Japoneses e descendentes nipônicos que residem em Piracicaba poderão receber benefícios da Previdência Social do Japão, desde que tenham residido no país asiático e contribuído com ela. A possibilidade foi aberta a partir de uma atualização dos dados cadastrais dos dekasseguis que vem sendo feita pelo Consulado Geral do Japão. Piracicaba é uma das cidades em que é possível procurar representantes do consulado para fazer o recadastramento.
O vereador Pedro Kawai (PSDB), que acompanhou os trabalhos no Clube Nipo-Brasileiro, na manhã desta quarta-feira (25), explicou como funciona esse processo. "Foi assinado um acordo entre o Brasil e o Japão, em março de 2012, que firma convênio entre os dois governos. Essa medida autoriza a contagem de tempo em que o cidadão trabalhou e contribuiu com a previdência japonesa. Hoje, os dekasseguis ––estrangeiros que trabalharam temporariamente no Japão–– têm o direito de receber o valor proporcional no Brasil após 65 anos de contribuição. O consulado está orientando sobre os procedimentos legais para conseguir essa aposentadoria", informou.
Pedro Kawai relatou também que a equipe do vice-cônsul do Consulado Geral do Japão, Mitsuhiro Kaneda, "está trabalhando com os dados cadastrais de japoneses que vieram para o Brasil, especificamente os que moram em Piracicaba e região". "O objetivo é saber dados como quem está vivo, quem se casou, quem construiu família, entre outros. Isso ocorre pois a maioria dos dados do consulado está desatualizada há mais de 50 anos. O objetivo final é obter um número exato de quantos japoneses habitam o Estado de São Paulo", destacou.
Para Mitsuhiro Kaneda, o processo de atualização faz-se necessário, já que no Japão existe o registro civil japonês e muitos que têm esse registro ainda não o atualizaram.
Um dos interessados no recadastramento, Ioji Komatsu, que trabalhou no Japão, gostou da iniciativa. "Apesar de eu não ter contribuído com a previdência de lá, gostei da iniciativa. Acredito que essa informação deva ser mais divulgada, já que a obtive através do contato com o vereador Pedro Kawai. Farei o possível para avisar meus amigos que ainda residem no Japão."
"O Clube Nipo-Brasileiro de Piracicaba está dando toda a estrutura para que eles possam realizar esse levantamento de quantos japoneses vivem no Brasil”, completou Pedro Kawai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário