A vacina HPV Quadrivalente está sendo aplicada, também, nos meninos de 12 a 13 anos de idade. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. O plano do governo federal é ampliar gradativamente a abrangência do público-alvo até 2020, quando serão atendidos meninos de nove anos a 13 anos de idade. A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.
A definição da faixa-etária para a vacinação visa a proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. Também podem ser vacinados os homens 14 a 26 anos de idade, vivendo com HIV/Aids.
A vacina para os meninos foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação deste ano. Em Piracicaba, ela está disponível nas unidades de Saúde da Atenção Básica - UBS e Centro de Referência em Atenção Básica (CRAB), das 8 horas às 15 horas e no Programa de Saúde da Família (PSF), das 8 horas às 16 horas.
Quantidade
O público-alvo em Piracicaba é: meninos de 12 ano de idades: 2.908. Meninos de 13 anos de idade: 2.919. A meta, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é a cobertura de 80% desse total. A Secretaria também informou que a mesma vacina continua disponível para meninas de nove anos a 14 anos de idade, que ainda não tiveram a oportunidade de receber a dose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário