O empresário Nilton Pinto Fonseca internou, por quatro vezes, o filho dependente de drogas – “ele usa crack”, conta. Após tantas idas e vindas, e claro das recaídas, decidiu montar uma entidade assistencial, a Oscip Andes, que pretende, entre outros projetos, atuar na recuperação de adictos. Nilton se reuniu, na manhã desta terça-feira, dia 14, com o vereador Pedro Kawai (PSDB), responsável pela organização da Semana Municipal de Álcool e Outras Drogas, a ser realizada no final de junho na Câmara de Vereadores de Piracicaba.
“Pretendemos atuar de maneira diferenciada, no sentido de desenvolver um tratamento estritamente personalizado, levando em consideração a realidade do dependente e também da família”, explica Nilton Fonseca. Ele sabe da importância do envolvimento da família na recuperação, “sem a qual o adicto dificilmente consegue a recuperação”, avalia. Recém-fundada, a Andes já elegeu a diretoria – Nilton é o presidente – e, agora, define o projeto, desde a forma de atuação como também a captação de recursos para sua viabilidade.
De acordo com Nilton, o tratamento é baseado em três momentos – prevenção, recuperação e a pós-recuperação, sendo que este último, para ele, é o momento “mais difícil” e dentro do qual a família precisa estar ainda mais envolvida na situação para contribuir na permanência da sobriedade. “Meu filho conseguiu ficar um ano longe das drogas, mas no final do ano passado imaginou que teria o ‘controle’ de usar moderadamente, mas teve recaída”, disse ele, destacando a dificuldade de manter um adicto longe do vício das drogas.
Ele apresentou o projeto ao vereador Pedro Kawai, o qual recebeu com bastante entusiasmo. “O prefeito Gabriel Ferrato está empenhado na discussão e implementação de ações voltadas ao combate ao uso das drogas”, disse ele, lembrando da comissão criada pelo chefe do Executivo para coordenar as ações de prevenção e recuperação aos usuários de drogas.
“Apoiamos todas as iniciativas que queiram somar e, desde já, coloco o nosso gabinete à disposição da Oscip Andes para contribuirmos neste trabalho”, finalizou.
Além do presidente da Oscip Andes, Nilton Fonseca, também participaram da reunião a diretora-financeira Maria Celeste Bertinatto Fonseca e a secretária da Oscip, Eliane Queiróz.
Interessados em entrar em contato com a Oscip Andes podem ligar nos telefones 3371-9348, 9858-3525, 8211-8826 e 9418-2590, ou pelo e-mail niltonpfonseca@ig.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário