O vereador Pedro Kawai (PSDB) homenageou os escoteiros Kim Nehring, Otávio Augusto Detoni de Oliveira Moura e Jaqueline Carvalho Schiavuzzo pelo Dia do Escoteiro, em reunião solene na Câmara na tarde deste sábado (12), que reuniu integrantes dos grupos Piracicaba 165, São Mário 144 e Tamandaré 201.
O Dia Mundial do Escoteiro é comemorando no mundo em 23 de abril, em alusão ao patrono do movimento, São Jorge. A Câmara lembra a data desde 2011, a partir de decreto de autoria do ex-vereador José Pedro Leite da Silva (PR). Kawai solicitou a realização da solene por meio do requerimento 31/2014. No ano passado o parlamentar também promoveu a comemoração na Casa de Leis.
Criado na Inglaterra em 1924 por Robert Baden-Powell (1857-1941), o escotismo desenvolve, com a colaboração de adultos, trabalhos de educação continuada com crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. São 40 milhões de membros no mundo, 80 mil no Brasil e 250 em Piracicaba.
“O que seria do mundo, do Brasil e da sociedade piracicabana sem o trabalho dos escoteiros?”, indagou Kawai no início do pronunciamento. Acompanhado dos presidentes dos três grupos, o vereador assinou o pacto escoteiro, cujas premissas visam ao engajamento de forças políticas em prol do movimento. “Que todos possam transmitir os ensinamentos a quem está fora do escotismo, pois aprendo a cada encontro com vocês”, disse o parlamentar.
Os homenageados deste ano foram Kim Nehring, que ingressou no movimento em 2002 pelo ramo Lobinho, realizou a promessa escoteira em 2004 e, em 2006, conquistou a insígnia Cruzeiro do Sul; Otavio Augusto Detoni de Oliveira Moura, que iniciou como lobinho em 2008 e hoje busca a conquista do distintivo Lis de Ouro, o mais alto no ramo aos jovens; e Jaqueline Carvalho Schiavuzzo, escoteira desde 2010 e hoje monitora e integrante da tropa sênior.
Ao citar o primeiro artigo da Lei Escoteira, o chefe Gimerson Moura, que preside o grupo Piracicaba 165, fez a leitura da promessa escoteira. Ele lembrou que os escoteiros assumem um compromisso de vida com um código de ética. “A honra para o escoteiro é ser digno de toda a confiança”, declarou. Após o seu pronunciamento, os presentes entoaram o Hino Alerta (Rataplan). Ao final do evento, os presentes cantaram a Canção da Despedida, com os braços entrelaçados.
Dos grupos da cidade participaram da solenidade Daniel Thomé, presidente do São Mario, Lia Scarpari, que preside o Tamandaré, e Silvestre Dílio, vice-presidente do Piracicaba 165 que também representou o vereador Paulo Camolesi (PV). Dílio fez uso da tribuna e solicitou que, em pé, os jovens fizessem uma salva de palmas para saudar a maior comunidade de jovens do mundo.
O capitão Silas Romualdo, comandante da Guarda Civil de Piracicaba, enalteceu a atuação dos três grupos de Piracicaba. “Se me perguntassem o que é o escotismo, eu iria que é um movimento que contribui profundamente para a formação do caráter do jovem”, declarou. Além dele, a cerimônia foi acompanhada pelo subtenente Jorge Luiz e pelo sargento Renan Paes, ambos do Exército Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário