FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Conselho de Ciência e Tecnologia define plano estratégico



O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCT) apresentou na tarde desta quinta-feira (16) plano estratégico para atuação em Piracicaba no próximo decênio (2015-2025). O objetivo, de acordo com o presidente do organismo, Carlos Roberto Rodrigues, o objetivo é definir diretrizes para orientar a Prefeitura Municipal na elaboração de políticas públicas voltadas para o fomento de pesquisas e inovações na cidade. O encontro teve a participação do vereador Pedro Kawai (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e 1º-secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Piracicaba. 

Foram apresentadas propostas para contribuir no desenvolvimento de empresas de inovação (start up), como simplificação burocrática e desenvolvimento de atividades voltadas à cultura da ciência e tecnologia. “Precisamos criar um ‘ecossistema’ entre as entidades da cidade, no sentido de que haja uma convergência para que haja diálogo entre as universidades, institutos de pesquisas e o mercado”, defende Rodrigues. A previsão do presidente do CMCT é apresentar, até o final de abril, o planejamento ao prefeito Gabriel Ferrato. 

Entre as propostas está a criação de uma agência de fomento, que defina o planejamento de ações baseado nas diretrizes determinadas pelo conselho municipal. Formado por representantes de universidades, o CMCT tem papel sugestivo e realiza as reuniões na sala de reuniões da Semdec, no Centro Cívico. O principal desafio do colegiado está em aglutinar as diversas iniciativas que já existem no setor e, ao mesmo tempo, propor novas maneiras de aproximar pesquisadores com o mercado, criando ambiente favorável ao empreendedorismo. 

“Todo crescimento precisa de planejamento. O trabalho do conselho é fundamental para o crescimento com qualidade”, destacou o vereador Pedro Kawai (PSDB), que se colocou à disposição para levar ao Legislativo propostas que contribuem neste fomento. “Este plano estratégico vem para agrupar entidades ligadas à inovação e tecnologia, fortalecimento a idéia do crescimento com qualidade”, enfatizou o vereador. 

De acordo com o presidente do CMCT, Carlos Roberto Rodrigues, entre as iniciativas de médio prazo está a realização de uma bienal de tecnologia. Mesmo sem aprofundar nas informações, ele destaca a necessidade de transformar a necessidade em um pólo que atraia investimentos desta natureza. “A cidade precisa, cada vez mais, diversificar a cadeia produtiva, e a iniciativa tem ação fundamental neste desafio”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário