O mês de janeiro, marcado por chuvas intensas, é de transtorno no bairro Altos da Pompéia. Estabelecido em meados da década de 90, o loteamento na região Leste de Piracicaba não conta com sistema de canalização pluvial e a cada temporal ocorre o acúmulo de água nas vias públicas. Mesmo o problema sendo antigo, nunca houve uma medida efetiva do poder público.
Funcionário público estadual, Paulo Herculano reside desde 1997 na rua Olênio de Arruda Veiga, uma das afetadas pela falta de galerias de água. Somente em 2013 ele apresentou quatro protocolos na Semob (Secretaria Municipal de Obras), de abril a julho. No entanto, não recebeu qualquer parecer da prefeitura. “Quando a chuva é muito forte, a água chega a um metro de altura”, disse Herculano, ao citar os riscos para crianças e idosos da região ao atravessarem as ruas.
Uma das preocupações também está com o assoreamento do ribeirão Piracicamirim, que recebe todo o escoamento da chuva vinda das ruas João Stella Júnior, Dino de Toledo Stella, Victório Ângelo Cobra e Olênio de Arruda Veiga. A questão foi constatada na tarde desta sexta-feira, 17, pelo vereador Pedro Kawai (PSDB). “Se continuar desta forma, com mais duas ou três enxurradas, há sérios riscos de o asfalto ceder”, declarou o parlamentar.
Kawai já havia apresentado, em julho, o requerimento 796/2013. Em 29 de agosto, recebeu a resposta da prefeitura, assinada pelo secretário de Governo, José Antônio de Godoy. O Executivo reconheceu o problema e informou ter feito reparos em sarjetas e construído canaletas. “Por trata-se de estudos de todo o bairro, há necessidade de incluir a solicitação nos estudos do Plano Municipal de Drenagem para análise”, esclarece a resposta.
O vereador quer saber como está o encaminhamento dos pedidos na Secretaria de Obras e vai agendar uma reunião com o responsável pela Pasta, o secretário Arthur Ribeiro. A intenção é verificar se a prefeitura já incluiu o bairro no plano de drenagem e se é possível resolver as questões prioritárias. “Fazer uma galeria pluvial exige um orçamento alto e planejamento mais detalhado, mas a canalização requer maior urgência”, completou Kawai, que irá solicitar a construção de bocas de lobo.
Quem reafirma a necessidade de intervenções é Nivaldo Beto da Silva, proprietário da Mercearia Pompéia e morador há sete anos do bairro. “A gente precisa da galeria o mais rápido possível. Sábado passado, 11, quando choveu forte, a rua ficou tomada por água. Outro dia eu até filmei a situação, para caso alguém queira ver e precisemos de comprovação”, disse o comerciante.
Silva aproveitou a visita do vereador para reforçar a necessidade de lombada na rua João Stella Júnior, outro reivindicação antiga que até motivou abaixo-assinado dos moradores, encaminhado no segundo semestre à prefeitura. Kawai fará uma indicação ao Executivo.
Texto: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Nenhum comentário:
Postar um comentário