O vereador Pedro Kawai (PSDB) reuniu-se com moradores da região do Glebas Califórnia, na noite desta terça-feira (26), para discutir quais aspectos do bairro precisam de maior atenção do Poder Público. As reivindicações giram principalmente em torno de três áreas: segurança, trânsito e infraestrutura.
O líder comunitário Augusto Lopes Pino pede que a localidade seja contemplada com uma base móvel da Guarda Civil e um Posto de Saúde da Família. Ele lembra que a necessidade de reforço no policiamento e de melhora no atendimento da saúde cresce na mesma proporção com que se expande a região ––de grande densidade populacional e com inúmeros condomínios.
Os moradores também cobram melhorias no trânsito. Entre os pedidos, estão o reforço na sinalização de ruas e das vias de acesso ao bairro; a construção de uma lombada na altura do número 88 da rua Maceió; o asfaltamento de ruas da Chácara Espéria (como a Guaicurus); e a adoção de mão única de direção na rua Angelino Stella.
Além disso, usuários do transporte coletivo querem a alteração no itinerário da linha 702, antigamente denominada Centro Cívico-Jupiá. Segundo o grupo que se reuniu com Pedro Kawai, o trajeto feito na ida (linha 701) não é repetido na volta, prejudicando principalmente donas de casa e prestadores de serviço que precisam andar vários quarteirões até suas casas, já que os ônibus deixam de entrar nos bairros.
LAZER E COLETA DE ESGOTO
Outros dois pedidos foram feitos pelos moradores da região do Glebas Califórnia. Eles propõem que seja construída uma área de lazer com campo de areia, parquinho, pista de caminhada e academia ao ar livre. Pedro Kawai disse que entrará em contato com o Executivo para saber se existe algum terreno público que possa abrigar tais instalações. "Vou pedir ao Iplap uma pesquisa para ver se há alguma área verde aqui."
Já o aposentado Sebastião Monteiro critica a falta de coleta de esgoto em alguns pontos do Glebas Califórnia. Morador do bairro há 36 anos, ele reclama que, atrás do barracão da empresa Nutricesta, resíduos correm a céu aberto, provocando mau cheiro, gerando riscos à saúde e contaminando, inclusive, mananciais ––como o que há em sua chácara, hoje de água imprópria para consumo.
Parte das reivindicações apontadas pelos moradores durante a reunião já foram objetos de cobrança de Pedro Kawai à Prefeitura. O vereador explicou que primeiramente encaminhou indicações e, em seguida, requerimentos ao Executivo, que, então, tem até oito dias para respondê-los, dizendo se uma solicitação será ou não atendida e listando justificativas caso haja empecilhos em realizá-la.
Pedro Kawai citou como exemplo o pedido por asfalto para esclarecer qual o seu papel como intermediário da população junto à administração municipal. "Em nenhum momento vou prometer que o asfalto será feito. Primeiro, porque o vereador não traz o asfalto; ele cobra o prefeito para fazer", disse, ao acrescentar que, pelo menos, o retorno às reivindicações feitas os moradores vão ter. "Eu não vou deixar sem resposta. É "sim" ou "não", mas uma resposta a gente sempre vai trazer."
Nenhum comentário:
Postar um comentário