O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou, na manhã de segunda-feira, 1º de março, da reunião proposta pela Associação Piracicabana de Ostomizados (APO), a convite do presidente Ademir Barbosa. Na pauta estava a falta de equipamentos para os pacientes ostomizados e incontinentes. Segundo Barbosa, desde outubro do ano passado a Secretaria de Estado da Saúde não repassa ao Programa Municipal de Ostomia e Incontinentes materiais suficientes para atender aos pacientes.
O presidente da APO informou ainda que o Ambulatório Regional de Especialidades (ARE) de Limeira relata que existem dificuldades para liberação de compra dos insumos mas, para pacientes ostomizados, foram enviados outros tipos/modelos para não ficarem sem o equipamento. “Já no caso dos incontinentes não há como ser substituídos, obrigando muitos pacientes a reutilizar os insumos, correndo risco de infecções generalizadas ou arcarem com os custos dos equipamentos”, afirmou Barbosa.
Para Kawai, a situação é grave. “Estou encaminhando requerimento ao Departamento Regional de Saúde (DRS X) pedindo esclarecimentos sobre a falta desses materiais. É inadmissível que um paciente tenha que reutilizar um material, por não ter condições de comprar, e correr risco como de uma infecção. Queremos saber se o DRS-X tem conhecimento da falta de equipamentos, o que foi feito para resolver o problema, se o Município foi avisando antecipadamente sobre a possível falta e a previsão para regularização da entrega desses materiais”, explicou parlamentar, que é autor de leis que beneficiam os ostomizados e padrinho da APO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário