A audiência pública sobre o Plano Plurianual 2014-2017 convocada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na tarde desta segunda-feira, 6, demonstrou a importância da parceria entre sociedade e poder público na realização e divulgação de encontros deste gênero no que diz respeito à participação popular. Enquanto as audiências públicas do ano passado reuniram 28 pessoas em média (de acordo com dados do portal Observatório Cidadão), em dois encontros sobre o PPA 2014-2017, a média subiu a 70 pessoas inscritas nas audiências.
“Apesar das dificuldades quanto ao tempo de explanação dos representantes do poder público ser curto, é possível ver o interesse crescente da sociedade nestes temas, isso só vem a somar com as observações já realizadas no PPA Cidadão e também pela própria equipe da Prefeitura e da Câmara”, disse Pedro Kawai (PSDB), vereador e presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, responsável por conduzir os trabalhos nesta segunda-feira, 6, no plenário Francisco Antonio Coelho. “O próximo passo é reunir todas as propostas apresentadas na audiência e encaminhar para serem avaliadas se já foram contempladas pelo PPA ou se podem ainda ser incluídas”, disse.
Kawai lembrou que o prazo para apresentação de emendas ao projeto do PPA é nesta sexta-feira, 10. “A partir daí, teremos um texto bastante discutido e representando em grande medida os anseios da população”, acredita o vereador. Ainda haverá uma terceira audiência pública, nesta quarta-feira, 8, a partir das 14 horas, novamente na Câmara de Vereadores, desta vez para apresentar de maneira geral o PPA 2014-2017.
A realização de duas audiências públicas a mais, além da já tradicional, a respeito do PPA surgiu do diálogo entre a Câmara de Vereadores de Piracicaba e o Observatório Cidadão, portal de informações formado por diversas entidades voltadas à transparência pública e o controle social.
Na primeira audiência, sobre Meio Ambiente, foram registradas 71 participantes. Nesta segunda-feira, foram 73 pessoas que assinaram a lista de presença, segundo o Departamento Legislativo da Câmara.
Dividida em dois momentos, a audiência pública começou com uma explanação geral do secretário José Admir de Moraes Leite (Finanças), depois contou com apresentação de Ângela Correa (Educação), Luiz Antonio Ballaminut (Administração), Rosangela Camolese (Ação Cultural), Pedro Mello (Esportes) e Tarcisio Mascarim (Desenvolvimento Econômico). O evento contou com a participação dos vereadores Paulo Campos (PTB), Luiz Arruda (PV), José Aparecido Longatto (PSDB), Paulo Camolesi (PV), Matheus Erler (PSC) e Dirceu Alves da Silva (PPS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário