O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na tarde de ontem (20), do debate público sobre os benefícios que o projeto de extensão da Hidrovia Tietê-Paraná e sua conexão comum a ferrovia, através de um porto em Ártemis,vão trazer à Piracicaba e região na questão logística.
Segundo Kawai, um dos pontos destacados foi à questão da redução do custo do frete no transporte de cargas e os benefícios para a mobilidade urbana e a saúde pública ao se retirar caminhões das rodovias.
Durante o seminário, o diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, Casemiro Tércio Carvalho, apresentou os projetos de construção do porto e da ativação de uma linha férrea de Ártemis até Taquaral, e de Taquaral até a cidade de Nova Odessa. Também foi apresentando os benefícios do transporte hidroviário a nível estadual e nacional.
A previsão é que o porto e a ferrovia comecem a operar em 2017, junto à hidrovia. O Estado vai fazer a concessão de operação do terminal hidroviário de Ártemis e da ferrovia a uma empresa ou um consórcio. Isso porque, atualmente, só utilizam a hidrovia as empresas que possuem seus próprios comboios. “A concessionária poderá cobrar uma tarifa máxima, autorizada pelo poder público, para embarcar cargas de terceiros, cargas daqueles que vão precisar transportar uma vez no ano. Dessa forma, vai poder haver competitividade”, informou Carvalho.
A Hidrovia é um erro, pois serão somente 45 Km de extensão para 6mil hectares de áreas inundadas e desapropriadas, custando 670 milhões para a população. Sou a favor sim desta distancia se converter em ferrovia onde o custo é de 10% do valor total, sabendo que as áreas de ferrovia já são de uso da União então não tem desapropriação.
ResponderExcluir