O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou, hoje pela manhã (6), de reunião de professores na Diretoria de Ensino de Piracicaba, localizada nas dependências do colégio Mello Ayres. O parlamentar foi propor, de forma itinerante, a Mostra Almeida Júnior a ser apresentada nas escolas. “Surgiu oportunidade de levar a mostra itinerante do Almeida Júnior, até porque ele é praticamente piracicabano, mesmo nascendo em Itú. A ideia é darmos oportunidade às crianças de conhecer o Almeida Júnior por meio de agendamento para que possamos proporcionar a arte para os estudantes”, definiu o vereador.
O historiador da Câmara de Vereadores, Fábio Bragança, disse que a exposição conta com 20 obras, a maior parte delas retratando as paisagens do campo, e "algumas voltadas à área urbana". Eu pensei nessa exposição o lado caipira”, explicou Bragança. “Nós esperamos que as escolas abram as portas pra gente, pois nós queremos estabelecer um canal de comunicação com vocês”, disse o historiador falando às diretoras.
O diretor de ensino de Piracicaba, Fábio Negreiros, confirmou que são mais de 60 unidades de ensino do Estado que "estão aptas a receber a Mostra". De acordo com ele, "com o apoio da Câmara os nossos alunos poderão ter um contato com a arte e saber um pouco mais desse artista". Já a diretora da escola Alcides Zagato, do Jardim Esplanada, Maria Regina Françoso Lucas, ressaltou a importância da parceria Estado e Câmara para enriquecer a cultura dos alunos. "É de muita importância essa iniciativa", considerou.
ESTRUTURA - O Estado não terá custo nenhum com a mostra itinerante, pois a Câmara de Vereadores de Piracicaba ficará responsável em levar e montar o acervo nas escolas.
ALMEIDA JÚNIOR- Fábio Bragança definiu Almeida Júnior como o "maior artista paulista de todos os tempos. Grande parte das obras enfoca o jeito caipira de ser", explicou. Foi um pintor e desenhista do século XIX. Nasceu em 08 de maio de 1950 e foi assassinado, precocemente, aos 49 anos, na área central de Piracicaba, em13 de novembro de 1899, após manter por vários anos um romance secreto com a esposa de seu primo.
Das obras realizadas destacam-se "Caipira Picando Fumo", "A Partida da Monção", "Caipiras Negaceando", "O Descanso do Modelo", entre outras. O historiador do Legislativo concluiu que fez alguns contatos com os diretores de escolas "bastando apenas fechar as datas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário