A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), no requerimento 46/2016 realizou na tarde de sábado (30), a reunião solene que marca na cidade o Dia do Escoteiro (23 abril), de acordo com o decreto legislativo 06/2011, onde foram homenageados quatro escoteiros: Ana Carolina Xavier (GE João Batista, Ártemis 414º), Bruno Zaia (GE São Mário 144º), Camila da Encarnação Barrilao (GE Tamandaré 201º) e Lavynia Yumi Kotaba Benato (GE Piracicaba 165º), que na oportunidade receberam o Diploma de Mérito. A solenidade também comportou a entrega da Medalha de Gratidão - Bronze, da União dos Escoteiros do Brasil, onde foi homenageado Mário Nakamura, do GE Piracicaba 165º.
O evento transcorreu nas dependências do salão nobre, "Prof. Helly de Campos Melges", às 15h00 e, teve transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net, TV Digital canal 60.4 e pela internet, no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br
A formação diretiva da mesa dos trabalhos foi composta pelo representante do prefeito Gabriel Ferrato, o vice-prefeito João Chaddad; padre da Paróquia São João Batista, de Ártemis, José Ailton Figueiredo, que na oportunidade fez a leitura bíblica; comissário do 23º distrito Escoteiro Abaeté-Piracicaba, Gimirsom Moura; presidente do GE Piracicaba 165º, Edison Benato; presidente do GE São Mário 144º, Daniel Ricardo Thomé; presidente do GE Tamandaré 201º, Lia Scarpari e o presidente do GE João Batista de Ártemis 414º, Valdemar Cordeiro de Oliveira.
A solenidade teve início com a entrada da bandeira da União dos Escoteiros do Brasil, da bandeira da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e as respectivas bandeiras de seus grupos, conduzidas por representantes. Na sequencia os monitores recepcionarm os homenageados com o cruzamento dos bastões. E, também em seguida foi executado o Rataplan, Hino dos Escoteiros do Brasil.
Iniciando o ciclo de saudações na solenidade, fez uso da palavra o comissário do 23º Distrito de Escoteiros Abaeté Piracicaba, Gimirson Moura, qual falou sobre o Dia do Escoteiro, além de conduzir a renovação da Promessa Escoteira com os presentes, no que parabenizou a todos os contemplados da solenidade. Também discorreu sobre a história do movimento escotismo, fundado em 1907, priorizando a honra, na prática do trabalho livre e ao vivo, forjando a formação dos jovens. E, reiterou a importância dos elementos da promessa do escoteiro, com destaque à honra, amizade, coragem disciplina e outros valores visando a alto confiança. Além de discorrer sobre o legado de Baden Powell, na criação do movimento e, a relevência do dia 23 de abril, em reverência à São Jorge, como sinônimo de força e lealdade. E, solicitou a todos, em pé, para a palma dos escoteiros.
O presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB) e os vereadores do PSDB, André Bandeira, Pedro Cruz e Márcia Pacheco justificaram ausência na solenidade.
Daniel Ricado Thomé, em nome dos grupos escoteiros de Piracicaba parabenizou os contemplados, descrevendo um pouco do que consiste o movimento escoteiro, que se preocupa com a educação permanente do jovem, em prol do desenvolvimento do ser humano, na plenitude de sua existência, em sua cultura, singularidade, desenvolvendo a capacidade de pensar, insentivando o jovem em busca de uma escada de valores, caminhando em busca de Deus, crendo na família, raiz da civilidade, na justiça social, despertando no jovem o interesse de servir, em atendimento aos que mais precisam, em busca do amor fraterno, sem hostilidades entre classes, pela fraternidade universal, estímulo ao jovem pelo respeito à natureza, contribuindo para a formação de um jovem responsável, atentos à realidade política, fomentando o diálogo e a participação, com o propósito de integrar à sociedade, com a missão de formar homens e mulheres capazes de tomar as suas próprias decisões, na formação de homens e mulheres líderes, conscientes de seus direitos sem descuidar dos desejos, preservando o meio ambiente e respeitando a natureza de Deus.
Daniel Thomé encerrou suas considerações comentando um pouco sobre o movimento escoteiro no mundo, que reune mais de 40 milhões de membros, sendo que no Brasil representa menos de um por cento (0,04%), contrário de países como a Indonésia, com 8% da população. Disse que a expectativa no Brasil, até o ano de 2023 é de ter pelo menos 200 mil jovens inseridos no movimento. Em seguida, chamou o comissário distrital, Gimirson Moura, que oficializou a primeira promessa de Valdemar Cordeiro de Oliveira, do GE João Batista 414º, a nova unidade escoteira, em Ártemis, criada por iniciativa do Padre Ailton. Na sequencia foi chamado os escotistas, que também fizeram a promessa do escotismo.
O vice-prefeito de Piracicaba, João Chaddad também ocupou a tribuna de honra para felicitar a iniciativa de Pedro Kawai, na promoção do evento, no que enalteceu as palavras proferidas pelos responsáveis pelo movimento escotismo. Reiterou a preocupação do poder público na expectativa de saber quem comandará o Brasil e o mundo, com relação ao meio ambiente e no relacionamento com o ser humano. E, considerou o ânimo que o movimento propaga ao arregimentar jovens que se preocupam em transformar a humanidade.
O vereador Pedro Kawai saudou a todos, reiterando a importância de parcerias com o poder público, em iniciativas como estas, o que muito engrandece o evento. Também cumprimentou os líderes e, falou da condição de pela primeira vez ocupar a tribuna como escoteiro. Além de considerar uma das mais importantes datas, visto ser um movimento que transforma o cidadão, no plantar os ideais para as crianças, com vistas ao crescimento saudável, no que enfatizou demais entidades no mundo, para constatar que a condição do Brasil poderia estar melhor.
Kawai também mencionou o arrastão ecológico, onde foi retirado uma tonelada de lixo do rio Piracicaba, com a participação dos escoteiros e, rogou para que possamos continuar fomentando terras férteis, com a semente do escotismo. E, também fez uma mensão especial ao padre Ailton, na condição de trabalhar com as famílias, em ações que forjam novos líderes.
O diretor Valdemar Cordeiro de Oliveira, presidente do GE João Batista, de Ártemis comentou sobre o processo de luta de todos para que a iniciativa se tornasse realidade, sendo que ainda falta definir local no bairro. "Somos escoteiros do bem para multiplicar o pouco que realizamos, que isso possa representar o futuro", disse.
Os homenageados ganharam destaque em vídeos com relatos individuais, de lutas e conquistas.
Na entrega das homenagens, Akelá Debora Cristina de Angelis, do Grupo de Escoteiro São Mário 144º ocupou a tribuna de honra para evidenciar a vontade de crescimento do lobinho Bruno Zaia. Em seguida, Ana Carolina Xavier foi agraciada e, recebeu considerações de Gilmara Raquel Aguado, que falou em nome do GE João Batista de Ártemis, que registou a trajetória do grupo nos seus dois meses de existência, com ênfase à alcateia.
Camila da Encarnação, recebeu as considerações de Guilherme Miranda, do GE Tamandaré 201º, que registrou o orgulho de receber a mais nova escoteira.
E, finalizando a entrega das homenagens, Lavínia Yumi Kotaka Benato foi evidenciada pelo chefe Moura, que enfatizou a trajetória da escotista, reiterando o lado forte de Lavynia e sua firmeza de caráter. Além de falar da honra e orgulho de falar em nome dos pais dela.
O dirigente Edson Benato também ocupou a tribuna de honra para homenagear a chefe Simone, que convidou o chefe Mateus, seguido pelo chefe Gimirsom, que dando sequencia chamou a mestre katia, chamando Felipe Nakamura, no que chamou seus dois irmãos e, reforçando a presença de Mário Nakamura - que foi agraciado com a Medalha de Gratidão - Grau Bronze, simbolizando um gesto simbólico para reforçar a comenda de gratidão em nome do movimento escoteiro do Brasil.
Mário Nakamura simplesmente agradeceu a homenagem. E, finalizando a solenidade, os presentes foram solicitados a ficarem em pé, com os braços entrelaçados para proceder a canção da despedida, seguida pelo Hino de Piracicaba.
Além dos discursos das autoridades sobre a importância do escotismo e destaques aos quatro jovens homenageados, a sequencia da solenidade também comportou a exibição de vídeo institucional sobre a União dos Escoteiros no Brasil, com reflexo ao papel do movimento escotismo pelo mundo, com a presença em mais de 200 países, além de vídeos sobre a vida dos laureados. A solenidade na Câmara foi criada pelo ex-vereador José Pedro Leite da Silva (PR), autor da legislação que criou o Dia do Escotismo em Piracicaba, conforme Lei Municipal (6.193/08).
HOMENAGEADOS
Ana Carolina Xavier - ingressou no Grupo Escoteiro João Batista de Ártemis 414º já na fundação do Grupo. Foi uma das primeiras crianças a fazer parte da Alcatéia. Hoje, com nove anos de idade estuda na escola Décio Miglioranza, no 4º ano. Vinda de uma família de quatro irmãos, Ana Carolina adora os animais e gosta muito de brincar com as crianças do bairro. Ela se destaca pela simpatia e simplicidade que leva a vida.
Entre algumas atividades, faz catequese, curso de violão na Igreja e agora participa como lobinha no Grupo de Escoteiro João Batista. Quando está em casa procura sempre ajudar a mãe com os serviços de casa, arrumando seu quarto e limpando a casa, além de ajudar a olhar seu irmão mais novo.
Com o apoio da família. Ana Carolina espera alcançar todos seus objetivos de vida, e encontrou no movimento escoteiro uma base moral sólida que com certeza vai contribuir com a formação do seu caráter, se tornando uma pessoa mais feliz e responsável com suas obrigações.
Bruno Zaia - como lobinho, ingressou na Alcatéia do Grupo Escoteiro São Mário em 2014. Chegou de mansinho e foi logo fazendo amizades e com seu carisma conquistou a todos do grupo. Conhecido pela sua determinalção e vontade de participar das atividades escoteiras, Bruno é assíduo das atividades da alcatéia e do distrito escoteiro.
Sua primeira atividade externa foi o Acampamento "Alcateia em Ação", logo veio muito mais, o Rally de Lobinhos, o Show de Talentos, Meu Verde Minha Vida, entre outros, participou de projetos sociais e de meio ambiente. Aos 10 anos, se tornou um exemplo de lobinho a ser seguido. Vivencia a lei do lobinho e honra com a promessa que fez um dia, logo, Bruno vai abrilhantar novos horizontes, vai passar para a tropa escoteira, e como um bom lobinho vai deixar saudade e muitos amigos que fez na Alcateia.
Camila da Encarnação Barrilao - iniciou suas atividades no escotismo em 2010, como lobinha. Desde então, vem se dedicando ao movimento escoteiro com destaque. Durante sua trajetória no ramo lobo, conseguiu várias especialidades, mostrando assim sua determinação e conquitando o grau mais alto do ramo lobo, o Distintivo de Cruzeiro do Sul.
Agora, no ramo escoteiro é monitora da Patrulha Cisne, já participou de diversos acampamentos distritais e de grupos, entre eles, o IV Acquacamp 2015 e Ponta de Flecha de 2016, sendo que a Patrulha que fazia parte foi campeã.
Lavynia Yumi Kotaka Benato - ingressou no Movimento Escoteiro no ano de 2003, na Alcateia Lobo Guará e, logo se destacou chegando à primeira da matilha vermelha, onde mais tarde atingiu o grau máximo da seção na conquista do Cruzeiro do Sul, tornando realidade o lema de Melhor Possível. Passou para a tropa escoteira, onde foi monitora da patrulha Coruja, Falcão e Touro e atingiu o grau máximo da seção da conquista da Lis de Ouro, tornando realidade o lema do Sempre Alerta.
Passando para a tropa Sênior, fazendo seu papel de guia, onde foi monitora da patrulha Dedo de Deus e com desafio alcançado, conquistou o grau máximo da seção e Escoteiro da Pátria. Esteve presente em diversos acampamentos. Hoje, está na seleção pioneira onde se prepara a dar um significado ao lema Servir e Conquistar, realizando seu projeto de vida. Hoje está no terceiro semestre do curso de Letras - Inglês (tradução e interpretação), da Universidade Metodista de Piracicaba e, uma das suas metas é participar do Jamboree Mundial de 2019, que ocorrerá nos Estados Unidos.
No final da solenidade, também de mãos translaçadas, as pessoas puderam sentir as vibrações na entoação da canção da Despedida, conforme letra abaixo:
Canção da Despedida
1. Por que perder as esperanças
De nos tornar a ver?
Por que perder as esperanças
Se há tanto querer?
Refrão:
Não é mais que um até logo
Não é mais que um breve adeus
Bem cedo junto ao fogo Tornaremos a nos ver
2. Com nossas mãos entrelaçadas
Ao redor do calor
Formemos esta noite
Um círculo de amor
Refrão
3. Pois o Senhor que nos protege
E nos vai abençoar
Um dia certamente
Vai de novo nos juntar
Refrão
ESCOTISMO
O escotismo ou escutismo, foi fundado pelo inglês, Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em 1907. É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento. O objetivo do movimento é tornar-se um exemplo de fraternidade, ter lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina
Nenhum comentário:
Postar um comentário