O Dia Municipal do Leonismo, foi comemorado na noite do último sábado (23/03), em Reunião Solene de iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB). Na ocasião foram homenageados representantes dos seis Lions Clube de Piracicaba.
Receberam o diploma de reconhecimento de mérito da Câmara Glória Porvenzano Falcone (Lions Clube Independência), Lecy Fátima Sutto Neder (Lions Clube Campestre), Neide Maria Zulini Lungatto (Lions Clube Vila Rezende), Érico do Amaral (Lions Clube Leste), José Eduardo da Fonseca (Lions Clube Noiva da Colina) e Luiz Afonso Vilela ( Lions Clube Centro)
A solenidade que foi presidida pelo vereador Pedro kawai, contou com a presença do vice-prefeito, João Chaddad; do procurador Geral do município, Claudio Bini; do vice-governador do Distrito LC3, Eduardo Jacob; presidente do Lions Clube Campestre, Maria Odete Ferraz Pinassi, Ângelo Frias, presidente da ACIPI e da ex-vereadora Aparecida Gregolin Abe, autora da propositura de instituição do Dia Municipal do Leonismo.
Fizeram uso da palavra a presidente do Lions Clube Campestre, Maria Odete Ferraz Pinassi; o vice-governador do Distrito LC3, Eduardo Jacob; o vice-prefeito João Chaddad, Ângelo Frias e Caludio Bini.
Eles falaram da importância do trabalho voluntário realizado pelo Lions Clube e dos programas de apoio á sociedade, das mudanças que entidade tem passado para se adequar aos novos tempos deixando de ser apenas assistencialista.
O vereador Pedro Kawai, falou da satisfação de estar homenageando uma instituição conceituada e respeitada como o Lions Clube, que não tem fins econômicos e que através do seu propósito fundamentados no Código de Ética do Leão, não tem poupados esforça para ajudar ao próximo.
Kawai, também falou da importância do Lions na Sociedade organizada, como instituição atuante não só no campo filantrópico, mas também na preservação de valores como o caráter, família, respeito mutuo, bom senso, educação e cultura.
“O leões e domadoras se encaixam perfeitamente na definição de voluntario, que são os seres humanos que nos ensinam o quanto é importante trabalhar em prol de alguém ou de algum segmento, que só recebe como recompensa um sorriso, abraço ou nada, além disso.
Em nome dos homenageados fez uso da palavra Lecy Fátima Sutto Neder do Lions Clube Campestre, que agradeceu a homenagem prestada pela Câmara de Vereadores e as entidades que representam pela escolha. Ela falou também da missão do Lions que é Criar e fomentar um espírito de compreensão entre todos os povos para atender às necessidades humanitárias, oferecendo serviço voluntário através do envolvimento na comunidade e da cooperação internacional
Leões
O Lions Clube é uma organização filiada à Lions Club International Foundation, fundada em 1917 por Melvin Jones, em Chicago, EUA. Atualmente a associação é a maior organização de clubes de serviços do mundo. Está presente em 205 países e conta com a colaboração de mais de 1,3 milhões de associados.
O Lions mantém diversos programas de apoio à sociedade, entre os quais destaca-se o auxílio a pessoas com dificuldades para enxergar através de parcerias com instituições ligadas à área de oftalmologia e campanhas para a doação de óculos, entre outras ações.
O nome Lions (Leões) foi escolhido para o clube por representar força, coragem, fidelidade e ação vital. A edição de janeiro de 1931 da revista The Lion publicou a seguinte interpretação do nome da associação: “Nosso nome não foi escolhido aleatoriamente, nem foi fabricado.
Desde tempos remotos, o leão tem sido símbolo de tudo o que era bom e, devido a esse simbolismo, o nome foi escolhido. Quatro qualidades notáveis (coragem, força, atitude e fidelidade) estão muito relacionadas com a adoção desse nome. A última delas, fidelidade, tem um significado profundo e peculiar para todos os Leões. O leão tem sido um símbolo de fidelidade em todas as horas e entre todas as nações, antigas e modernas. Ele significa lealdade a um amigo, a um princípio, a uma obrigação e a uma confiança”.
Objetivos
- Criar e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra;
- Incentivar os princípios do bom governo e da boa cidadania;
- Interessar-se ativamente pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade;
- Unir os clubes pelos laços de amizade, bom companheirismo e compreensão mútua;
- Promover a livre discussão de todos os assuntos de interesse público, excetuando-se o partidarismo político e o sectarismo religioso;
- Incentivar os homens bem intencionados a servir a suas comunidades sem benefício financeiro, estimular a eficiência e promover elevados padrões éticos na indústria, no comércio, nos serviços, nas profissões, nos serviços públicos e nos empreendimentos particulares.
Fontes: