A Câmara de Vereadores de Piracicaba, em iniciativa do primeiro secretário da Mesa Diretora, Pedro Kawai (PSDB), por força do requerimento 07/2014, conforme decreto legislativo 07/2001 promoveu na noite desta quarta-feira (25) a reunião solene que marca o Dia Municipal do Leonismo, onde foram contempladas cinco personalidades: João Carlos Holland Correa (Independência), Maria Dirce Fernandes Lacorte (Centro), Regina Aparecida Bartolomucci Angeli (Leste), Rosana Zoega Martins da Silva Fonseca (Independência) e Sônia Costa Brejão (Campestre).
A solenidade transcorreu-se nas dependências do salão nobre da Câmara “Prof. Helly de Campos Melges”, às 20h00, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net, TV Digital, canal 60.1 UHF e pela rede mundial de computadores, a internet, no site eletrônico camarapiracicaba.sp.gov.br
O evento também comportou a entrega de moção de aplauso, de autoria do vereador Pedro Kawai em homenagem ao Lions Clube Centro, pelos 60 anos de fundação.
Na formação diretiva da mesa diretiva dos trabalhos, o autor da solenidade e presidente dos trabalhos da noite, o primeiro secretário da Mesa Diretora, o vereador Pedro Kawai; governador do Lions Distrito LC3 – Elia Youseff Nader, que também fez a leitura bíblica na abertura da solenidade; presidente do Lions Club Piracicaba – Leste, Sylvana Zein; presidente do Lions Clube Centro, Luiz Afonso Vilela; presidente do Lions Clube Campestre, Ronaldo Ivan Silveira e o presidente do Lions Club Independência, Elizer Totti.
O vereador Pedro Kawai abriu o ciclo de discursos da noite falando da satisfação, pela terceira vez, que teve a oportunidade de realizar uma solenidade para homenagear leões e domadoras e, reiterou que deverá chegar o dia em que assumirá a responsabilidade de se integrar ao Lions e, pertencer à uma entidade, que leva as pessoas a não pensar em interesses individuais e, sim atuar sempre em defesa do próximo.
E reconheceu que não se pode ir longe sem olhar no outro. Também falou do crescimento de sua paixão pelo Lions, onde conviveu com pessoas que sempre foram referências na sua formação, o que lhe confere muita satisfação, na realização da solenidade, com ênfase em quem trabalha com o próximo.
Lembrou que tudo começou com a visão de uma pessoa, onde cada um coloca os seus talentos para servir a comunidade, no que usará como norte, em pról de uma sociedade melhor. Também lembrou da ex-vereadora Cida Abe, que iniciou as homenagens na Câmara. “Que possamos usar isso como linha de conduta, tendo visão do empreendedorismo do bem. Se o homem não serve para servir não serve para viver”, disse.
O governador do Lions Distrito LC3, Elia Youseff Nader agradeceu a todos da Câmara pela sensibilidade das homenagens que anualmente acontece na Casa de Leis. Falou do motivo de honra ao estar na solenidade e, comemorar com as pessoas indicadas por seus clubes. Também destacou o criador do Lions para lembrar que de fato o vereador Pedro Kawai já pratica o leonismo.
Além de focar o trabalho da entidade em prol dos que mais necessitam. Disse que os reais objetivos é servir ao próximo. Lembrou que muitas vezes o poder público tem dificuldades de atender a todas as demandas da sociedade, o que reforça o trabalho dos Lions, em localidades que o poder público não consegue contemplar. “Ser leão é servir. Estar mais próximo às necessidades do povo”, disse.
Nader destacou os cinco homenageados da noite, comentando sobre suas atuações no resgate da alta estima, fazendo com que as pessoas se sintam importantes no seu dia a dia, além de saciar a fome do cidadão. Também falou da doação e do amor de cada um, utilizando de sua parte ocupacional, em ajuda ao próximo. “O povo de Piracicaba, através da Câmara é que presta esta homenagem, o que denota o crescimento do voluntariado”, disse.
Sylvana Zein falou em nome dos Lions Clube, destacando a criação do leonismo, que surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, num trabalho em prol do exercício da cidadania e, que completa 69 anos em Piracicaba. Também citou o papel da ex-vereadora Cida Abe, na criação da solenidade, bem como destacou o critério de escolha que pautou os clubes, ao indicar pessoas que se despontam no setor social. E, finalizando suas considerações, ponderou sobre o crescimento das mulheres. No que parabenizou a todos os contemplados.
Sônia Costa Brejão, do Lions Club Campestre falou em nome dos homenageados da noite e, destacou o papel da missão do Lions em melhorar o mundo, por fraternidade, educação de nossos filhos e se preocupar com o meio ambiente, onde se buscará o mundo, na pratica do lema do fundador, que se pauta no servir, se constituindo em agentes de transformação, buscando paz e fraternidade no mundo.
Na sequencia da solenidade, ganhou destaca a leitura do texto da moção de aplauso. O vereador Pedro Kawai falou da dificuldade de uma empresa ou entidade se firmar no dia a dia. E, destacou o papel da entidade nestes 60 anos em prol de servir ao próximo. Falou da condição legítima de representar toda cidade. No que reconheceu o esforço e dedicação de cada um. "Não basta pensar individualmente e, sim pensar no coletivo", no que desejou felicitações ao integrantes do Lions Centro. O presidente, Luiz Afonso Vilela, juntamente com todos os demais integrantes da entidade participaram do recebimento da moção.
Homenageados
João Carlos Holland Correa (Lions Clube Independência) – nasceu em Piracicaba em 06 de outubro de 1963. Filho de Mary Holland Correa e João Ferraz Correa. Casado com Celis Regina do Valle Holland Correa. Empresário há 30 anos, proprietário da empresa Vidros Piracicaba. Ingressou no Lions Clube de Piracicaba – Independência em 2001. Em 14 anos de Clube, apadrinhou 10 novos companheiros, dos quais sete são ativos até hoje. É companheiro Melwin Jones desde 2011. Presidente 100% por dois anos. Ano de 2009 a 2010 e ano de 2010 a 2011. Tesoureiro de 2004 a 2005. Diretor de eventos de 2013 a 2015. Faz parte também como vice-presidente da Associação Ilumina, onde participa ativamente.
Maria Dirce Fernandes Lacorte (Lions Clube Centro) – Nasceu em 1939. filha de Eduardo Fernandes Filho (in memorian) e Maria Benedita Silveira Fernandes (in memorian), os quais foram membros atuantes por mais de 20 anos do Lions Clube Piracicaba – Centro. Viúva, tem quatro filhos: Mário Celso, Maria Teresa, Paulo Eduardo e Ari José, oito netos e dois bisnetos. É professora de matemática, formada pela USEC, São Paulo. Dedicou-se em cursos de arte e música na escola de música de Piracicaba, e com sua irmã Regina montou uma escola de música e artes para crianças. Veio a ser diretora por dez anos do “Ballet Studio 415”, onde também fazia figurinos e cenários, ensinava desenho aos alunos de ballet. Ainda antes da aposentadoria passou a dedicar-se à pintura, especialmente aquarela.
Regina Aparecida Bartolomucci Angeli (Lions Clube Leste) – Nasceu em Ribeirão Preto, em 20 de abril. E, reside em Piracicaba desde 1967. Casada com Jose Mario Angeli, tem três filhos: Andréa, Marcelo e Juliana e sete netos. Formou-se no magistério pelo Instituto de Educação Otoniel Mota, na sua cidade natal. Participa das atividades do Lions Clube Piracicaba-Leste desde sua fundação em 1968, como domadora. Em 2013 foi empossada companheira Leão e faz parte da atual diretoria como terceira vice-presidente. Atua como voluntária na Escola de mães Profa. Branca Motta de Toledo Sachs, há 45 anos e há três anos assumiu a presidência da entidade. Tem participação ativa, como voluntária, na festa das nações, desde sua primeira realização. Em 2001, na Escola de Mães, assumiu a Barraca Café das nações onde é uma de suas coordenadoras.
Rosana Zoega Martins da Silva Fonseca (Lions Clube Independência) – Nasceu em São Paulo, mas é piracicabana de coração. Filha de Darci Martins da Silva e Sônia Conceição Zoega Martins da Silva. Casada com José Eduardo da Fonseca, tem três filhos: Conrado, Vitor e Giordano. Formada na Universidade Metodista de Piracicaba, professora de biologia e ciências da natureza, com 25 anos de magistério. É companheira leão e vem atuando no Lions Clube de Piracicaba Noiva da Colina desde o ano de 2013, em ações educativas e culturais junto a crianças e adolescentes. Aprecia conhecer novos lugares e culturas diferentes. Gosta muito de animais e apóia e se envolve em causas em defes dos animais. Valoriza as boas amizades e adora estar entre os seus familiares.
Sônia Costa Brejão (Lions Clube Campestre) – Nascida em São Paulo, no dia 20 de maio de 1948. Veio para Piracicaba em 1959. Cursou o magistério na Escola Normal “Prof. José de Mello Moraes”. Casou em 1966 e foi morar em Santo André onde residiu até o ano 2000. Viúva, tem três filhos: Fábio, Lívia e Heloisa e uma neta. Lá, sempre prestou serviços voluntários na creche Amélia Rodrigues, exercendo as mais diversas funções, desde arrecadação de fundos até vice presidente. Em 2000 retornou para Piracicaba e em 2005 ingressou no Lions Clube Piracicaba – Campestre onde foi secretária e atualmente atua como tesoureira. Membro ativa nas atividades arrecadadoras do clube, sempre pronta a servir.