O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São José ganhou o nome de Maria Antonia Sanches Baesteiro Baldessim. A cerimônia de denominação da sede aconteceu na tarde da última sexta-feira (11). O vereador Ary Pedroso Jr. (SD), autor do projeto de lei 30/2014 que denominou a unidade, esteve presente.
Desenvolvido pela Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), o Cras atua na prevenção de situações de risco e vulnerabilidade, fortalecendo o convívio com a família e a sociedade. Entre as atividades que a instituição oferece estão programas e serviços de proteção social básica, encaminhamento da população para as demais políticas públicas e sociais e cursos gratuitos de artesanato, culinária, corte e costura e informática, entre outros.
Marcada por emoção, a solenidade relembrou a história de Maria Antonia Sanches Baesteiro Baldessim ––carinhosamente chamada por todos de "Mel"–– na assistência social, e sua trágica morte, em 27 de agosto de 2013, aos 47 anos, na frente da sua residência, no bairro Castelinho, vítima de latrocínio, crime que comoveu toda a cidade.
Ary Pedroso, além de parabenizar a coordenação do programa e a Prefeitura pela concretização do projeto aprovado na Câmara por unanimidade, salientou que o Cras São José era o segundo lar de Mel, local onde ela sempre gostou de estar com sua equipe. "Nada mais justo e merecido que essa homenagem. Todos que por aqui passarem vão saber quem ela foi e o que fez pelas pessoas em situação de vulnerabilidade social."
Já o vereador Pedro Kawai (PSDB), que também esteve presente, lembrou o tempo em que trabalhou com ela no Conselho Tutelar. "Mel era muito querida e nos deixa saudades até hoje."
Além da mãe de Maria Antonia, Adelise Baesteiro Sanches, irmãs e sobrinhos da homenageada, também participaram do evento o prefeito Gabriel Ferrato (PSB), a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, a diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Semdes, Marlene Souza, e a coordenadora da unidade São José, Maria Parede.
O espaço fica na avenida dos Patriotas, número 1.333.
Maria Antonia Sanches Baesteiro Baldessim - Nascida em 30 de setembro de 1965, foi casada com Nivaldo Baldessim, com quem teve duas filhas. Formou-se assistente social pela Faculdade Maria Imaculada. Em 2011, ingressou na Semdes, desenvolvendo projetos com menores. Foi defensora dos direitos da criança e do adolescente e conselheira tutelar de 2006 a 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário