A moção de aplausos 159/2015, do vereador Pedro Kawai (PSDB), parabeniza a escola Okinawa Shorin Ryu Karate-Do Shidokan do Brasil pelos 25 anos de existência. A Câmara aprovou a propositura na 45ª reunião ordinária, realizada na quinta-feira (20).
A arte marcial Shoorin Ryu Shidokan é um dos estilos de karatê que surgiu dos ensinamentos ministrados ao longo dos séculos pelos mestres Sokon Matsumura, Ankoh Itosu, Choshin Chibana e Katsuya Miyahira. A arte marcial é baseada no Karate de Okinawa, ilha considerada berço do esporte.
Shidokan significa associação de pessoas que seguem rumo ao caminho do coração do guerreiro (samurai). A instituição iniciou no Brasil em agosto de 1990, quando o Sensei Kazunori trouxe do Japão sua filiação junto ao Grão-Mestre, presidente do Okinawa Karate-Do Shorin-ryu Shidokan, Katsuya Miyahira, sendo assim autorizado a representar esta escola no país.
O grupo foi fundado pelos senseis Kazunori Yonamine, Osmar Teixeira Vieira e Mauri Pimentel, que integraram inicialmente academias de karatê de Santos, São Vicente e Praia Grande. A partir daí outros professores e academias se integraram à escola, que acabou escolhendo o município de São Vicente como sede. A Shidokan do Brasil expandiu-se para Piracicaba e outras cidades. “Sempre promovendo atividades nas áreas esportivas, cultural, social e desporto de alto rendimento”, comenta Kawai.
“Representando no Brasil o Karatê do Grão Mestre Katsuya Miyahira, a Shidokan do Brasil sempre se preocupou com a difusão e sedimentação dos fundamentos da modalidade no país, por isso, a comemoração também tem como estratégia continuar desenvolvendo a arte marcial de forma positiva para alunos e comunidades envolvidas”, defendeu o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário