Este é o terceiro ano consecutivo do projeto da equipe do Pelotão Escolar coordenada pelo comandante do PA, Narzi Alvez Novaes. O projeto tem por objetivo capacitar crianças do 5º ano Fundamental sobre prevenção das drogas, violência, bullying e gravidez na adolescência, além de orientação a todos os pais sobre o assunto abordado em sala de aula para que todos se tornem agentes multiplicadores.
Os trabalhos do GCEP são realizados por nove guardas-civis, todos com formação universitária. De acordo com Novaes, o curso é oferecido em 12 aulas, apenas para alunos do 5ª ano das escolas municipais. “A ideia surgiu a partir de palestras que eu proferia nas escolas sobre as drogas e seus maleficios e comecei a observar que seria interessante montar uma equipe e passar essas informações por meio de cartilhas orientativas. Cada aluno recebe duas cartilhas, uma orientativa e a outra com exercícios”.
Nas cartilhas, explica Novaes “existe informações sobre tipos de droga, dentre eles, álcool, inalantes, como solventes, colas, tintas,esmaltes, vernizes. Além da cocaína, cigarro, maconha, ecstasy e LSD, crack, oxi e a famosa bebida "Boa Noite Cinderela”. Aos pais centralizamos informações focadas no comportamento, mudança de personalidade geralmente expressos por jovens e adultos que estão fazendo uso de droga”.
Durante a solenidade o prefeito Gabriel Ferrato agradeceu o trabalho da GC, os profissinais da Educação e falou com os alunos sobre a importância de se manter nos estudos. “ A pessoa que busca estudar sempre terá oportunidade de crescer na vida e terá a garantia de ser mais feliz. Além disso temos que fazer tudo com muito amor. Nosso trabalho é para que vocês se formem e sejam pessoas do bem”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário