FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

sábado, 29 de junho de 2013

Pedro Kawai entrega Medalha de Mérito Legislativo a Carlos ABC

A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), por força do Decreto Legislativo (01/13), realizou na noite desta sexta-feira (28), às 20h00, no Plenário "Prof. Helly de Campos Melges", a Reunião Solene para entrega da Medalha de Mérito Legislativo ao ator e diretor teatral Carlos Alberto Bueno de Camargo, o Carlos ABC. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net, canal 60,1 Digital e pela a internet no endereço eletrônico www.camarapiracicaba.sp.gov.br

Na formação da Mesa de Honra da solenidade, a representante do prefeito municipal Gabriel Ferrato (PSDB), e Diretora do Teatro Municipal de Piracicaba "Losso Netto", Heloísa Guerrini Ferraz; a diretora do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Maria Antonieta Sachs Mendes; o presidente do Grupo Guarantã, Sérgio Regonha, e o presidente da Associação Artística de Piracicaba, João Scarpa.

Heloisa Guerrini destacou a condição do dia especial, na oportunidade de participar da solenidade em homenagem ao diretor, no entendimento de que o trabalho de Carlos ABC faz a diferença, onde fica claro a competência e a marca do diretor em tudo que faz, na transformação do nada em tudo e, do lixo ao luxo. Além de elencar seus principais trabalhos desenvolvidos.

O autor da solenidade, o vereador Pedro Kawai (PSDB) enfatizou a condição especial da noite, marcada pelo reencontro, de colegas de trabalho na área cultural e da família de ABC. Além de citar a época da Escola de Samba Caxangá, de pessoas que fizeram história devido à suas atuações, onde se destacavam nomes, além da família de ABC, a exemplo do professor Massao, na construção de carros alegóricos.

O parlamentar concluiu suas considerações em destaque ao legado do diretor, lembrando que Carlos sempre coloca Piracicaba em primeiro plano e, disse que a intenção da homenagem é reconhecer o quanto a cidade deve ao seu trabalho, sendo uma referência a todos.

A irmã de Carlos ABC, Marta ocupou a Tribuna de Honra da solenidade para enfatizar o caráter de alegria e satisfação dos familiares, compreendendo nove irmãos, no que enfatizou o ensinamento de seu pai, o jornalista ABC nas lições de vida que passou aos familiares, com a prevalência do respeito mútuo acima de tudo. E, passou a palavra ao cidadão "Roma", que também ocupou a Tribuna da Câmara para reforçar as palavras de Marta, sobre a importância do trabalho de Carlos com relação ao teatro, destacando o olhar profissional que adquiriu com o diretor, evidenciando os grupos que ABC dirigiu. Disse que além da questão artística, o diretor se empenhou para a criação da CETA, o que deu novo embasamento para quem está envolvido com teatro. E, lembrou de João Prata, como fruto do trabalho de Carlos ABC para vir a Piracicaba, reconhecendo que ele deixou marcas por onde passou.

O Grupo "Tragatralha" se apresentou na solenidade, com o desempenho dos atores: Raul Rozadas, Carla Sappupo e Vagner Chiarini, que interpreraram uma cena do espetáculo "Filho das Águas", escrito e dirigido por Carlos ABC. A peça conta a saga do nosso Elias dos Bonecos. Na sequencia da solenidade foi apresentado o teor de um vídeo em que os irmãos de Carlos ABC prestam-lhe uma homenagem. E, finalizando as honrarias da noite, Clarize Matraia e Lúcia Matraia Usberti contemplaram o laureado, homenageando ABC.

O Grupo Andaime de Teatro da Unimep também se apresentou na solenidade, com trechos da Peça "O Lugar onde o Peixe pára", com atuação dos atores, Jorge, Vania e Paula. O ator Jorge falou da grande honra em homenagear o diretor Carlos. E, reconheceu que ABC fala com o coração. Os demais integrantes do Grupo também agradeceram a oportunidade de serem dirigidos por ele, sendo que uma das atrizes no espetáculo reconheceu que a conquista de seis prêmios, em sete participações nacionais carrega a marca do diretor Carlos no incentivo ao mundo das artes.

Em agradecimento às homenagens da noite, o diretor Carlos ABC falou do orgulho de ser contemplado em sua própria cidade, de uma satisfação e alegria que nunca tinha passado por isso antes. No que se declarou abençoado de ter nascido em seu lar, pela família que tem e, destacou que cada irmão é parte um do outro. 

Agradeceu a Deus pelo momento e, a honraria e, concluiu enaltecendo familiares e também amigos pela fidelidade de todos que vieram prestigiá-lo na noite especial e, abrilhantar a todos com arte. E, citou duas pessoas imprescindíveis, José ABC e sua mãe, no que lembrou as observações do pai sobre a importância de receber uma homenagem em sua terra natal. 

Disse ainda da sabedoria da mãe, para levar à eventos culturais, cinemas, tudo o que era possível para estimular. E, lembrou de dias antes da queda do Comurba, quando iam ao cinema pendurados na saia de Dona Beatriz, sua mãe. "São tantas histórias que ficaria a noite toda contando-as". ABC lembrou também do que disse algumas pessoas, que se afastariam quando os pais morressem, coisa que não aconteceu. Também esclareceu que vive em Piracicaba por achar que é mais útil, sendo que sua missão é aqui, no que será eternamente grato a todos.

Histórico

Filho de José Antonio Bueno de Camargo (O Jornalista José ABC) e Beatriz Matraia de Camargo, Carlos ABC é Diretor de teatro e Produtor artístico e cultural e, atua nas artes cênicas desde 1974. Iniciou sua carreira em Piracicaba, atuando também em São Paulo, posteriormente, viajando por todo o Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Itália, de onde partiu em turnê por vários países da Europa. Em festivais de teatro regionais, nacionais e internacionais recebeu 8 prêmios de melhor ator, 22 de melhor diretor, 9 como cenógrafo e 19 como figurinista, entre outros. Recebeu também três Moções Aplauso da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Trabalhou com indústrias, empresas e redes de ensino, ministrando aulas de comunicação pessoal e de expressão corporal.

Foi Diretor do Teatro Municipal, Coordenador Municipal de Formação Artística e Secretário de Cultura de Piracicaba. Practitioner em Programação Neurolingüística pela Actius (Campinas). Criou e dirigiu o espetáculo “Brasil, 500 Anos” com todas as academias de dança, atores músicos e corais de Piracicaba. 2000. Trabalha com cursos e treinamentos desde 2000, com o Grupo Vision, Academia da Inteligência com o psiquiatra e escritor Augusto Cury e no Instituto Sociedade do Ser. Dirigiu o espetáculo “A Paixão de Cristo”- pela Associação Cultural Guarantã nos anos de 2006, 2007 e 2008. (Projeto em espaço aberto com cerca de setecentos participantes. Fez figurinos, adereços e cenários para a “Non Solo Danza” – Cavalese Trento-Itália nos espetáculos dos anos 2004, 2006, 2007, 2008 e 2009. Trabalhou como “Operador” no Projeto “Cittá dei Ragazzi”-“Kinderstadt” em Bolzano – Itália, em 2007.

Pela Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) concebeu, produziu e dirigiu o espetáculo de abertura do 72º Jogos Abertos do Interior, realizado no estádio Barão de Serra Negra – Piracicaba 2008, com cerca de 350 participantes. Produziu, dirigiu e atuou no Musical Mistura Fina- Em comemoração aos 30 anos do Teatro Municipal Dr. Losso Netto- Piracicaba. Escreveu e dirigiu os espetáculos “Filho das Águas” e “Nhô Lica-Aventuras e Desventuras do Capitão Felix do Amaral” pela Cia Tragatralha de Teatro- 2008 a 2012. Escreveu e dirigiu o espetáculo “Um Certo Brasil” do Programa Movimentação Cultural da Secretaria de Ação Cultural de Piracicaba- 2012 (Com 280 crianças no elenco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário