FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Novembro Azul na Estação da Paulista

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou no último sábado (26/11) do evento "Caminhada NOVEMBRO AZUL" alusivo á conscientização ao câncer de próstata e diabetes. Estiveram presentes o Instituto de Urologia de Piracicaba (IUP), Faculdades Anhanguera, Droga Raia e o grupo Amigos do Diabetes.


O evento contou com apoio da Secretarias Municipais de Saúde, Esporte, Ação Cultural, Turismo, Instituto Lado a Lado pela Vida e também do Clube Nipo de Piracicaba, que deram todo suporte para que as ações ocorressem.

Foram feitos exames de glicemia, aferição de pressão, orientações nutricionais, exames de PSA, orientações em saúde, entre outras ações. Aproximadamente 30 homens realizaram os exames de PSA. "Agradecemos a todos que participaram e colaboraram para que esse evento de conscientização ocorresse", concluiu parlamentar.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

ONG Amantes de Gatos receberá moção de aplausos

A comemoração dos 5 anos da organização não-governamental Amantes de Gatos será marcada com a entrega da moção de aplausos 232/2016, aprovada na 71ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (28). A iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB) visa reconhecer o trabalho desenvolvido pela instituição na cidade.

Fundada em 12 de novembro de 2011, a ONG atua com foco no resgate de animais abandonados, na prestação de cuidados veterinários e na doação de gatos.

Além disso, a entidade busca conscientizar a população sobre castrações e posse responsável, com denúncias junto aos órgãos competentes. Também realiza eventos para levantar recursos para a continuidade do trabalho, por meio da venda de alimentos e objetos.

A homenagem será entregue à presidente da Amantes de Gatos, Andrélia Aparecida Margoni.

Kawai pede manutenção de equipamentos no Parque de Lazer da Paulista

O vereador Pedro Kawai (PSDB) encaminhou indicação ao prefeito Gabriel Ferrato (PSB) pedindo a manutenção das cadeiras de madeira das bicicletas instaladas no interior da Estação da Paulista, na avenida Doutor Paulo de Moraes, bairro Paulista.

De acordo com parlamentar, a Estação da Paulista, além de ser um dos pontos turísticos mais elegantes da nossa cidade, tornou-se, ultimamente, local destinado à prática de atividades físicas, diante da pista de caminhada e academia ao ar livre que possui. “No entanto, algumas atividades estão sendo impedidas de serem realizadas pela ausência de manutenção da sua aparelhagem, como é o caso das bicicletas de madeira, que estão com seus bancos danificados” explicou.

Kawai acompanhará e cobrará a execução do serviço. “Queremos que a manutenção dos bancos de madeira das bicicletas para possibilitar a prática desta atividade com maior segurança”, concluiu.

COBERTURA – Kawai também encaminhou indicação ao Executivo para pedir a manutenção da cobertura existente na academia ao ar livre, a qual está deslocada, devido aos ventos que atacaram a cidade nos últimos dias. “Frequentadores reivindicaram ao mandato melhorias no espaço. Assim, solicitamos que seja realizada uma vistoria no local com objetivo de realizar manutenção desta cobertura”, frisou o vereador.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Kawai parabeniza alunos do CLQ por conquistas em Olimpíada

Após se classificarem e conquistarem medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, os jovens piracicabanos ––e estudantes do segundo ano do ensino médio do Colégio CLQ–– Henrique da Cunha Sarto, João Pedro Dias Nunes, Luca Daibes Corazza e Bárbara Tremocoldi Tabai receberam votos de congratulações da Câmara, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do requerimento 808/2016.

Além da homenagem aos alunos pelos feitos ––Henrique ganhou a medalha de ouro, enquanto João Pedro Dias Nunes e Luca Daibes Corazza levaram a prata e Bárbara Tremocoldi Tabai a de bronze ––, foi entregue uma cópia da homenagem ao professor João Batista Garcia Canalle e à diretoria do Colégio CLQ, na pessoa de Marcos Ishii Torigoi.

A entrega da comenda aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), às 10h00, nas dependências do Colégio CLQ - Colégio Luiz de Queiroz, rua Hide Maluf, 240, bairro Água Seca, mediante a presença dos contemplados, com exceção do aluno Luca Daibes Corazza, que está em viagem pelo Canadá; além de professores e coordenadores da instituição.

O vereador Pedro Kawai destacou o papel da Câmara no reconhecimento de pessoas e entidades que se despontam por suas ações na sociedade, quando são oferecidos moções de aplausos ou requerimentos de congratulações. E, destacou os méritos dos alunos em representar a cidade num evento educacional que projeta Piracicaba no cenário nacional. "Que isto sirva de incentivo aos demais jovens, para aqueles que buscam o conhecimento nas universidades como forma de ferramenta para elevar o ser humano", disse.

O professor Newman Simões ressaltou a importância de mais uma vez o CLQ se destacar na conquista de um prêmio nacional. E, comentou sobre a recente premiação de José Vicente Caixeta Filho, da ESALQ-LOG (USP), que foi agraciado na categoria Vida e Obra, nesta quarta-feira (23), em São Paulo, na cerimônia de entrega do 61º Prêmio Fundação Bunge, criado em 1955 para incentivar o conhecimento científico em diversas áreas, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos, sendo que neste ano, a premiação contemplou as áreas de Ciências Agrárias, com o tema Nutrição e Alimentação Animal, e Ciências Exatas e Tecnológicas, com o tema Infraestrutura de Transportes. Newman fez a comparação com o professor José Vicente Caixeta, por ele ser um ex-aluno do CLQ, e relembrar que Caixeta também foi o vencedor da primeira olimpíada de matemática no Brasil, em 1977, pela Academia de Ciências.

O diretor do Colégio CLQ, Marcos Ishii Torigoi falou dos desafios da instituição em garantir oportunidades aos seus alunos, sendo que as consquistas dão ânimo a todos, principalmente os professores para continuar na luta por uma educação de ponta.

O aluno João Pedro agradeceu o reconhecimento da Câmara, por intermédio do vereador Pedro Kawai, além de considerar que a conquista do mérito também reflete a dedicação dos professores, que estimulam os jovens na busca por conhecimento. O aluno Henrique da Cunha também enfatizou a importância da premiação. A aluna Bárbara Tremocoldi também expressou a alegria na conquista da medalha, destacando o apoio recebido pela instituição.

O coordenador pedagógico e professor de física, Antonio Lauri Beto da Silva e a orientadora de educação, Marina Magner, juntamente com a assesora de imprensa, Eliane Zaidan prestigiaram o ato solene na entrega das homenagens.

Olimpíadas

Organizado por membros da Sociedade Astronômica Brasileira e da Agência Espacial Brasileira, o evento é considerado uma das olimpíadas de conhecimento mais difíceis do país. Conta com quatro níveis, sendo três para alunos do ensino fundamental e um para estudantes do ensino médio. Com questões de raciocínio lógico, a prova visa promover e disseminar, de forma lúdica, conhecimentos básicos entre professores e alunos, além de despertar o interesse por essa área de estudos.

A edição deste ano contou com a participação de 744.107 estudantes de 7.895 escolas. Com a classificação, os alunos participam de uma seletiva para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latinoamericana de Astronomia e Astronáutica, em 2017, e concorrem a vagas na Jornada Espacial, em São José dos Campos (SP).

Kawai pede instalação de semáforos em cruzamento no Algodoal

O vereador Pedro Kawai (PSDB) encaminhou ao prefeito Gabriel Ferrato (PSB) indicação pedindo a instalação de semáforos no cruzamento das ruas Ponte do Caixão, João Graner e Investigador Lucídio Leite e avenida Cristóvão Colombo, no bairro Algodoal.

A solicitação partiu de moradores do bairro, que pedem a instalação do equipamento devido ao grande fluxo de veículos principalmente nos horários de pico. "Solicitamos à Semuttran [Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes] que atenda à demanda apresentada, com o objetivo de proporcionar maior segurança no trânsito da região", explicou o parlamentar.

Kawai pede recapeamento de rua no Jardim Conceição

O vereador Pedro Kawai (PSDB) protocolou indicação solicitando à Prefeitura a realização de operação tapa-buracos ou o recapeamento asfáltico de toda a extensão da rua João Faria Filho, no Jardim Conceição.

De acordo com a moradora Ana Carolina Gonçalves Santos, o estado atual do asfalto na via é péssimo e vem colocando em risco motoristas e pedestres. "Essa situação tem trazido muitos prejuízos para os moradores. Pedimos o apoio do vereador para que a Prefeitura faça as melhorias com urgência", afirmou.

Pista de skate do Jupiá é denominada Sérgio Aparecido Silveira

A pista de skate no bairro Jupiá, localizada na Rua das Piabas, foi denominada de Sérgio Aparecido Silveira, após a aprovação do projeto de lei 240/2016, do vereador Pedro Kawai (PSDB), durante a 70a reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (24). 

Natural de Bandeirantes (PR), filho de José Aparecido Silveira e Ernestina Fortunato Silveira, Sérgio Silveira chegou em Piracicaba em 1969. O jovem auxiliar de farmácia trouxe a família – esposa e dois filhos. Naquela época, contava com 25 anos de idade, e veio para ficar hospedado na casa da irmã, até conseguir um emprego. 

Começou a trabalhar na farmácia da Dedini, onde ficou por dois anos. Logo após, foi convidado para ser gerente em farmácia no bairro da Paulista, a “Farmácia e Drogaria Nossa Senhora da Penha”, na Rua do Rosário, onde trabalhou por um ano. 

Devido ao bom relacionamento, a proprietária da farmácia propôs a Sérgio a venda do local. Então, em 10 de julho de 1972, passou a ser o empresário e então proprietário da Farmácia e Drogaria Nossa Senhora da Penha. Em 1982, adquiriu a Farmácia e Drogaria Droga Nova, na rua Jorge Pacheco e Chaves, também no bairro da Paulista. 

No mesmo ano, na euforia da copa do mundo na Espanha, o empresário teve a ideia de montar um time para disputar o campeonato de futebol social no Sesc Piracicaba. Foi então neste período que se iniciou a paixão de sempre assistir e patrocinar times amadores que disputavam competições no município. Naquela época, o único desejo era participar, formar equipes e disseminar o esporte às crianças e os jovens. 

O empresário patrocinou diversas equipes da cidade, com a doação de uniformes, dentre elas, o MAF da Paulista, o Jaraguá, o Absalão e Expressinho. 

Em 1988, Sérgio já havia conquistado mais uma unidade de drogaria, a Droganova Paulicéia, na qual também patrocinava times, sendo comum inclusive que por diversos anos as duas equipes, Droganova e Droganova Paulicéia, se confrontassem, o que era muito esperado por todos, visto o grande nível técnico apresentado pelas equipes. 

Este ciclo durou até 1994, quando a família já contava com cinco filhos, decidiu voar por outros ares, quando então decidiu voltar ao Paraná, onde empreendeu outras lutas, outras batalhas, mas devido ao amor por Piracicaba, a aventura durou dois anos anos. 

De volta à Piracicaba, o empresário abriu outra farmácia, agora no bairro onde viveu e morou por 42 anos, no Jardim Jupiá. A unidade “Drogaria Droganova Jupiá”. 

Foi então que, em 2015, descobriu doença que adquiriu trabalhando na profissão, quando era comum o uso das mortais seringas de vidro e agulhas de ferro: a hepatite C, vindo a desenvolver a famigerada e mortal doença da Cirrose Hepática Medicamentosa. 

No ano de 2016, Sérgio Aparecido Silveira faleceu, deixando aos familiares, amigos e conhecidos um exemplo de vida, baseada na disciplina, e no respeito aos próximos.

Fealq será homenageada pelos 40 anos de fundação

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) será homenageada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba pelos 40 anos de trabalho. A moção de aplausos 227/2016, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), foi aprovada no plenário Francisco Antonio Coelho, na 70areunião ordinária, na noite desta quinta-feira (24).

Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, a Fealq iniciou os trabalhos em 30 de dezembro de 1976 e tem como missão apoiar institucionalmente o ensino, pesquisa e a extensão de instituições públicas e privadas nas áreas de ciências agrárias e ambientais, administrando recursos financeiros e contribuindo para o desenvolvimento científico, econômico e social do país.

Em 40 anos, a Fealq administrou recursos de 4579 projetos de pesquisa, organizou e gerenciou 2529 eventos técnico-científicos oferecidos pelas instituições que apoia, que tiveram cerca 280 mil participantes, além de editar mais de 250 publicações entre livros, anais de reuniões científicas e outros trabalhos para divulgação da ciência e tecnologia.

As realizações da Fealq/Esalq foram possíveis graças à visão e ao idealismo dos primeiros diretores: Paulo Fernando Cidade de Araújo, Joaquim José de Camargo Engler e Iby Arvatti Pedroso. A iniciativa encontrou apoio de Pedro Tassinari Filho, à época Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que fez a dotação inicial para a instituição da Fundação, do Diretor da Esalq, Salim Simão, e dos demais membros do primeiro Conselho Curador: Roberto Cano de Arruda, Dovilio Ometto, Aristeu Mendes Peixoto, Urgel de Almeida Lima, Humberto de Campos e Rubens Valentini.

Quanto a área social, a fundação já concedeu, com recursos próprios ou de projetos, 6.689 bolsas para alunos matriculados em várias instituições, para apoio a atividades de pesquisa, ensino e extensão em diferentes áreas do conhecimento, colaborando com programas de desenvolvimento de bem-estar social no campus em Piracicaba e outras instituições.

A Fealq é proprietária da Fazenda Figueira, localizada em Londrina (PR), onde estabeleceu estação agrozootécnica, denominada Hildegard Georgina von Pritzelwitz, voltada ao desenvolvimento de projetos de pesquisa com bovinocultura de corte, forragicultura, silvicultura e outras áreas relacionadas com ciências agrárias e preservação ambiental. 

Os experimentos na estação experimental têm colaborado com o desenvolvimento de técnicas de recuperação de pastagens, protocolos de inseminação artificial em tempo fixo e suplementação de animais a pasto, com o objetivo de maximizar a eficiência do uso dessas tecnologias. 

A fazenda possui rebanho de 5 mil bovinos nas fases de cria, recria e engorda, que se desenvolvem de forma sustentável, entre as áreas de preservação permanente e matas naturais, reconhecidas como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e que correspondem a 40% dos 3.686 hectares.

ONG Amantes de Gatos é declarada de utilidade pública municipal

Com a aprovação da nova redação ao projeto de lei 237/2016, do vereador Pedro Kawai (PSDB), fica declarada de utilidade pública municipal a organização não-governamental Amantes de Gatos. A votação da propositura ocorreu durante a 70ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (24).

Fundada em 29 de julho de 2013, a entidade luta pela defesa dos animais, em especial dos gatos, atuando contra maus tratos, crueldade, abandonos, doenças, fome e qualquer outra prática definida por lei como crime ou contravenção contra o meio ambiente.

"A 'Amantes de Gatos' atua em prol do cuidado, do resgate e da doação de gatos abandonados ––que, na maioria das vezes, chegam ainda com o cordão umbilical, machucados, doentes ou maltratados–– e visa proporcionar aos animais resgatados atendimento veterinário, com aplicação de vacinas e vermífugos, castração e encaminhamento para adoção responsável", cita Kawai, no texto do projeto de lei.

Kawai cobra ação da Semob na Vila Fátima

O vereador Pedro Kawai (PSDB) encaminhou oficio (581/2016) ao secretário Municipal de Obras Arthur Ribeiro, solicitando a manutenção asfáltica na rua Jules Rimet, esquina com a rua Jordão Martins, no bairro Vila Fátima.

Segundo moradores, existe um afundamento no asfalto, possivelmente ocasionado pelas chuvas ocorridas nas últimas semanas, sendo necessário a manutenção para evitar possíveis danos aos veículos. “Vamos acompanhar essa solicitação para que a comunidade seja atendida”, concluiu o parlamentar.

Kawai solicita obras de contenção no Jardim Planalto

O vereador Pedro Kawai (PSDB) encaminhou ao secretário Municipal de Obras Arthur Ribeiro, oficio nº 582/2016 solicitando providências visando a contenção de erosão de asfalto na rua Maria Isabel da Silva Mattos, no bairro Jardim Planalto.

Segundo moradores, o asfalto do local está cedendo, sendo necessário a manutenção para evitar possíveis acidentes no local. “Vamos acompanhar essa solicitação para que a comunidade seja atendida”, concluiu o parlamentar.

Kawai requer instalação de varejão no Javari

O vereador Pedro Kawai (PSDB) encaminhou ao Executivo, indicação pedindo a elaboração de estudos visando a criação e instalação de varejão no bairro Javari. “Recebemos esta reivindicação de moradores do bairro, solicitando a criação de um varejão com o intuito de facilitar o fornecimento de produtos hortifrutigranjeiros para o bairro”, explicou o parlamentar.

Kawai lembra ainda que a instalação de um novo espaço permitirá a ampliação de permissionários para atendimento da comunidade. “Queremos estudos técnicos para verificar a viabilidade da construção de um varejão”, concluiu o vereador que acompanhará de perto o trabalho realizado pelo Executivo.

Kawai cobra asfaltamento em rua do Santa Cecília

O vereador Pedro Kawai (PSDB) encaminhou ao Executivo, indicação pedindo manutenção e asfaltamento na rua Helsingui, esquina com a rua Istambul, no bairro Santa Cecília. “Segundo moradores há um trecho da via que não possui asfalto, sendo necessário a realização desta melhoria, uma vez que, alegam dificuldades sofridas nos dias chuvosos e ensolarados, sujeitando-se ao barro e poeira”, explicou o parlamentar em seu documento. A indicação foi encaminhada ao prefeito Gabriel Ferrato (PSB) e ao secretário Municipal de Obras Arthur Ribeiro para providências.

Escola Passo a Passo apresenta projetos ao vereador Pedro Kawai

O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve na Escola Especial Passo a Passo para conhecer um pouco sobre os projetos aprovados para receber financiamento com recursos do Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Fundada em 1989, a Escola Especial Passo a Passo iniciou suas atividades depois que um grupo de pais se uniram e compraram a Passo a Passo Ensino Integrado que, a partir daquele momento, passou a ser Associação de Pais e Amigos dos Alunos da Escola Passo a Passo com o objetivo maior de proporcionar a inclusão social à pessoa deficiente, levando em consideração a mudança de paradigma dos conceitos sobre o tema.

Para 2017, os projetos aprovados para receber financiamento são:

O Compasso da Música – Em atividade desde 2014, tem como objetivo promover um espaço alternativo que permita elevar as potencialidades e superações de seus limites. Essa é a principal proposta do "Compasso da Música" que, apesar de estar presente nas diversas atividades da instituição, ganha um tratamento específico com esse projeto e, para 2017, a meta é incentivar o canto e o coral.

Passos que incluem – Esse projeto tem objetivo de propiciar a inclusão escolar de crianças e adolescente intelectuais e/ou múltiplas, devidamente matriculados na rede regular de ensino, por meio de estratégias quem contemplem as peculiaridades de cada indivíduo. Atualmente 12 crianças e adolescentes com deficiência são atendidas por esse projeto.

Berimbauê – Atende 12 crianças e adolescentes com deficiência com objetivo de desenvolver a prática da capoeira com pessoas com deficiências (PCDs) e seus familiares, promovendo e assegurando a sua participação em atividades de caráter esportivo, possibilitando a interação entre eles e a comunidade.

DOE AO FUMDECA – Você pode destinar 6% (ou sua empresa, 1%) do seu imposto de renda às instituições beneficiadas com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sem precisar pagar nem um centavo a mais. Assim, você ajuda a promover educação, saúde, recreação, esporte, cultura, lazer e profissionalização para milhares de crianças e adolescentes carentes de Piracicaba. 

O Fumdeca é um recurso criado para promover ações que garantam os direitos previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Ele é administrado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que direciona as verbas para as instituições beneficiadas.

Outras informações pelo telefone (19) 3434-0461 / (19) 3434-7137 ou na Casa dos Conselhos que fica na rua Joaquim André, nº 895 - Centro - Piracicaba/SP.

Semob atende pedido de Kawai no bairro Verde

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) atendeu a indicação 3.533 de 2015, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), que solicitava operação tapa buraco na rua Monte Castelo, próximo ano número 500, no bairro Verde, região sul de Piracicaba.

Segundo parlamentar, o pedido feito pelos moradores informava que, com as fortes chuvas surgiram buracos na rua, o que vinha atrapalhando os condutores. “Indicamos a solcitação ao prefeito e a equipe da secretaria de Obras realizou o recapeamento total da rua”, afirmou Kawai que agradeceu pelo atendimento a comunidade.

Kawai acompanha 3º Gincana da Terceira Idade

O vereador Pedro Kawai (PSDB) acompanhou na manhã desta quarta-feira, 23, mais uma edição da Gincana da Terceira Idade, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com o Lar Escola Coração de Maria.

O evento, que aconteceu na Estação Idoso José Nassif, tem o objetivo de promover a integração entre os idosos, a contribuição individual para o grupo, o sentido de equipe e possibilitar movimentos que tragam a sensação de bem-estar. Durante o evento, o público participa de atividades como boliche, basquete, arco e bola no cesto.

Para o parlamentar essas atividades são fundamentais para a qualidade de vida dos idosos. “Trata-se de um espaço fantástico para a população da terceira idade”, afirmou.

Kawai participa de diplomação do Tiro de Guerra

Na noite desta terça-feira, 22, o vereador Pedro Kawai (PSDB) participou da solenidade realizada pelo Tiro de Guerra 02-028 para diplomação dos atiradores que foram destaques este ano. O evento foi realizado no anfiteatro da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi).

De acordo com o subtenente Marcelo Duarte Lopes, foram entregues diplomas para os atiradores que se destacaram em melhor assiduidade, honra ao mérito por comportamento exemplar, melhor atirador combatente, melhor aptidão física e atirador destaque. “São diplomas que tem um grande valor para a sociedade piracicabana e auxiliam os atiradores em sua vida pessoal e profissional”, afirmou.

Para Kawai é fundamental a participação do poder legislativo em momentos de destaque da instituição. “O Tiro de Guerra forma o cidadão, forma homens preparados para ajudar a cidade a crescer e se desenvolver por meio da ética e disciplina”. O parlamentar lembrou ainda que a união entre legislativo e Exército Brasileiro é extremamente importante para o fortalecimento da cidadania.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

'Você vê como está sendo usado o seu IR', diz Kawai sobre o Fumdeca

Em sua fala na tribuna, durante a 69ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (21), o vereador Pedro Kawai (PSDB) destacou uma das vantagens em destinar parte do Imposto de Renda ao Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). "Se você escolhe um projeto cadastrado e apto a captar esses recursos, pode acompanhar o trabalho e ver como está sendo usado o seu Imposto de Renda", salientou.

O vereador voltou a incentivar a adesão dos contribuintes à iniciativa. "A pessoa física pode destinar 6%, e a pessoa jurídica, 1% do Imposto de Renda devido até o próximo dia 30 de dezembro. É um imposto que de todo jeito vai ter de ser pago e que é de fundamental importância para as nossas entidades, pois é destinado a crianças e adolescentes do município", completou.

Prefeitura atende pedido de Kawai na Vila Independência

A Semob (Secretaria Municipal de Obras) atendeu a indicação nº 3.221/2016, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), para operação tapa-buracos na avenida Professor Alberto Vollet Sachs, no trecho compreendido entre a avenida Pádua Dias e rua Doutor Alvim, no bairro Vila Independência.

“A situação asfáltica do local é péssima, colocando em risco os motoristas e pedestres. Era fundamental um reparo nesse local para evitar acidentes. Agradeço à equipe da Semob por auxiliar em mais esta demanda”, finalizou o parlamentar.

Prefeitura atende solicitação de Kawai no Jupiá

O Executivo atendeu à solicitação do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor da indicação 2.253 de 2016 para a instalação de bloquetes na rua dos Dourados, cruzamento com a Piracanjubas, no bairro Jupiá.

De acordo com parlamentar, a reivindicação dos moradores à Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) é pertinente. “A comunidade relatava o abuso e o desrespeito de muitos motoristas a mão de direção na rua dos Dourados, que recentemente tornou-se mão dupla. 

Neste sentido, a instalação destes bloquetes visam forçar os motoristas que por ali transitam a respeitar as normas de trânsito do local”, afirmou Kawai que também ficou satisfeito com a equipe da prefeitura.

Sedema atende indicação de Kawai no Parque da Rua do Porto

A Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) atendeu a indicação nº 2.332/2016, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), para construção de rampa no portão de acesso ao Parque da Rua do Porto, situado na rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, no bairro Chácara Nazareth.

Segundo o parlamentar, ao descer por esse acesso, existia um declive muito perigoso que poderia ocasionar acidentes. “A entrada é utilizada por muitos que frequentam a área, principalmente pessoas idosas”, afirmou Kawai.

O vereador também acompanhou a manutenção de alguns trechos da pista de caminhada, obra importante para garantir a segurança da comunidade que utiliza o espaço.

Propositura de Kawai declara ICAO como utilidade pública



A Câmara aprovou a nova redação ao projeto de lei 231/2016, que declara de utilidade pública o Instituto de Cultura a Atividades Orientais (ICAO). O PL foi apresentado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) e aprovado na 69ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (21).

Fundado em 30 de janeiro de 2008, o instituto foi constituído com o intuito de estimular e desenvolver a cidadania por meio da cultura e atividades marciais, bem como proporcionar aos associados atividades de caráter cultural, recreativo, de lazer, filosófico e artístico.

Projeto resgatará autoestima de morador em situação de rua, diz Kawai

Em entrevista ao vivo ao programa "Primeiro Tempo", da TV Câmara, na noite desta segunda-feira (21), o vereador Pedro Kawai (PSDB) disse acreditar que o "Consultório na Rua" promoverá um resgate da autoestima do público-alvo do projeto. A iniciativa, lançada pela Prefeitura na última sexta-feira (18), visa levar serviços de saúde e assistência social a moradores em situação de rua.

Um dos que se mobilizaram para a implantação do projeto no município, Kawai foi em agosto do ano passado a Curitiba (PR) com o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, conhecer o modelo que inspirou Piracicaba. "A intenção é dar um atendimento adequado ao morador em situação de rua, resgatando sua autoestima. É o que acontece em Curitiba: ele volta ao convívio familiar, a trabalhar e a ter seu rendimento, não dependendo mais de doações ou esmolas", comentou o vereador.

Kawai visita o Centro de Reabilitação de Piracicaba

O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve no Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP), para conhecer um pouco sobre os projetos aprovados para receber financiamento com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca). 

Reconhecido como uma das 50 maiores entidades filantrópicas mais bem administradas do país, o Centro de Reabilitação de Piracicaba recebeu o Prêmio Madre Tereza de Calcutá de Direitos Humanos e a Escola de Educação Especial João Guidotti, mantida pelo CRP, recebeu o Selo de Escola Solidária. Para 2017, os projetos aprovados para receber financiamento são:

UM OLHAR DIFERENCIADO PARA O FUTURO II - Tem como objetivo atender a lista de espera do setor Terapêutico da Instituição, que atualmente é de 41 crianças e adolescentes. Considerando que o projeto teve início neste ano de 2016 é fundamental e de extrema importância sua continuidade neste novo ano de 2017, para atender aos que continuam na lista e novos encaminhados que virão. Sendo assim, através dos atendimentos especializados, busca-se capacitar o atendido, para desta forma prepará-los para a futura inserção na rede regular de ensino.

NO BALANÇO DA GINGA - Proporcionar aulas de capoeira para alunos com deficiência intelectual ou múltipla, inclusive decorrente de síndromes, matriculados na Escola de Educação Especial João Guidotti, que funciona nas dependências do CRP. O aprendizado dos movimentos básicos da capoeira é relevante para o aluno no sentido de melhorar a consciência corporal, coordenação e atenção. 

ORIENTAÇÕES SOBRE A SEXUALIDADE DAS PCDS - Abordar a temática da sexualidade humana, sobretudo relacionada à pessoa com deficiência de forma informativa, emancipatória, desestigmatizadora e conscientizadora, visando a combater preconceitos e promover práticas saudáveis. E, somando a isso, capacitar os profissionais e familiares para estarem aptos a promover a educação sexual intencional no cotidiano das crianças e adolescentes matriculados no Centro de Reabilitação Piracicaba.

DOE AO FUMDECA – Você pode destinar 6% (ou sua empresa, 1%) do seu imposto de renda às instituições beneficiadas com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sem precisar pagar nem um centavo a mais. Assim, você ajuda a promover educação, saúde, recreação, esporte, cultura, lazer e profissionalização para milhares de crianças e adolescentes carentes de Piracicaba. 

O Fumdeca é um recurso criado para promover ações que garantam os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que direciona as verbas para as instituições beneficiadas. Mais informações pelo telefone (19) 3434-0461 / (19) 3434-7137 ou na Casa dos Conselhos que fica na Rua Joaquim André, nº 895 - Centro - Piracicaba/SP.

Kawai conhece projetos do Crami

O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve no Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami), para conhecer um pouco sobre os projetos aprovados para receber financiamento com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca).

O Crami foi fundado em 1986 com o objetivo de atender crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. Na época, não havia conselhos tutelares e vigorava o código de menores; um grupo de profissionais liberais, liderados por uma psicóloga identificou que o índice de violência contra crianças e adolescentes era muito grande e não havia na cidade programa para atender esta demanda. 

Desta forma, a equipe constituiu a entidade e passou a efetuar o atendimento emergencial às vítimas de diversas formas de violência, que consistia em receber denúncias anônimas e disponibilizar equipes de psicólogos e assistentes sociais para verificar por meio de visitas domiciliares a veracidade da denúncia e estabelecer o plano de acompanhamento ao núcleo familiar. Para 2017, os projetos aprovados para receber financiamento são: 

Acompanhamento psicológico às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual – O projeto tem objetivo de propiciar acompanhamento psicológico às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual visando à redução dos danos psicológicos e a prevenção da reincidência. De Janeiro a Junho de 2015 foi registrado nos Conselhos Tutelares I e II de Piracicaba 63 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dado do Jornal de Piracicaba no dia 23/03/2015. A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo e de difícil enfrentamento, inserido em contexto histórico-social de violência endêmica e com profundas raízes culturais.

Informar para prevenir – As situações de violência física, psicológica e social; negligência e de abuso sexual, intra e extra familiar e da exploração sexual, comercial, são fatos sociais dos mais graves e incidentes da exclusão, vulnerabilidade e riscos sociais do país explicitados pelo contexto social. Baseado nos dados estatísticos, não prevenir significa sempre chegar tarde demais para salvar a qualidade de vida da infância e/ou adolescência. Daí, a importância de tentar interferir antes que uma família venha a ser abusiva; ou seja, a importância da prevenção. As estratégias incluem de modo geral programas que abordem a temática e reforcem os vínculos pais e filhos; treinamento para desenvolvimento de pais e em escola, campanhas pelos meios de comunicação, palestras e oficinas temáticas.

DOE AO FUMDECA – Você pode destinar 6% (ou sua empresa, 1%) do seu imposto de renda às instituições beneficiadas com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sem precisar pagar nem um centavo a mais. Assim, você ajuda a promover educação, saúde, recreação, esporte, cultura, lazer e profissionalização para milhares de crianças e adolescentes carentes de Piracicaba. 

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca) é um recurso criado para promover ações que garantam os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que direciona as verbas para as instituições beneficiadas. Mais informações pelo telefone (19) 3434-0461 / (19) 3434-7137 ou na Casa dos Conselhos que fica na Rua Joaquim André, nº 895 - Centro - Piracicaba/SP.

Kawai acompanha apresentação de dados sobre Resíduos Sólidos

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou, na última sexta-feira (18), da apresentação dos indicadores de resíduos sólidos do município realizado pela Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba). Os dados, apontados de forma clara e transparente, permitirão ao cidadão o monitoramento objetivo dos avanços e desafios da gestão de resíduos do município.

Segundo informou a técnica da Sedema, Celise Romanini, que expôs os itens e os índices utilizados como base de dados e cálculos, ao todo, são 26 indicadores, amplamente debatidos e compilados pela Comissão de Acompanhamento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS Piracicaba composta por representantes de vários setores da sociedade.

Muitas fórmulas utilizadas são baseadas em informações de órgãos nacionais como o SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) e a ABRELPE (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza e Resíduos Especiais). Além destes, outros dados já existentes gerados pelo município também fazem parte dos indicadores de forma que possam vir a ser historicamente comparados e factíveis de serem medidos."

Este trabalho surgiu a partir da criação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS Piracicaba e contou com o apoio da prefeitura, através da Sedema. Ainda, segundo a técnica, a cada 4 anos estas diretrizes poderão ser revistas de acordo com a necessidade.

O prefeito Gabriel Ferrato enfatiza a importância da transparência deste trabalho em que qualquer cidadão piracicabano conseguirá ter acesso às informações com possibilidades de acompanhar, monitorar ou até mesmo contribuir para o avanço da gestão de resíduos.

Além do vereador Pedro Kawai, que representou o legislativo municipal, participaram da apresentação: Debora Faria Fonseca, Tiago Seydell e Mayara Fernanda Ganamim (representando a ARES PCJ), Andrea Muniz Dias e Renato Anibal Alípio (representando a empresa Piracicaba Ambiental) e o professor Paulo Mendes representando a Fatec (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba).

Funjape apresenta projeto ao vereador Kawai



O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve na sede da Funjape (Fundação Jaime Pereira) para conhecer um pouco sobre o projeto aprovado para receber financiamento com recursos doFumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

A Fundação Jaime Pereira presta assistência social aos portadores de câncer de todas as idades e de baixa renda (a maioria possui renda de 01 a 03 salários mínimos e há vários casos sem renda alguma). Hoje conta com 130 pacientes cadastrados, beneficiados de várias formas como: transporte de crianças e adolescentes ao Hospital Boldrini e Unicamp (Universidade de Campinas), medicações (não encontradas na rede pública), complementos alimentares, nutricionista, fisioterapia, acupuntura, atendimento psicológico, fornecimento de perucas sob medida, empréstimos de cadeiras de rodas e banho, palestras e campanhas preventivas, assistência jurídica, cestas básicas e leite, fraldas geriátricas e festas em datas comemorativas (Dia das Crianças/Natal). 

De todos os casos encaminhados, 95% são por meio de profissionais da área de saúde, como Postos de Saúde e Centros de Oncologia – Cecan – Santa Casa e Ceon – Hospital Fornecedores de Cana, e alguns de outras cidades como: Rio das Pedras, Capivari, Elias Fausto, São Pedro. Todos são encaminhados e de alguma forma beneficiados, mas há ocorrências em que a família precisa somente do transporte para levar o filho até o Hospital Boldrini em Campinas e existem outros que apenas necessitam da cesta básica ou do leite.

Todo trabalho é oferecido gratuitamente.

Para 2017, o projeto aprovado para receber financiamento é: CUIDAR E CRESCER, o qual tem o objetivo de promover cuidados complementares de proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, em horários divergentes ao da escola e é executado na fundação Jaime Pereira, com abrangência no município.

Atualmente são 27 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos na proteção social básica.

DOE AO FUMDECA – Você pode destinar 6% (ou sua empresa, 1%) do seu imposto de renda às instituições beneficiadas com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sem precisar pagar nem um centavo a mais. Assim, você ajuda a promover educação, saúde, recreação, esporte, cultura, lazer e profissionalização para milhares de crianças e adolescentes carentes de Piracicaba. 

O Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) é um recurso criado para promover ações que garantam os direitos previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Ele é administrado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que direciona as verbas para as instituições beneficiadas. Mais informações pelo telefone (19) 3434-0461 / (19) 3434-7137 ou na Casa dos Conselhos que fica na Rua Joaquim André, nº 895 - Centro - Piracicaba/SP.

Pedro Kawai participa da apresentação do Consultório na Rua

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na última sexta-feira (18), da apresentação do veículo e equipe que atuarão no programa ‘Consultório na Rua’. O equipamento, inteiramente adesivado e de fácil reconhecimento, percorrerá a cidade a partir de hoje (21), para atender a população em situação de rua. As saídas serão de segunda a sexta-feira, em horários adequados à demanda.

As consultas serão oferecidas “in loco” por uma equipe multiprofissional, com ações compartilhadas e integradas a Programas do Município, principalmente à Rede de Atenção Básica, Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), ao Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic), Rede de Urgência (UPAs) e Serviços de alta e média complexidade.

Segundo a coordenadora do RAPs, Vandrea Novello, “trata-se de um equipamento que vai acessar toda a rede de saúde e dará um atendimento adequado a essa população”.

As atividades desenvolvidas poderão compreender orientações em higiene, uso abusivo de substâncias psicoativas, práticas de redução de danos, ações preventivas, atendimentos imediatos de saúde (consultas, curativos, exames clínicos e outros), discussão sobre suas vulnerabilidades, direitos e potencialidades, práticas de lazer e esporte etc.

Pedro Mello, secretário de Saúde, destacou a importância do equipamento para atender essa população que, pela sua fragilidade nas relações sociais, não faz uso do sistema público de saúde, “mas que precisa ser contemplada, respeitando-se a perspectiva de universalidade do SUS”. Diz ainda que “essa população precisa de um serviço pró-ativo como o “Consultório na Rua’, que está sendo oferecido agora pela nossa rede”.

Com a implantação do Consultório na Rua, Piracicaba está buscando o enfrentamento dessa problemática, impulsionando e garantindo o acesso integral a saúde e a busca da autonomia da população em situação de rua.

“O programa é importantíssimo e necessário, não somente pela saúde mas principalmente pelo resgate da cidadania dessas pessoas”, afirma o parlamentar.

Além do prefeito Gabriel Ferrato e do secretário Pedro Mello, participaram da entrega o vereador Gilmar Rotta (PMDB) e a secretária Elite Nunes (Desenvolvimento Social).

Pedro Kawai alerta sobre cuidados da saúde dos homens

O vereador Pedro Kawai (PSDB) destacou a necessidade dos homens cuidarem mais da saúde e visitarem os médicos com mais frequência. 

“Devemos tomar como exemplo as mulheres, que, como sabemos, tem o costume de frequentar o médico, enquanto nós só esperamos quando estamos ruins ou com a situação problemática”, disse o parlamentar, ao usar a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba, quinta-feira à noite (17), durante a 68ª reunião ordinária. 

“É importante lembrar de que no mês de novembro há campanhas para ter o cuidado do diabetes, assim como é muito falado do câncer de próstata, mas é importante lembrarmos do câncer peniano, também muito comum”, disse. 

Ele aproveitou para convidar a população a participar de uma “ação em prol da saúde”, agendada para o próximo dia 26, na Estação da Paulista.



Kawai mediou trabalhos sobre comportamento eleitoral e crise econômica

A explosão da crise de 1929, nos Estados Unidos, trouxe à tona não só a relação de dependência de longa data entre economias de diversos países, como também revelou suas particularidades políticas, sociais e ideológicas existentes. O fato culminou na criação de órgãos de assessoria e monitoramento das economias nacionais, que buscavam soluções para os malefícios da crise. 

Um desses órgãos foi a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), como detalhou a estudante de ciências sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Vanessa Moares Rossetti, de 21 anos, durante o Dia das Aulas Abertas em Microeconomia Aplicada, na manhã desta quinta-feira (17), na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq). 

“A proposta da minha apresentação foi a de analisar as semelhanças e diferenças entre os sistemas políticos e econômicos da América Latina. Achei que seria muito convergente entender esses sistemas em âmbito internacional e nacional no desenvolvimento das economias latino-americanas”, afirmou Vanessa, que teve como um dos mediadores o vereador Pedro Kawai (PSDB).

“A escolha do vereador Pedro Kawai como mediador é muito interessante. Faz tempo que queremos fazer um trabalho em conjunto com a Câmara de Vereadores, pois estamos criando uma área de ciências econômicas e políticas, que se misturam. Uma coisa é fazer política outra coisa é estudar política. Então, entramos com essa vertente de pesquisas. É a primeira aproximação fazemos com a Câmara e será muito proveitosa”, salientou o professor e coordenador do evento, João Gomes Martines.

Martines também comentou que o evento é uma oportunidade de aproximar a sociedade com a comunidade acadêmica. “É um evento que realizamos pelo terceiro ano. Abrir as salas de aulas é uma iniciativa que visa auxiliar a formação dos estudantes e oferece à sociedade a oportunidade de ter contato com o conhecimento produzido na Esalq. É um evento muito informativo para a comunidade de Piracicaba e região”, ressaltou Martines.

Também pela manhã, Pedro Kawai foi mediador de mais duas apresentações, que abordaram os novos padrões de comportamento eleitoral na América Latina e o comportamento parlamentar antes da democracia.

Após quase uma hora de apresentações, Kawai comentou a relevância dos conteúdos abordados. “Os alunos estão de parabéns, gostei muito do que vi, acredito que tendo o conhecimento histórico da política conseguimos trabalhar melhor no contexto atual. Os trabalhos foram de qualidade e consistência. Com certeza levaremos as informações que adquirimos hoje para o nosso dia-a-dia de trabalho”, afirmou o parlamentar.

Cerimônia dá nome de assistente social ao Cras do São José

O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São José ganhou o nome de Maria Antonia Sanches Baesteiro Baldessim. A cerimônia de denominação da sede aconteceu na tarde da última sexta-feira (11). O vereador Ary Pedroso Jr. (SD), autor do projeto de lei 30/2014 que denominou a unidade, esteve presente.

Desenvolvido pela Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), o Cras atua na prevenção de situações de risco e vulnerabilidade, fortalecendo o convívio com a família e a sociedade. Entre as atividades que a instituição oferece estão programas e serviços de proteção social básica, encaminhamento da população para as demais políticas públicas e sociais e cursos gratuitos de artesanato, culinária, corte e costura e informática, entre outros.

Marcada por emoção, a solenidade relembrou a história de Maria Antonia Sanches Baesteiro Baldessim ––carinhosamente chamada por todos de "Mel"–– na assistência social, e sua trágica morte, em 27 de agosto de 2013, aos 47 anos, na frente da sua residência, no bairro Castelinho, vítima de latrocínio, crime que comoveu toda a cidade.

Ary Pedroso, além de parabenizar a coordenação do programa e a Prefeitura pela concretização do projeto aprovado na Câmara por unanimidade, salientou que o Cras São José era o segundo lar de Mel, local onde ela sempre gostou de estar com sua equipe. "Nada mais justo e merecido que essa homenagem. Todos que por aqui passarem vão saber quem ela foi e o que fez pelas pessoas em situação de vulnerabilidade social."

Já o vereador Pedro Kawai (PSDB), que também esteve presente, lembrou o tempo em que trabalhou com ela no Conselho Tutelar. "Mel era muito querida e nos deixa saudades até hoje."

Além da mãe de Maria Antonia, Adelise Baesteiro Sanches, irmãs e sobrinhos da homenageada, também participaram do evento o prefeito Gabriel Ferrato (PSB), a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, a diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Semdes, Marlene Souza, e a coordenadora da unidade São José, Maria Parede.

O espaço fica na avenida dos Patriotas, número 1.333.

Maria Antonia Sanches Baesteiro Baldessim - Nascida em 30 de setembro de 1965, foi casada com Nivaldo Baldessim, com quem teve duas filhas. Formou-se assistente social pela Faculdade Maria Imaculada. Em 2011, ingressou na Semdes, desenvolvendo projetos com menores. Foi defensora dos direitos da criança e do adolescente e conselheira tutelar de 2006 a 2011.

Kawai visita escola municipal Larissa Rossetti Travaglini

O vereador Pedro Kawai (PSDB) visitou no último dia 10 de novembro (quinta-feira) a Escola Municipal Larissa Rossetti Travaglini, no bairro Castelinho, para conhecer o projeto “Horta na Escola” e também verificar alguns problemas na unidade.

O parlamentar foi recebido pela diretora Alessandra e Cibele Ribeiro que é mãe de um dos alunos da unidade. Durante a visita o vereador observou uma árvore caída no fundo da escola, problemas no alambrado e mato alto no entorno. Kawai também observou a necessidade de reposição/troca da areia do parque infantil.

Depois de verificar os problemas o parlamentar encaminhou ofício à secretária municipal de Educação, Angela Correa pedindo providências urgentes na escola. “Vamos acompanhar o caso e buscar a solução do problema nessa unidade”, concluiu o parlamentar.

Kawai participa de comemoração no Banco de Alimentos

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou no último dia 11 de novembro (sexta-feira) das comemorações dos 09 anos de atuação do Banco de Alimentos de Piracicaba. Durante o evento, que contou com a presença do prefeito Gabriel Ferrato, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes fez o lançamento da 3ª edição da campanha “Faça o bem. Doe alimentos!”

A campanha é uma iniciativa da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, e tem o objetivo de manter ou aumentar o número de doações realizadas por parceiros, para a segurança alimentar de mais de 1.100 famílias/mês.

O Banco de Alimentos distribui cerca de 15 toneladas/mês de alimentos a 33 organizações sociais cadastradas nos Conselhos Municipais da Assistência Social (CMAS) ou da Criança e do Adolescente (CMDCA). O repasse às famílias e indivíduos é realizado através de cestas básicas ou refeições (nas organizações).

O Programa atende ainda, pessoas/famílias em situação de vulnerabilidade social, que através das unidades dos Cras – Centros de Referência de Assistência Social, contam com o fornecimento de cestas básicas emergenciais.

Programa Banco de Alimentos - Rua Prof. José Rosário Losso, 946 e 954 (esquina com a Av. Presidente Vargas) - E-mail: semdes.bcoalimentos@piracicaba.sp.gov.br - (19) 3434.6332

Celso Silveira Mello Filho recebe título de 'Piracicabanus Praeclarus'



Um dos mais destacados expoentes do agronegócio no país, o piracicabano Celso Silveira Mello Filho, de 68 anos, recebeu na noite desta sexta-feira (11) a principal condecoração dada a uma pessoa nascida na cidade. Por iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), o empresário foi homenageado com o título de "Piracicabanus Praeclarus", em solenidade no salão nobre da Câmara.

Dizendo estar "com a alma de joelhos" em razão do reconhecimento conferido pelo Legislativo municipal, Celso, em sua fala de agradecimento, defendeu a "simplicidade como um dos tesouros da vida", contou ter "aprendido a grande lição da convivência, o humanismo", e alertou para os dois caminhos possíveis num mundo em constante avanço: "Ou nos renovamos com ele ou somos atropelados pelo surgimento de uma nova humanidade".

Integrante de uma das mais tradicionais famílias do ramo sucroalcooleiro, o empresário refletiu sobre as descobertas que fez Brasil afora, afirmou ser movido "pelo ardente desejo do pioneirismo" e mostrou orgulho de sua "vocação agrícola inabalável", que o colocou entre os "desbravadores" do interior do país. "Fui lançado com meus irmãos a uma corrida de obstáculos: quando chegou minha vez de receber o bastão, não me recusei de levá-lo adiante", sublinhou.

A trajetória de Celso foi destacada em vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação da Câmara e exibido durante a solenidade. Amigos exaltaram o dinamismo do empresário, que trabalhou por 25 anos em Piracicaba antes de comandar projetos agropecuários nos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Pará.

Em Redenção (PA), aliás, está instalada a "menina dos olhos" de Celso: a Faculdade de Ensino Superior da Amazônia, criada por ele e hoje comandada por sua filha, Camila. "Sou um agricultor que também se apaixonou em ser educador", declarou, ao comentar que as sementes lançadas em 2004 deram origem a uma "lavoura educacional".

Kawai ressaltou as qualidades do homenageado, reforçadas pelos depoimentos dos amigos de Celso. "Quem não o conhece, erroneamente pode achar que você está aqui por causa do empresário que é, mas, depois desse vídeo, ficou ainda mais claro para mim a imagem que tive de você desde a primeira vez em que conversamos pessoalmente: praticamente todos falaram do 'amigo Celsinho'", disse o vereador.

"Fica clara e justa essa homenagem por conta disso: no mundo de hoje, não precisamos somente de empresários bem sucedidos, mas de seres humanos. E você é diferenciado, graças à sua simplicidade, humildade e preocupação com o próximo, que também me conquistaram", completou o autor da solenidade.

Somado ao título concedido pela Câmara, empresas e entidades, como a Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), a Raízen e o XV de Piracicaba, também prestaram homenagens a Celso.

Além de Kawai e do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR), a solenidade contou com a presença do prefeito eleito Barjas Negri (PSDB), do prefeito de São Pedro, Hélio Zanatta (PSD), do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tarcísio Mascarim, e do diretor regional da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Evandro Evangelista.

Kawai conhece projetos na Avistar

O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve na Avistar (Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Especiais – Visão) para conhecer um pouco sobre o projeto aprovado para receber financiamento com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca).

A Avistar é uma entidade sem fins lucrativos, que visa promover condições favoráveis ao pleno desenvolvimento das pessoas com deficiência visual, garantindo sua integração sócio-educativa-cultural, inserção profissional e qualidade de vida. Tem como missão, promover condições favoráveis ao desenvolvimento integral da pessoa com deficiência visual, através de projetos que promovam sua inclusão social, respeitando as necessidades individuais e sociais. O projeto aprovado para receber financiamento é:

Novos Olhares: a criança, a família e a escola – O projeto atende crianças e adolescentes com deficiência visual e sua inserção nos diversos ambientes sociais com objetivo inseri-los e mantê-los no ambiente escolar e em seu contexto social, dando recursos necessários para o desenvolvimento de suas capacidades e aptidões, a fim de que ela possa interagir e atuar adequadamente em todas as esferas da sociedade, livre de preconceitos e superando adversidades.

FUMDECA – Você pode destinar 6% (ou sua empresa, 1%) do seu imposto de renda às instituições beneficiadas com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sem precisar pagar nem um centavo a mais. Assim, você ajuda a promover educação, saúde, recreação, esporte, cultura, lazer e profissionalização para milhares de crianças e adolescentes carentes de Piracicaba. 

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca) é um recurso criado para promover ações que garantam os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que direciona as verbas para as instituições beneficiadas. Mais informações pelo telefone (19) 3434-0461 / (19) 3434-7137 ou na Casa dos Conselhos que fica na rua Joaquim André, nº 895 - Centro - Piracicaba/SP.