Patrono do Centro de Educação Digital do bairro Jupiá, Francisco Garcia nasceu na zona rural de Mombuca, quando ainda era distrito de Saltinho. Ao mudar-se a Piracicaba, na Paulicéia, envolveu-se na comunidade da Igreja Imaculada Coração de Maria, onde estudou no cursilho. No final da década de 1970, mudou-se com a família na comunidade que, nesta sexta-feira (26), o acolheu com uma homenagem que perpetuará seu nome ligado àquilo que defendeu até falecer em setembro de 2011: a educação.
“Meu pai era autodidata, e, dentro das possibilidades e ferramentas que tinha, procurava se informar, aprender e, mais ainda, transmitir a quem pudesse”, conta José Francisco Garcia, um dos quatro filhos do Chico, como era carinhosamente chamado. “Temos um orgulho muito grande e uma imensa alegria por esta homenagem porque sei que, de onde estiver, meu pai estará feliz em ver crianças estudando”, acrescentou.
A denominação foi uma iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), a pedido do líder comunitário Augusto Pino. “Quando o Chico chegou nesta comunidade, não tinha praticamente nada, mas ele foi um dos pioneiros aqui”, relembra Pino. “É uma homenagem muito justa a uma pessoas que, desde que chegou ao Jupiá, lutou por melhorias nesta comunidade.”
O vereador Pedro Kawai destacou a política de Educação do município de Piracicaba, “que tem se tornado referência no Brasil, principalmente pela qualidade com que tem sido desenvolvida”, disse ele. “A gente vê que a Administração se preocupa, de fato, com as nossas crianças e tem proporcionado escolas com excelentes estruturas de ensino”, enfatizou.
O Centro de Educação Digital Francisco Garcia está instalado em um prédio anexo à Escola Municipal Prof. Vilma Leone Dal Pogetto, no bairro Jupiá. Com 27 computadores, o espaço oferece dois laboratórios: o primeiro voltado ao acesso à internet e o segundo para a realização de diversos cursos de informática. “Mas a nossa preocupação é possibilitar o estudo para toda a comunidade, envolvendo tanto as crianças e adolescentes em idade escolar quanto os adultos que já saíram da escola”, observou a secretária municipal de Educação, Ângela Correa.
Durante a inauguração o prefeito Gabriel Ferrato lembrou que a inauguração de centros de educação digital tem sido realizada desde o período em que ele era secretário de Educação, no governo passado, do ex-prefeito Barjas Negri. “Estamos dando continuidade a esta política, que tem dado certo, porque observamos a importância nos dias de hoje que as pessoas têm em saber mexer em um computador e ter acesso à internet.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário