O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou ontem (18), da inauguração de exposição, no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados, que conta a história do PSDB, do governo Fernando Henrique Cardoso e da estabilidade econômica conquistada com o Plano Real. Os murais retratam conquistas sociais e avanços vividos pela população brasileira graças às ações tucanas. A exposição é uma homenagem pelos 25 anos do partido, 19 anos do Real e 82 anos de idade do ex-presidente FHC. O local pode ser visitado até dia 4 de julho.
A mostra é inovadora, pois reúne não só elementos visuais, mas também táteis, como um estetoscópio, em referência à revolução na saúde promovida pela gestão tucana, que abriu espaço para os medicamentos genéricos e promoveu o tratamento gratuito de pacientes de aids. O visitante encontra ainda um volante e pode controlar um carro virtual na televisão, com referência choque de gestão promovido pelo governo tucano.
Ao lado de fotos de momentos históricos para a legenda, textos explicativos resgatam os principais acontecimentos desde 1988, ano da criação do PSDB. Naquele ano, o partido elegeu 18 prefeitos, entre eles o primeiro de uma capital: Pimenta da Veiga, em Belo Horizonte. No ano seguinte, Mário Covas foi o primeiro tucano a concorrer à Presidência da República.
Em alguns vídeos são contados trechos da história brasileira recente que se confundem com a história do PSDB, como o lançamento do Plano Real e o combate à inflação durante o governo Itamar, sob o comando do então ministro da Fazenda Fernando Henrique. “Inflação é controlada e cai de 47%, em julho de 1994, para uma média mensal de 0,74% até o final do governo FHC. A moeda forte inicia um novo tempo de estabilidade e de conquistas sociais no país”, diz um dos murais.
Programas que deram rumo à educação e à saúde durante os oito anos de gestão tucana são lembrados pela exposição. É o caso do Fundef, instrumento de financiamento do Ensino Fundamental, um dos responsáveis pela universalização do ensino. Outros momentos importantes são o Saúde da Família, que alcançou 55 milhões de brasileiros, a política de prevenção à aids, idealizada pelo então ministro José Serra, e a aprovação da emenda 29, que garante mais recursos para a saúde.
A revolução social promovida nas cidades e estados governados pelo partido e em nível nacional é relembrada em vários trechos. Um pequeno canteiro ao lado de um dos totens demonstra como cada espécie tem uma necessidade diferente de água e nutrientes. Da mesma forma, “as políticas sociais do PSDB se voltaram à oferta de oportunidades para que todos os brasileiros pudessem se desenvolver – e crescer com autonomia”, diz trecho da exposição.
A mostra faz menção a programas sociais iniciados pelo PSDB. O Programa Alvorada, liderado por Ruth Cardoso, é um deles. Foi o responsável por investimentos no acesso à energia elétrica e ao saneamento básico, além do estímulo ao turismo e à alfabetização de adultos. Bolsa Escola, Bolsa Alimentação e Auxílio Gás são alguns dos programas criados pelo governo tucano, que em 2001 criou o Cadastro Único para unir as políticas sociais.
A promoção de políticas para as mulheres também é lembrada, com destaque para a formação do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres, em 1992, e a criação da Secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres. Outra importante lembrança é ao Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti).
No final do corredor da exposição, fotos e textos mostram alguns dos principais nomes do partido na atualidade, como os oito governadores tucanos e os líderes tucanos na Câmara, Carlos Sampaio (SP), e no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), além dos ex-líderes no Senado, Álvaro Dias (PR) e Arthur Virgílio, atual prefeito de Manaus.
Junto a essas imagens um texto resume a exposição como “uma breve amostra da importante contribuição que o PSDB tem dado ao país, no cotidiano da política, uma correta e inovadora administração dos governos e no exercício da oposição no Congresso Nacional”. “Ao completar 25 anos o PSDB reitera seus valores maiores em defesa das instituições republicanas, do equilíbrio entre os poderes e a liberdade de manifestação, em especial, da imprensa”, diz o mural.
SERVIÇO:
Exposição – 25 anos de fundação do PSDB e 19 anos do lançamento do Plano Real
Local: Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados
Período da Exposição: De 18 de junho a 4 de julho
Nenhum comentário:
Postar um comentário