Moção de Aplausos (74/13), de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB) aprovada na reunião ordinária de ontem (18) parabeniza o Centro Cultural “Martha Watts” pelos seus 10 anos de fundação, nas pessoas do Reitor do Instituto Educacional Piracicabano, Gustavo Jacques Dias Alvim, da coordenadora Joceli de Fátima Cerqueira Lazier, da Secretária Geral, Cibele de Mori Louriano Nascimento, na responsável do Laboratório de Conservação, Ana Paula Paschoaldeli, da responsável pelo Espaço Memória Piracicabana, Vivian Regina Monteiro. Além de cópias a serem enviadas aos demais membros da equipe.
O Colégio Piracicabano foi fundado em 13 de setembro de 1881, pela missionária americana Martha Hite Watts. Foi a primeira escola metodista fundada no Brasil e também a pedra fundamental do Instituto Educacional Piracicabano (IEP), entidade mantenedora da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. O edifício principal foi inaugurado em 1884, sendo o segundo local de funcionamento do Colégio Piracicabano. O primeiro edifício foi um pequeno prédio alugado na área central da cidade e teve como primeira aluna Maria de Azevedo Escobar. O prédio começou a ser restaurado em 2001 para se tornar o Centro Cultural, inaugurado em 2003.
Desde sua inauguração, o Centro Cultural promove exposições de arte (esculturas e telas de técnicas e estilos distintos), cursos artísticos, visitas monitoradas individuais ou em grupo gratuítas; lançamento de livros; audições musicais; apresentações teatrais; saraus, consulta e pesquisa em acervos históricos (Rocha Netto, João Chiarini, Poder Judiciário, "O Diário" e Jair Toledo Veiga); reuniões e seminários de grupos e restauro e preservação de acervos fotográficos (70 mil fotos).
O Centro Cultural Martha Watts é um espaço de cultura, memória e história, dispondo de visitas monitoradas ao acervo e toda sua programação tem entrada gratuíta, estando de portas abertas à comunidade, escolas e visitantes em geral. O espeço reúne salas de exposições, um museu, acervos, memóriais e um laboratório de conservação, completando dez anos de fundação em 2013, com a visitação de mais de 54 mil pessoas, tendo hoje uma perspectiva de aproximação maior com a internet no futuro.
Também foram recriados os dormitórios das alunas internas, sala de música, a cozinha e uma sala de aula dos anos 1960, além do local onde eram aplicadas aulas de laboratório. O nome da professora homenageia uma das responsáveis por guardar boa parte do acervo histórico do Colégio Piracicabano presente no local, sendo possível rever como eram muitos dos cômodos do prédio como o quarto de Martha Watts, montado de acordo com relatos em suas cartas enviadas aos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário