A atuação dos profissionais da imprensa e da saúde foi enaltecida pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), na reunião ordinária da noite desta segunda-feira (8), em razão da celebração, no último domingo (7), do Dia do Jornalista e do Dia Mundial da Saúde. O parlamentar destacou o valor da liberdade de expressão para o fortalecimento da democracia.
"Vivemos na era do conhecimento e do bem mais precioso que temos: a informação. Daí a importância e a necessidade de termos uma imprensa livre, que é o alicerce fundamental da democracia em qualquer país do mundo. Graças à luta do povo brasileiro, conquistamos a democracia e hoje temos uma imprensa livre e atuante, que informa a todo momento os fatos marcantes do mundo", afirmou o vereador, na tribuna.
Pedro Kawai repudiou tentativas de intimidação ao trabalho de jornalistas. "No Brasil, durante a Ditadura Militar, tivemos que conviver por muito tempo com o cerceamento da liberdade de expressão. Hoje, pessoas sem conhecimento da importância da informação se levantam, alegando excessos da imprensa, sugerindo até mesmo que se coloquem regras com o objetivo de regulamentar a atuação desses profissionais."
Ao saudar os jornalistas ––aos quais chamou de "poetas do cotidiano"––, Pedro Kawai cumprimentou de forma específica os que atuam na imprensa piracicabana e seu chefe de gabinete, Rafael Santos. O vereador também fez menção especial aos estudantes de Jornalismo, "que se preparam para desempenhar essa importante profissão, que tanto se notabiliza pela luta por uma democracia mais justa, ética e digna".
SAÚDE
O Dia Mundial da Saúde também foi destacado por Pedro Kawai. Ele lembrou que a data é comemorada desde 1950, quando foi criada a Organização Mundial da Saúde, entidade que, desde então, aproveita o 7 de abril para trazer ao centro das discussões um tema relevante ––o deste ano foi a hipertensão.
"A hipertensão arterial, doença considerada "inimiga silenciosa", mata anualmente mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e outros 12 milhões ainda nem sabem que possuem a doença. A proporção de brasileiros diagnosticados com pressão alta cresceu para 24,5 por cento em 2009. E estima-se que apenas 10 por cento da população façam regularmente acompanhamento médico e sigam corretamente as orientações", informou Pedro Kawai.
O vereador estendeu seus cumprimentos a todos os trabalhadores da área. "Quero parabenizar os profissionais da saúde, que diariamente lutam para salvar vidas no mundo. E não somente os médicos, mas também parabenizar os enfermeiros ––que muitas vezes assumem papéis que não são deles––,os farmacêuticos, os psicólogos, os dentistas e os agentes de saúde ––que andam de sol a sol, desempenhando seu trabalho com dedicação, competência e profissionalismo."
Pedro Kawai reforçou sua preocupação com o tema. "Volto a lembrar que muito se fez em Piracicaba na área da saúde, mas, como toda a certeza, há ainda muito o que fazer. E eu fui eleito para representar a cidade e continuarei lutando e reivindicando junto ao Poder Executivo os direitos dos munícipes ––diferentemente do que alguns acham e pregam. Também cobraremos o Estado e o governo federal, para que atendam as reivindicações de Piracicaba."
O parlamentar destacou que a busca por mais investimentos na saúde é de todos os legisladores. "Fiz um pequeno levantamento do trabalho dos vereadores e apenas a base aliada, para não falarem que esses vereadores votam só a favor do prefeito, protocolou até março 43 proposituras relacionadas a melhorias na saúde. Queremos que a saúde de Piracicaba melhore, não estamos achando que está uma "beleza". Ela está precisando, sim, de melhorias, e vamos cobrar isso. Não adianta vir aqui acusar que não fazemos nada", disse Pedro Kawai, apontando requerimentos e indicações como suas "principais ferramentas" de atuação.
CONFERÊNCIA
O vereador ainda abordou, em sua fala na tribuna, a 5ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba, que acontece no próximo sábado (13), na Estação da Paulista. O evento reunirá representantes da administração pública e de toda a sociedade para debater a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.
A Câmara terá três vereadores na conferência: o próprio Pedro Kawai, José Antonio Fernandes Paiva (PT) e Paulo Camolesi (PV). Após o encontro, haverá a eleição para o Conselho Municipal da Cidade, cujos integrantes, durante dois anos, serão a voz da população de Piracicaba na discussão do desenvolvimento urbano e dos investimentos no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário