FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Conferência amplia debate sobre definição de políticas públicas



“Menos filas em hospitais. Mais dinheiro para as escolas. Mais direito de receber carinho.” As propostas da juventude, retiradas durante a VI Conferência Lúdica da Criança e do Adolescente, colocam ao poder público o desafio de atender variadas demandas, as quais exigem ações práticas e acessíveis. Muito além de mero formalismo, ouvir a população, especialmente jovem e adolescente, é uma maneira de colocar o trabalho do Executivo Municipal em sintonia com a real necessidade destas comunidades. 

“É muito importante este trabalho, porque, antes destas conferências, os agentes públicos que definiam o que precisava ser feito, e muitas vezes o que imaginava-se que a população precisava não era o que, de fato, a comunidade queria”, avalia o vereador Pedro Kawai (PSDB), que esteve na Estação da Paulista na tarde desta sexta-feira (24), durante a VI Conferência Lúdica. “Daqui, sai o direcionamento do que o poder público precisa fazer e, para nós, da Câmara, é subsídio para fiscalizar as ações públicas”, disse. 

O prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), que também participou da abertura da VI Conferência Lúdica da Criança e do Adolescente, lembra que “estes momentos são um dos mais importantes de expressão da sociedade”, observou. Ferrato avalia as ações voltadas a esta população a partir da educação. “Acredito que este é o caminho e, neste aspecto, a Prefeitura Municipal tem investido muito no Ensino Infantil, ampliando totalizando a demanda para crianças de 4 e 5 anos”, disse o prefeito municipal. 

Definido pela Constituição Federal, as conferências são momentos de reflexão e compilação de propostas, que depois do âmbito municipal serão levadas para o Estado e à União. “Trabalhamos com temas gerais, mas normalmente são apresentadas propostas bem específicas, o que ajuda a orientar o poder público”, disse Marcolino Malosso Filho, presidente do Conselho Municipal de Criança e Adolescente (CMCD). 

A secretária municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Eliete Nunes, detalhou que, entre as atuações práticas oriundas das conferências, é a ampliação dos serviços públicos voltados para jovens e adolescentes em risco social. “Tivemos excelente incremento no atendimento. Além do abrigo, temos a Família Acolhedora e a Casa Lar, o que totaliza 130 atendimentos feitos pela Semdes”, informa Nunes. O desafio, segundo ela, é que a recuperação do adolescente seja no âmbito familiar. “Desta forma, ele tem mais facilidade à educação, saúde e lazer, e ficam estigmatizados”, conclui a secretária.

No final de semana, a cidade terá a Conferência Municipal Conjunta dos Direitos Humanos, desmembrada em quatro temas, Criança e Adolescente (CMDCA), do Idoso (CMI), da Pessoa com Deficiência (Comdef) e de Políticas Públicas e Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestir e Transexuais (LGBT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário