FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Kawai conhece projeto “Consultório na Rua” em Curitiba

O vereador Pedro Kawai (PSDB), acompanhado do secretário Municipal da Saúde Pedro Antônio de Mello visitou, na manhã desta quarta-feira (19), o Departamento de Atenção Primária à Saúde (DAPS) do município de Curitiba com objetivo de conhecer o projeto “Consultório na Rua”, desenvolvimento por meio de convênio com o governo federal.

O parlamentar foi recebido pelo diretor do Paulo Poli Neto e pela psicóloga e coordenadora do projeto Adriane Wollmann que fizeram uma breve explanação do funcionamento do programa em Curitiba e também apresentou ao parlamentar e ao secretário de Piracicaba toda estrutura administrativa para a implantação do Consultório na Rua.

Vereador Pedro Kawai e Secretário Pedro Mello
De acordo com Adriane só no ano passado, as equipes do Consultório na Rua, formadas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal e enfermagem realizaram mais de 13,6 mil atendimentos no trailer que percorre Curitiba. A coordenadora informou ainda que o município tem aproximadamente 4 mil moradores de rua e o DAPS conta com quatro equipes que diariamente atende os moradores das 09 às 22 horas.

Adriane Wollmann, Paulo Poli, Pedro Mello, Pedro Kawai,
Elisa Usbert e Fernanda Delbaje
Adriane lembrou ainda que o projeto luta contra o preconceito, a exclusão social e a resistência dos próprios moradores de rua. “Cada resultado, por menor que seja, para nós é gratificante. Às vezes é complicado encaminharmos essa população para unidades de saúde por que se recusam a ir. O trailer aumenta as nossas possibilidades de atendimento”, afirmou Adriane.


Para Kawai, o projeto é uma possibilidade de resgatar a cidadania e a autoestima dessas pessoas, recriando vínculos. “Programa de atendimento médico e psicológico importantíssimo e necessário, não somente pela saúde mas principalmente pelo resgate da cidadania dessas pessoas”, afirmou vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário