O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve na manhã desta quarta-feira (23), na entrega oficial do novo posto do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros, localizado à Avenida Monsenhor Martinho Salgot, no bairro Vila Areão. A solenidade contou com a presença do prefeito Gabriel Ferrato, do coronel PM Roberto Rensi Cunha, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e de demais autoridades.
De acordo com o comandante dos postos dos Bombeiros, tenente Alexandre Garcia Vieira, o quartel conta com 28 bombeiros atuando em regime de prontidão, divididos em três equipes de serviço para atendimento de emergências nas áreas de abrangência dos bairros da região norte, como Santa Teresinha, Vila Rezende, Bosques do Lenheiro, Santa Rosa e Distrito de Ártemis. “O novo endereço nos beneficia em até dois minutos para chegar à ocorrência. Estamos em uma via de trânsito rápido e o deslocamento se torna mais eficaz”, explicou.
Foram investidos cerca de R$ 1 milhão pelo município que também doou o terreno de 2.630 m² para a construção do prédio com 600 m². O espaço comporta garagem para quatro viaturas, alojamento para comandante, alojamento para cabos e soldados, alojamento para sargento, uma sala de aula, dois almoxarifados, recepção, sala da administração, cozinha, refeitório, área de serviço, banheiros e vestiários para funcionários e espaço para armazenar material de resgate.
Para o vereador Pedro Kawai "a nova unidade está melhor localizada e com potencial de abrigar viaturas e tropa para atender com eficiência a população, inclusive os bairros novos e o Distrito Industrial". As novas instalações estão equipadas com uma viatura para resgate, uma viatura para incêndio e, na solenidade de amanhã, haverá a entrega de mais uma viatura de resgate, equipada com desfibrilador externo automático (DEA), serra sabre para ações de desencarceramento e oxímetro de pulso, bem como demais equipamentos para o suporte básico da vida.
Sobre o 16º GB – No dia 1º de agosto de 1956, quando Luciano Guidotti era prefeito de Piracicaba, foi instalado o Destacamento de Bombeiros, na Av. Dr. Paulo de Moraes, nº 2021, bairro Paulista, tendo como primeiro-comandante o 3º Sargento da Força Pública Jobed Furquim de Moraes (in memorian).
A instalação do Destacamento resultou do anseio da sociedade, após um grande incêndio que destruiu a Casa Munhoz, localizada à Av. Armando de Salles Oliveira esquina com a Rua Morais Barros.
Em dezembro de 1969, com a inauguração do prédio pertencente ao estado, denominado USI (Unidade de Segurança Integrada), o Destacamento foi transferido para a Rua Américo Vespúcio, nº 300, bairro Algodoal, tendo como comandante o então 2º Tenente PM Silas Varela Sendin (atual coronel da reserva), subordinado ao 2º Subgrupamento de Bombeiros da cidade de Campinas. Na época, Cássio Paschoal Padovani era o prefeito de Piracicaba.
O convênio entre o estado e o município de Piracicaba, assinado em 18 de agosto de 1970, durante a administração do prefeito Cássio Paschoal Padovani, permitiu que o Corpo de Bombeiros alcançasse um bom estágio de desenvolvimento.
Em 28 de maio de 1976, pelo Decreto 7.289, foi inaugurado o 3º Subgrupamento de Incêndio, subordinado ao 7º Grupamento de Incêndio de Campinas, abrangendo as Seções de Combate a Incêndios de Limeira, Americana e Araras, enquanto que o Quartel de Piracicaba atendia a 14 municípios vizinhos, a saber: Tietê, Conchas, Cerquilho, Laranjal Paulista, Anhembi, São Pedro, Águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, Torrinha, Capivari, Rio das Pedras, Mombuca e Rafard.
Em 26 de junho de 1989, pelo Decreto 29.911, de 12 de maio de 1989, foi criado o 16º Grupamento de Incêndio, em Piracicaba, ficando o Corpo de Bombeiros desligado administrativamente de Campinas, quando o Major PM Hugo Massotti Júnior foi empossado interinamente no comando. A cidade contava com dois postos para atendimento à população: 1º Posto de Bombeiros, no bairro Algodoal, situado à Rua Américo Vespúcio, nº 300, e o 2º Posto de Bombeiros, na Vila Monteiro, situado à Avenida Independência, nº 2512.
Em abril de 2013, foi inaugurada a nova Sede Administrativa do 16º Grupamento de Bombeiros, sito à Rua Almirante Barroso, nº 549, bairro São Judas, em Piracicaba, constituindo-se num Comando Regional de Bombeiros, coordenando os serviços da cidade e de Limeira, Araras, São Pedro, São Carlos, Pirassununga, Porto Ferreira, Leme, Rio Claro, Capivari e Brotas, além de outros 24 municípios circunvizinhos.
Atualmente, o 16º Grupamento de Bombeiros está subdividido em três Subgrupamentos de Bombeiros: 1º Subgrupamento, com sede em Limeira, constituído por três Postos de Bombeiros (dois em Piracicaba e um em Limeira) e três Bases de Bombeiros (Limeira, Capivari e São Pedro); 2º Subgrupamento de Bombeiros, com sede em Rio Claro, tem quatro Postos de Bombeiros (Rio Claro, Araras, Pirassununga e Leme); 3º Subgrupamento de Bombeiros, com sede em São Carlos, tem dois Postos de Bombeiros (os dois em São Carlos) e duas Bases de Bombeiros (Brotas e Porto Ferreira).
Em 23 de abril de 2014, será inaugurado o novo Posto de Bombeiros de Piracicaba, situado à Avenida Monsenhor Martinho Salgot, nº 320, Vila Areão, em substituição ao Posto de Bombeiros da Vila Algodoal. E, em 1º de agosto de 2014, o 16º Grupamento de Bombeiros comemorará 58 anos de instalação dos serviços de bombeiros no município de Piracicaba.