No início do ano, a organização britânica de pesquisa em educação “Quacquarelli Symonds” elegeu a FOP/Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba Campus da Universidade de Campinas) como a 20ª melhor instituição de odontologia do planeta.
A classificação motivou o vereador Pedro Kawai (PSDB) a entregar a moção de aplausos 75/2016, que foi aprovada pelos 23 vereadores em reunião ordinária, no dia 31 de março. A solenidade ocorreu na sala de reuniões da FOP, na tarde desta quarta-feira (27)
O vereador afirmou que a homenagem é um reconhecimento aos seus profissionais e da preocupação que a instituição tem em oferecer cursos de excelências, tanto na graduação, quanto na pós-graduação. “É uma alegria da Câmara, nós que representamos toda a cidade, em reconhecer a importância de ter uma universidade de ponta em nível mundial aqui no município, a qual faz com que Piracicaba seja reconhecida nos quatro cantos do mundo”, caracterizou Kawai, que também assume o cargo de primeiro secretário da Casa de Leis.
O parlamentar menciona, ainda, que, para a formação do ranking das universidades, foi levada em conta a opinião dos acadêmicos, bem como a análise de trabalhos de pesquisa e citações.
A instituição também é considerada uma das mais importantes Faculdades de Odontologia do país, ocupando lugar de destaque em decorrência de seu empenho no desenvolvimento da pesquisa.
“Como diretor da faculdade, é uma honra receber essa uma homenagem e ser agraciado pelo Legislativo de Piracicaba. A FOP é uma faculdade de odontologia de excelência, que supera os indicadores de outras faculdades do mesmo ramo no estado de São Paulo e no Brasil. Esses indicadores são de produção científica, do nível dos currículos dos nossos professores. A placa homenageativa será colocada na nova sala da Congregação para que fique na história da faculdade”, destacou o diretor-geral Guilherme Elias Pessanha Henriques.
Paralelamente à suas atividades acadêmicas, as clínicas de atendimento odontológico da faculdade oferecem tratamento odontológico à população, resultando em mais de 1 mil atendimentos por semana aos moradores de Piracicaba e região. “A população acaba por receber todos esses préstimos que os alunos e os docentes acabam aprendendo”, ressaltou Henriques.
Além disso, a faculdade tem papel importante na formação de profissionais técnicos por meio dos cursos de Técnico de Prótese Dental. Em seu quadro institucional, a faculdade é formada por 91 professores e 150 funcionários para administrar mais de 400 alunos de graduação e cerca de 600 alunos de pós-graduação.
HISTÓRICO – Foi em 20 de janeiro de 1955, que o Governo do Estado criou a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba, na qualidade de Instituto Isolado do Conselho Estadual de Ensino Superior.
O seu funcionamento como Instituto Isolado Estadual se deu até o ano de 1967, sendo que a partir de 1967, incorporou-se à Universidade Estadual de Campinas, sob o nome de Faculdade de Odontologia de Piracicaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário