A nova redação ao projeto lei 5/2014, aprovada na reunião ordinária de quinta-feira (10), institui o Dia Municipal dos Ostomizados no calendário oficial de eventos de Piracicaba. Por sugestão do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor da propositura, a data será comemorada em 16 de novembro.
A ostomia é uma cirurgia que abre uma passagem no abdome, chamada ostoma, para a saída de fezes e urina. É realizada em pessoas com perfuração no abdome, como ferimentos a bala, ou em casos de câncer no reto, intestino grosso ou na bexiga. Como o paciente não elimina normalmente as fezes e a urina, ele precisa de uma bolsa coletora dos dejetos, que fica ligada ao ostoma. Que passa pelo procedimento é chamado de ostomizado.
Existem mais de 30 causas que podem levar a ostomia. O maior causador é o câncer no intestino grosso ou delgado e na bexiga, normalmente nesses casos o procedimento é irreversível. Algumas pessoas também podem ser ostomizadas após traumas nesses órgãos ou acidentes. Em alguns casos, é possível reversão.
“Até pouco tempo aprovamos projetos de minha autoria que visam maior acessibilidade e reconhecimento às pessoas ostomizadas, demonstrando que cada vez mais as autoridades municipais estão se sensibilizando para a construção de políticas públicas que incorporem as pessoas ostomizadas”, diz Kawai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário