FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Grupo de patinadores busca espaço para ampliar prática de esporte



Eles se reúnem aos fins de semana para a prática de patins e, diante do crescimento do grupo, buscam um espaço mais amplo para o desenvolvimento desse esporte de velocidade e equilíbrio. Na noite desta sexta-feira, 31, convidaram o vereador Pedro Kawai (PSDB) para acompanhar as atividades e apresentar mais detalhes sobre a questão.

Estudante de arquitetura, Tuany Inari Junqueira Kondo, de 25 anos, explicou que o grupo Patins Piracicaba começou com quatro pessoas, que percorria a avenida Cruzeiro do Sul, no bairro Nova Piracicaba. O trecho, no entanto, apresenta problemas: há galhos e resíduos das árvores e o desrespeito dos motoristas. Outra questão é a grande frequência de veículos de autoescolas.

Estimado atualmente em 100 integrantes, o Patins Piracicaba congrega de jovens a idosos. O local que hoje serve para os encontros é o ginásio municipal do bairro Pauliceia e foi cedido pela Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), mas gera incômodos porque a localização é de difícil acesso. “O espaço é legal, mas não comportará o nosso crescimento”, explica Tuany, ao citar que pais evitam levar as crianças em função de eventuais consumos de drogas nas redondezas.

Segundo o programador Rafael Matsuoka, de 31 anos, o secretário João Francisco Rodrigues de Godoy já ouviu as demandas do grupo. Após a conversa, a Selam cedeu a quadra da Pauliceia, na rua Idalina, s/nº, às sextas-feiras, das 18h às 21h, aos sábados, das 15h30 às 17h, e aos domingos, das 10h às 12h. Para Matsuoka, o ideal é um local maior, bem localizado, coberto e com piso e iluminação adequados. “Piracicaba precisa desta vertente. Há várias áreas de lazer na cidade, mas que contemplam mais a caminhada, a bicicleta ou o skate. Queremos ser incluídos.”

Apesar de inicialmente idealizar a construção de área própria, o grupo também se diz favorável a adequação de espaços existentes, desde que a infraestrutura respeite as exigências do esporte para usuários iniciantes e avançados, e contemple várias modalidades. Como sugestão, eles apresentaram o Parque da Rua do Porto João Herrmann Neto, a área próxima à pista de skate, a Estação da Paulista, o Centro de Eventos Multiuso (em construção na Vila Fátima) e os varejões espalhados pelos bairros.

Kawai irá agendar uma conversa com a Selam para amadurecer as ideias e verificar as melhores possibilidades para o crescimento do grupo. Ele lembrou que a construção de qualquer área deve contar com dotação orçamentária do município. “Entendo a importância desta reivindicação e irei batalhar pelo grupo. Sou favorável a um espaço fixo, mesmo que compacto, mas acessível”, destacou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário