FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

sábado, 22 de junho de 2013

Reunião solene comemora o Dia Municipal da Comunidade Japonesa

A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB) realizou na manhã deste sábado (22), às 9h00, reunião solene que marca o Dia Mundial da Comunidade Japonesa, instituída pelo Decreto Lei (06/99), de autoria da vereadora Márcia Pacheco (PSDB), que instituiu a honraria na Câmara. Cinco pessoas foram homenageadas: Elza Matiko Donomae (in memoriam), Naoki Kawai, Imari Mori, Lumy Yamazoe Takahashi e Natalia Takaki Mazuco. A solenidade foi realizada nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges" e, contou com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net e, canal digital 60,1 UHF, além da internet, no endereço eletrônico camarapiracicaba.sp.gov.br e, teve a participação de autoridades, representantes de entidades civis e governamentais, além de amigos, convidados e familiares dos homenageados.

Na abertura da solenidade, Guiomar Eliza apresentou mensagem do Consul Japonês no Brasil, que enviou carta de agradecimento pela realização da solenidade em Piracicaba, enfatizando os 105 anos da chegada dos japoneses no Brasil e comemoração da fundação do Clube Nipo Brasileiro em Piracicaba. Também compuseram a Mesa Diretiva da solenidade, a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura, Aparecida de Jesus; o presidente do Sindicato Rural, Jacó Alcides Bortoleto, e o vice-presidente do Clube Chácara Sol Nascente, Marciano Magrini.

O presidente da Sociedade Nipo Brasileira, Pedro Muzitani considerou o evento festivo em que a comunidade japonsa é referenciada na Câmara e, agradeceu a iniciativa do vereador Pedro Kawai pela solenidade, reconhecendo ser ele o primeiro descendente nissei na condição de vereador, o que muito orgulha a todos. Também destacou a importância das homenagens, em contemplar pessoas que lutam e deixaram um legado de ajuda ao próximo.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros Civis e Arquitetos de Piracicaba, Pedro Katayama também ocupou a Tribuna de Honra para reforçar a importância da homenagem e da comunidade em contar com um interlocutor junto ao poder legislativo local.

O autor da solenidade, Pedro Kawai, vestido a caráter, em trajes japonês falou do orgulho de ser o primeiro descendente a ocupar uma vaga de vereador na Câmara, o que evidencia o aumento de sua responsabilidade, no que fará questão de honrar o legado e a filosofia desta cultura milenar. Além de referendar os nomes dos homenageados, destacou a iniciativa da vereadora Márcia Pacheco na criação da solenidade e, finalizou suas considerações para registrar com muita emoção a figura e o exemplo de vida de seu pai.

Na sequencia da solenidade foi apresentado um vídeo com destaque aos homenageados, que também receberam o Diploma de Reconhecimento de Mérito da Câmara, em comemoração ao Dia Municipal da Comunidade Japonesa. Imari Mori foi representado por sua filha Márcia Mori; Lumy Yamazoe Takahashi, por seu esposo Shizuo Takahashi; Naoki Kawai, pela esposa Inês Teresinha Furlani Kawai; Natalia Takaki Mazuco, por seu esposo Waldemar Mazuco.

E, finalizando as homenagens, o mestre de cerimônias, Evandro Evangelista enfatizou o ditado popular que diz que um exemplo vale mais do que mil palavras, no que reafirmou ser a mais pura verdade. Citou que no entanto, há algumas pessoas cujo exemplo vale mais que milhões de palavras, por que por seu testemunho de vida se torna referência para muitas outras pessoas. Sendo que podemos dizer, sem medo de errar, que essas pessoas são especiais. No entanto, há aquelas pessoas que superam esse conceito, que constroem seu testemunho de vida não em cima de facilidades, benesses ou qualquer outro aspecto positivo entre tantos que se lhes oferecem, mas edificam um sólido testemunho em cima da dor, do sofrimento, do martírio, da privação, sem que, no entanto, ninguém perceba, porque em seus lábios o sorriso é permanente.

Evandro citou que esse era o caso de Elza Donomae, que recebia homenagem postumamente por ter sido uma mulher enérgica, proativa, bem humorada, alto astral, que mesmo vitimada pelo câncer, incentivava a todos que a rodeavam e não eram poucos, a nunca desistir de seus sonhos. O dela era continuar vivendo. Mas a batalha, iniciada em 2001 durou 12 anos. Em março deste ano, o câncer venceu mais uma e levou do nosso convívio Elza Matiko Donomae, aos 58 anos de idade. O diploma da Câmara foi recebido por seu esposo José Yasuo Donomae, acompanhado de suas filhas Eliane e Patricia.

Para fazer uso da palavra em nome dos homenageados, Patrícia Donomae reitreoru o lado guerreiro do povo japonês e agradeceu a todos pelo carinho e homenagens recebidas.  O vereador Pedro Kawai, no encerramento da reunião solene agradeceu a Deus por mais este momento especial, quando a Câmara presta uma homenagem à comunidade japonesa, e fez agradecimento especial à sua equipe de gabinete e aos departamentos da Câmara, além de familiares que compareceram na solenidade. E, reiterou a todos a comparecer em evento na praça José Bonifácio, em atividades festivas na divulgação da cultura joponesa, na arte culinária.

HOMENAGEADOS

ELZA MATIKO DONOMAE (In memoriam)
Nasceu na cidade de Bastos/SP, em 14 de abril de 1954. Filha de Takenobu Yano e Kimie Yano. Casou-se com José Yasuo Donomae em 16 de outubro de 1976, quando fixou residência na cidade de Piracicaba, tendo, nesta época, aberto a empresa Comércio de Ovos Fortuna Ltda., que ajudou a gerir junto com seu marido. Teve duas filhas, Patricia e Eliane. Faleceu em março de 2013, aos 58 anos, e deixou inúmeras lições de vida, de como nunca desistir dos seus ideais, de como ser uma boa pessoa, de como ter caráter, e de como ajudar o próximo, quem quer que seja ele.

IMARI MORI
Nasceu em Piracicaba/SP, no dia 1º de junho de 1931. Filho de Toshio Mori e Kikue Mori. Casado com Lúcia Takaki Mori (In memoriam), com quem tem três filhos: Nivaldo, Mauro e Márcia, além de duas netas. Nasceu na zona rural, na Fazenda Pau D´Alho, onde trabalhou na lavoura. Trabalhou também em oficinas de automóveis, foi relojoeiro por 25 anos e, depois pasteleiro por 23 anos. Trabalhou como voluntário na Festa das Nações da 1ª à 12ª edição da festa, pela colônia japonesa. Faz parte da Chácara Sol Nascente, da sua fundação até os dias atuais.

LUMY YAMAZOE TAKAHASHI
Nascida em Mairiporã/SP, em 29 de novembro de 1941. Filha de Hiroshi Yamazoe e Nami Yamazoe. Casada com Shitzuo Takahashi, com quem tem dois filhos: Seiji e Ernesto, além de três netos. Veio para Piracicaba em 1993. Atualmente, faz artesanato (crochê, tricô e bordado), pratica corrida e tênis de mesa, também faz parte do Coral Cante Outra Vez, toca flauta e é voluntária do Clube Nipo Brasileiro de Piracicaba.

NAOKI KAWAI
Nascido em Rancharia/SP, no dia 29 de Junho de 1944. Filho de Motitiro Kawai e Kishino Kawai. Casado com Inês Teresinha Furlani Kawai, com quem teve três filhos: Pedro, Kassia e David, além de uma neta, chamada Luana. Foi vice-presidente do Centro de Obras Sociais. E, um dos fundadores da APAC (Assistência Carcerária) em Piracicaba. Presidente da Casa do Bom Menino. Presidente do Clube Cultural Nipo Brasileiro de Piracicaba, de 1992 a 2000. Atualmente é presidente de honra do Clube Nipo Brasileiro de Piracicaba.

NATALIA TAKAKI MAZUCO
Nascida em Piracicaba/SP no dia 10 de maio de 1936. Filho de Singeli Takaki e Yukie Takak. Casada com Waldemar Mazuco, com tem teve dois filhos: Adriana e Renato, além de uma neta Maria Fernanda. Nasceu na zona rural, em Ártemis, onde trabalhou na lavoura. Veio para a cidade em 1955 para trabalhar no comércio de seu pai, no Bar do Senhor João. Trabalhou como voluntária em eventos que a colônia japonesa organizava e participava. Atualmente faz parte da Chácara Sol Nascente e do Grupo da 3ª Idade do Clube Nipo Brasileiro de Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário