Dentre muitas entidades piracicabanas que ajudam crianças e adolescentes quanto à proteção e tutela do Estado, está o Lar Franciscano, fundado pelos Frades Capuchinhos em 4 de outubro de 1952. Se tornou uma ONG em 2009 implantando ações educativas com noção de cidadania, uma vez que as crianças e adolescentes são sujeitos de direitos em situação peculiar de desenvolvimento e que estão abrigados por medida protetiva, provisória e excepcional, com direito de retorno à família, desde que as condições adequadas de convivência se restabeleçam.
O funcionamento da entidade garante o atendimento das necessidades de moradia, alimento, saúde, vestuário, transporte e escola. Histórias com violência e violações de direitos necessitam de cuidados específicos, por isso, um dos projetos do Lar, denominado como “Alento”, visa atendimento psicoterapêutico para todas as crianças e adolescentes. Outra parte do público acolhida pela instituição que corresponde a 45% estão em acolhimento por longa permanência, com deficiências intelectuais e múltiplas adquiridas por negligencias maturacionais, ambientais, educacionais e orgânicas.
Para atender essa demanda específica, os educadores que atuam com crianças e adolescentes com deficiências severas necessitam de capacitação continuada, sendo necessário o então projeto “Capacitação e Supervisão Continuada”.
Esses projetos apresentam custos elevados devido às suas peculiaridades, portanto, quem quiser contribuir, as doações através do Imposto de Renda ao Fumdeca podem ser de até 6% (pessoa física) ou 1% (pessoa jurídica). Com a ajuda ao fundo municipal, o contribuinte ajuda a promover educação, saúde, recreação, esporte, cultura, lazer e profissionalização para milhares de crianças e adolescentes carentes de Piracicaba. O vereador Pedro Kawai esteve em visita na entidade para conhecer mais sobre os projetos e salientou a importância dos profissionais capacitados para a prática de atividades com crianças especiais. O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca) é um recurso criado para promover ações que garantam os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que direciona as verbas para as instituições beneficiadas. Mais informações no CMDCA pelos telefones (19) 3434-0461/ 3434-7137 ou ainda na sede da entidade, localizada na rua Joaquim André, 895 – Centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário