Ao lado do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), vereadores fizeram, na manhã desta quinta-feira (23), uma visita técnica às obras da Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista. Iniciada em dezembro de 2012, a construção tem término previsto para maio de 2014, mas técnicos da Águas do Mirante já cogitam a possibilidade de entregá-la ao final deste ano.
A ETE elevará a quase 100 por cento o índice de tratamento de esgoto em Piracicaba ––a totalidade deverá ser alcançada até 2014, quando forem feitas unidades menores e pontuais em Ártemis e Anhumas. A nova estação, situada próxima ao loteamento Alto da Boa Vista, na região de Santa Teresinha, vai se juntar às outras duas já em funcionamento ––a do Piracicamirim e a da Ponte do Caixão.
A construção da ETE Bela Vista havia sido contemplada no Plano Plurianual de 2010 a 2013, aprovado pela Câmara. Os ganhos que a obra trará ao município foram destacados pelos vereadores que participaram da visita técnica nesta quinta-feira.
"Fiquei contente em saber que a empresa tem a pretensão de entregar essa estação em dezembro de 2013, se as chuvas não atrapalharem. É uma PPP firmada na gestão Barjas Negri [2005-2012] que vai fazer Piracicaba ganhar muito, porque teremos praticamente 100 por cento do esgoto tratado", disse Carlos Alberto Cavalcante (PPS), vice-presidente da Câmara.
"Piracicaba tem a ganhar muito com essa obra, porque é uma cidade situada no final da bacia do Rio Corumbataí, que é o manancial que a abastece em 100 por cento. Posso falar com muito orgulho que, anos atrás, eu e o vereador José Luiz Ribeiro fomos quem propusemos ao prefeito Barjas Negri fazer uma PPP com empresas de grande porte para que seguíssemos o exemplo das grandes cidades da Europa, já que o município não tem condições de, sozinho, coletar e tratar o esgoto, pois isso é muito caro", comentou José Aparecido Longatto (PSDB), primeiro-secretário da Mesa Diretora.
"Para nossa felicidade, o prefeito nos ouviu e Piracicaba, quando esta ETE estiver pronta, vai tratar 100 por cento de seu esgoto, sendo um exemplo para as cidades que estão a montante, como Corumbataí, que já trata quase 100 por cento, Analândia, que também está terminando sua estação, e Rio Claro, que já tem 51 por cento do esgoto tratado. Tudo isso é um trabalho nosso que começou em 2005 e que hoje estamos colhendo seus frutos", completou o vereador.
Segundo-secretário da Mesa Diretora, André Bandeira (PSDB) lembrou o papel da Câmara na aprovação do projeto que viabilizou a construção da estação. "Essas obras para o tratamento de esgoto de Piracicaba já eram contempladas desde o primeiro plano de governo do prefeito Barjas Negri. Ver que outras administrações muito falaram e, infelizmente, não fizeram e que, agora, essa ETE está saindo do papel e sendo construída pelas administrações Barjas Negri e Gabriel Ferrato é uma grande satisfação para nós, que, enquanto vereadores, aprovamos o Orçamento e discutimos com a Prefeitura essas melhorias para a cidade", comentou o vereador, que, na Câmara desde 2005, participou das discussões dos planos de governo das gestões Barjas Negri e Gabriel Ferrato.
Além de Carlinhos, Longatto e Bandeira, acompanharam o prefeito Gabriel Ferrato na visita técnica os vereadores Gilmar Rotta (PMDB), Luiz Arruda (PV), Madalena (PSDB), Pedro Cruz (PSDB) e Pedro Kawai (PSDB) e a assessoria de Matheus Erler (PSC).
ETE BELA VISTA
Orçada em R$ 40 milhões e instalada em uma área total de 42 mil metros quadrados, a ETE Bela Vista atenderá a 165 mil habitantes em até 30 anos ––justamente o tempo de vigência da concessão à Águas do Mirante dos serviços de coleta e tratamento de esgoto de Piracicaba.
Nesse período, a empresa terá de investir R$ 333 milhões no setor, valor que engloba ––além da construção da ETE Bela Vista–– a implantação das estações de Anhumas e Ártemis e a ampliação da estação de tratamento de esgoto do Piracicamirim e da estação de tratamento de água do Santa Rosa/Capim Fino.
A ETE Bela Vista vai operar por meio de um sistema de aeração prolongada para obtenção de efluente de melhor qualidade. A opção por esse modelo atende tanto às necessidades de tratamento do esgoto do município quanto às exigências do contrato da parceria público-privada firmada entre a Prefeitura e a Águas do Mirante.
A nova estação contará com tanques de aeração, decantadores secundários, prédio de desidratação de lodo, tanque de contato para desinfecção do efluente, prédio administrativo, laboratório para análise físico-química e biológica, casa de sopradores, sala de geradores, oficina e vestuário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário