O Centro de Artes e Ofícios do Jardim Oriente, no bairro Água Branca, receberá o nome de "Madre Ana de Jesus - Irene de Medeiros", em homenagem proposta pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) no projeto de lei 187/2015, cuja nova redação foi aprovada na 46ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (24).
Nascida em 28 de agosto de 1911, na Fazenda Ipê, em Niuaque (MS), Irene era filha de Garibaldi Medeiros e Maximira Nogueira Medeiros. Educada pelos avós maternos e por uma tia paterna em razão da morte precoce de sua mãe, estudou no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, em Taubaté (SP), e na Escola Normal do Colégio Patrocínio, em Itu (SP).
Aos 22 anos, tornou-se religiosa carmelita descalça no Carmelo de Santa Teresa, em São Paulo (SP), recebendo o hábito religioso em 16 de janeiro de 1935. Em 7 de janeiro de 1936, fez seus primeiros votos e, três anos mais tarde, consagrou-se a Deus, emitindo votos solenes de castidade, pobreza e obediência.
Em 13 de julho de 1952, saiu do Mosteiro de São Paulo, com mais três religiosas, e veio a Piracicaba, onde assumiu como priora do recém-fundado Carmelo. "Diversas pessoas leigas vinham pedir-lhe conselhos, expor situações difíceis, saindo consoladas com seu atendimento sempre cordial e religioso, repleto de carinho e compreensão. Assim, não é de se espantar que sempre foi querida na nossa cidade", lembra Kawai.
Madre Ana de Jesus morreu em 29 de setembro de 1998, em Piracicaba, aos 87 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário