FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Empreendedorismo no nível fundamental: um avanço na concepção do ensino

O poder público local tem se empenhado para garantir o desenvolvimento econômico da cidade, não só atraindo empresas de qualidade como preparando mão de obra adequada para atendê-las através de leis e incentivos. Desde 2005, quando o PSDB assumiu o governo, foram concentrados esforços na construção de ETECs e FATECs com base em diagnóstico de mercado. A lógica não era apenas garantir o primeiro emprego aos recém-formados, mas também criar instrumentos no sentido de uma evolução permanente na relação educação/trabalho, até então pouco consolidada como política educacional em Piracicaba, até mesmo no nível técnico.

O prefeito Barjas Negri tinha claro que o desenvolvimento industrial seguiria por alguns anos em escalada crescente, com investimentos previstos pelas multis na América Latina, e Piracicaba poderia entrar com força nesse circuito, atraindo empreendimentos gigantes. No entanto, não havia planejamento sistemático que alinhasse a formação profissional dos jovens com a demanda de mão de obra especializada que viria caso tais investimentos fossem bem sucedidos. A realidade gerava um ciclo vicioso de difícil superação. As melhores empresas não procuravam Piracicaba para se instalar porque o município não era capaz de oferecer as condições básicas para sua expansão.

Interrompeu-se esse processo com pesquisas elaboradas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), em parceria com as escolas técnicas, universidades e sindicatos de classe, entre outros, com o objetivo claro de ajustar os pontos. Ou seja, criar cursos de acordo com a necessidade das empresas aqui instaladas e daquelas planejava-se atrair. Paralelo a isso, vieram os investimentos estruturais necessários e o resultado mais notório até o momento foi a construção de um parque automotivo, onde a coreana Hyundai se instalou, gerando cerca de 4000 empregos diretos, sendo a maior parte dessas vagas ocupadas por jovens piracicabanos.

No processo de alinhamento da estratégia para formação de mão de obra especializada, em 2009 aconteceu o primeiro Fórum de Qualidade, onde vários especialistas para discutir o assunto. Um deles foi o presidente da Caterpillar, Luiz Carlos Calil. Na ocasião ele tocou no aspecto que Piracicaba ainda precisava amadurecer. Segundo o executivo da multinacional, os jovens chegavam para pleitear uma vaga com dose relativamente boa de formação técnica, suficiente para atender aos requisitos da empresa, mas não traziam na bagagem algo fundamental para o desenvolvimento pessoal e da corporação que o absorveria: visão empreendedora. 

A secretaria da pasta na época, Ângela Corrêa, registrou esse ponto e se dispôs a encontrar uma solução para essa carência. Em seus estudos acadêmicos a visão empreendedora era um aspecto já destacado há tempo como fundamental para o desenvolvimento das nações e já se tinha a certeza de que seria possível uma guinada no município nesse sentido. Porém, não havia ainda condições práticas de iniciar de imediato uma nova etapa na educação municipal incorporando o empreendedorismo como disciplina, conforme a noticia recente de que as escolas municipais terão aulas de empreendedorismo. 

Fecha-se então um ciclo virtuoso, que visa, num futuro próximo, termos em Piracicaba um ambiente acadêmico mais próximo da realidade do trabalho, levando a problemática corporativa para as salas de aulas. Essa proposta inicial, possível a partir de uma parceria entre a Educação e o Sebrae, vai capacitar primeiramente, os responsáveis pela educação das crianças, como diretores, coordenadores e professores. Mas certamente sinaliza uma verdadeira revolução social, que coloca abaixo a muralha que separa o mundo da iniciativa privada do ensino público.

Não podemos esquecer o apoio Legislativo, que tem participação fundamental nos projetos de desenvolvimento de nosso município, aprovando leis fundamentais para o fomento do empreendedorismo, garantindo um futuro promissor aos nossos jovens. Sendo assim, Piracicaba dá um grande salto no sentido de consolidar uma política pública capaz de responder ao velho dilema educação/trabalho, que tem rondado os países em desenvolvimento, aproximando esses dois universos do saber e mostrando que depende da harmonia entre ambos a busca por soluções de boa parcela das demandas sociais.

Pedro Kawai é vereador do PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário