A atleta Mariana Costa, 21, esteve na Câmara nesta segunda-feira (16) para receber a moção de aplausos 5/2014. Em dezembro do ano passado, em Belgrado, capital da Sérvia, ela conquistou o Campeonato Mundial de Handebol pela seleção brasileira. O autor da homenagem, vereador Pedro Kawai (PSDB), destacou a experiência em jogos internacionais, o bom convívio em grupo e a agilidade da esportista.
Mariana é formada pelo projeto Desporto de Base, coordenado pela Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). Atualmente ela integra o clube Vendsyssel Handbold, na Dinamarca. Pela Seleção Brasileira Feminina de Handebol, participou da disputa na Sérvia em 22 de dezembro, quando enfrentou o time da casa ao garantir oito gols, num placar final de 22 a 20. Sua convocação ocorreu após lesão no joelho esquerdo da ponta direita Jéssica Quintino.
Conforme declarou Kawai, a conquista – a primeira das Américas – possibilitou que o país escrevesse seu nome entre as grandes potências da modalidade. “As crianças e os adolescentes, principalmente os que buscam o esporte como meio de vida, precisam de bons exemplos e os campeões mundiais mostram que é importante persistir no esporte”, disse o parlamentar. “Reconheço a atuação da Mariana pelo profissionalismo, pela dedicação, por ser referência a todas as crianças e adolescentes que praticam o esporte de base, mas acima de tudo, por levar o nome de Piracicaba”, completou.
A equipe brasileira da qual Mariana faz parte disputou 19 jogos, entre oficiais e amistosos, e perdeu apenas dois deles. Na competição, terminou a primeira fase invicta, com vitórias sobre Argélia, China, Sérvia, Japão e Dinamarca. Nas oitavas de final, eliminou a Holanda, nas quartas derrotou a Hungria e nas semifinais passou novamente pela Dinamarca.
Acompanhada dos pais – Adriano Antonio da Costa e Eliana Costa – a atleta agradeceu o parlamentar pela homenagem e lembrou a importância do projeto Desporto de Base em sua trajetória. “É uma alegria levar o nome de Piracicaba para o mundo e mais ainda levar o nome do handebol junto”, disse. “Agradeço a todas as pessoas que colaboraram com a minha carreira, sou muito grata por tudo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário