O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve no Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami), para conhecer um pouco sobre os projetos aprovados para receber financiamento com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca).
O Crami foi fundado em 1986 com o objetivo de atender crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. Na época, não havia conselhos tutelares e vigorava o código de menores; um grupo de profissionais liberais, liderados por uma psicóloga identificou que o índice de violência contra crianças e adolescentes era muito grande e não havia na cidade programa para atender esta demanda.
Desta forma, a equipe constituiu a entidade e passou a efetuar o atendimento emergencial às vítimas de diversas formas de violência, que consistia em receber denúncias anônimas e disponibilizar equipes de psicólogos e assistentes sociais para verificar por meio de visitas domiciliares a veracidade da denúncia e estabelecer o plano de acompanhamento ao núcleo familiar. Para 2017, os projetos aprovados para receber financiamento são:
Acompanhamento psicológico às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual – O projeto tem objetivo de propiciar acompanhamento psicológico às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual visando à redução dos danos psicológicos e a prevenção da reincidência. De Janeiro a Junho de 2015 foi registrado nos Conselhos Tutelares I e II de Piracicaba 63 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dado do Jornal de Piracicaba no dia 23/03/2015. A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo e de difícil enfrentamento, inserido em contexto histórico-social de violência endêmica e com profundas raízes culturais.
Informar para prevenir – As situações de violência física, psicológica e social; negligência e de abuso sexual, intra e extra familiar e da exploração sexual, comercial, são fatos sociais dos mais graves e incidentes da exclusão, vulnerabilidade e riscos sociais do país explicitados pelo contexto social. Baseado nos dados estatísticos, não prevenir significa sempre chegar tarde demais para salvar a qualidade de vida da infância e/ou adolescência. Daí, a importância de tentar interferir antes que uma família venha a ser abusiva; ou seja, a importância da prevenção. As estratégias incluem de modo geral programas que abordem a temática e reforcem os vínculos pais e filhos; treinamento para desenvolvimento de pais e em escola, campanhas pelos meios de comunicação, palestras e oficinas temáticas.
DOE AO FUMDECA – Você pode destinar 6% (ou sua empresa, 1%) do seu imposto de renda às instituições beneficiadas com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sem precisar pagar nem um centavo a mais. Assim, você ajuda a promover educação, saúde, recreação, esporte, cultura, lazer e profissionalização para milhares de crianças e adolescentes carentes de Piracicaba.
O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca) é um recurso criado para promover ações que garantam os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que direciona as verbas para as instituições beneficiadas. Mais informações pelo telefone (19) 3434-0461 / (19) 3434-7137 ou na Casa dos Conselhos que fica na Rua Joaquim André, nº 895 - Centro - Piracicaba/SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário