principal motivo da solicitação é o caso ocorrido com a professora de Educação Infantil Jéssica Carvalho, da Escola Hide Maluf, na Vila Cristina, que relatou que o Sempem lhe teria negado a fornecer laudo médico para ela apresentar no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e pedir afastamento de suas funções.
A professora, que apresenta "parastesia" (caracterizada por formigamento, dormência e dores na mão, no braço e no ombro esquerdo), já foi afastada por 22 dias por um médico ortopedista, diante da gravidade do fato e da impossibilidade de cumprir suas funções.
Diante do exposto, Pedro Kawai indaga à Prefeitura se o Sempem tem conhecimento do ocorrido com a professora e qual é a posição do órgão ante o relato dela. O vereador também questiona quais procedimentos costumam ser adotados para atendimentos dessa natureza, quando foi que se deu esse descaso e qual foi o motivo da negativa do fornecimento, pelo Sempem, do laudo médico para Jéssica.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Pedro Kawai pede redutor de velocidade nos bairros Alto e Mário Dedini

O vereador Pedro Kawai (PSDB) encaminhou a Prefeitura pedido para instalação de redutor de velocidade na rua Dom Pedro I, em frente a creche São Vicente de Paulo, no bairro Alto. 

Segundo o parlamentar, o pedido foi feito por funcionários da creche que relataram ao vereador que alguns motoristas trafegam em alta velocidade no local, colocando em risco a vida das crianças e seus familiares. 

No bairro Mário Dedini, Pedro Kawai solicita a Prefeitura a instalação de lombada ou instalação de redutores de velocidade na Avenida Nair Azzi Pitta, próximo ao cruzamento com a Rua Antonio Bombo Brunello. 

Segundo o vereador, o morador Antonio Aparecido Souza, solicitou a colocação de lombada ou instalação de redutores de velocidade devido à alta velocidade com que passam os carros na via, colocando em risco a vida de crianças que estudam próximo e também os pedestres. As indicações foram encaminhadas a Semuttran.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Pedro Kawai relata preocupação com violência contra idosos

O vereador Pedro Kawai (PSDB) aproveitou o Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta terça-feira, 1º, para destacar sua preocupação em torno da “relação desrespeitosa com os idosos, recorrentes em nossa sociedade”, disse, e também destacou o dever de “denunciarmos onde e quando ela se manifeste”, acrescentou o vereador, que tem longa atuação junto ao trabalho desenvolvido com os idosos no município. 

“Este dia é o momento de refletir sobre aqueles que ainda não recebem atendimento adequado, sofrem maus tratos, são agredidos e roubados, infelizmente, muitas vezes, por pessoas muito próximas, como próprios filhos ou parentes”, escreveu o vereador em artigo encaminhado à imprensa de Piracicaba. Kawai avalia, ainda, que a violência ao idoso está bem próxima de nós. “Mas não estamos com os olhos atentos para percebê-la”, acrescenta o legislador.

No texto, Pedro Kawai salienta que comemorar o Dia Internacional do Idoso é também o momento de agradecer as pessoas que dedicaram parte da vida ao trabalho duro para garantir a subsistência da família e auxiliar no desenvolvimento do país. “E que alcançaram a fase da existência de usufruir ao menos a consideração pública de todos nós”, advertiu o vereador.

O legislador também lembrou que, em Piracicaba, “somos privilegiados”, avaliou, por ter pertinho nós pessoas que se dedicam ao bem-estar desse segmento social, como os coordenadores de grupos de Terceira Idade, a diretoria da Associação dos Grupos de Terceira Idade de Piracicaba (AGETIP), os professores da Secretaria Municipal de Esportes (Selam), que coordenam as atividades como as Olimpíadas da Terceira Idade, encerradas em 20 de setembro, quando o Nipo Piracicaba sagrou-se bicampeão.

“Ser da melhor idade hoje também é como voltar à adolescência, é ser feliz na simplicidade, com a sensação de dever cumprido, saber que chegou a hora de viajar por puro prazer, conhecer pessoas e lugares, como sempre se desejou”, destacou.

Pedro Kawai espera a data, em futuro bem próximo, seja o momento só de comemoração de coisas boas, em que os idosos tenham que se preocupar apenas com os bailes, o convívio entre familiares e amigos, possam curtir os netos e, acima de tudo, sentirem-se na plenitude da vida. “Sem a dor de um momento de desamparo, sob os olhos céticos de uma sociedade que simplesmente os esqueceu”, finalizou.

Semuttran será homenageada pela Câmara

A campanha "Sinal aberto pra vida", da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), foi lançada oficialmente no último dia 18. O objetivo, segundo o titular da pasta, Jenival Dias Sampaio, é criar uma parceria entre condutores e pedestres, para que entendam a importância da corresponsabilidade na preservação da vida de todos.

Diante da importância de tal iniciativa, a Câmara aprovou na reunião ordinária desta quinta-feira (3) a moção de aplausos 194/2013 à Semuttran em virtude da criação da campanha. A homenagem, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), será entregue a Jenival e ao diretor de tráfego da pasta, Jorge Akira.

A campanha abordará quatro temas durante um ano, chamando a atenção de públicos distintos (pedestres e condutores) através de uma abordagem positiva, sem investir no medo como argumento de convencimento. A primeira fase da campanha terá como público-alvo os pedestres, com o objetivo de diminuir o número de acidentes registrados no município.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, em média seis acidentes de trânsito são registrados por dia em Piracicaba. Neste ano, de janeiro a junho, 20 pessoas morreram em decorrência desses acidentes ––no total, 1.142 casos foram registrados.

Kawai cobra da CPFL explicações sobre quedas constantes de energia

O vereador Pedro Kawai (PSDB) cobra da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) explicações sobre as causas das constantes quedas de energia registradas nos últimos meses no bairro Castelinho e no Centro.

Moradores e comerciantes procuraram o gabinete do parlamentar e relataram a preocupação com as frequentes interrupções no fornecimento de energia. Essas quedas constantes têm provocado estragos em aparelhos eletrodomésticos.

No requerimento 1.061/2013, aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (3), Pedro Kawai questiona se a CPFL já detectou o motivo das quedas e oscilações de energia corriqueiras em ambos os bairros e quais as medidas que estão sendo tomadas para providenciar o conserto da rede elétrica.

O vereador também pergunta se existe alguma central de atendimento às pessoas que desejarem relatar ou reclamar sobre possíveis prejuízos. Vale ressaltar que, em caso de queima ou dano de aparelhos eletrodomésticos por queda ou oscilações de energia, a responsabilidade pelo ressarcimento é da empresa fornecedora de energia.